O que é relaxamento de prisão?

Perguntado por: Cláudio Flávio Assunção  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Relaxamento: em caso de ilegalidade no procedimento de prisão. Prevista no artigo 5o inciso LXV da CF. Conforme previsão constitucional, se o magistrado constatar que a prisão foi ilegal, deve colocar o preso em liberdade de forma imediata e sem condições. ...

Quando ocorre o relaxamento da prisão?

O relaxamento da prisão ocorre nas hipóteses de prisão preventiva, que sofreu algum tipo de ilegalidade, ou não possui os requisitos para sua decretação.

Quem pode pedir o relaxamento de prisão?

(Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011). O relaxamento da prisão somente pelo juiz e a revogação o mesmo juiz que anteriormente decretou a medida.

O que acontece depois do relaxamento de prisão?

Efetuada a prisão em flagrante, em até 24 horas após a realização da prisão o auto de prisão deverá ser encaminhado, pela autoridade policial, ao juiz competente. A partir daí o juiz deverá decidir, conforme os incisos acima apontados, se relaxa, se converte em preventiva ou se concede a liberdade provisória.

O que quer dizer relaxamento da prisão?

É sinônimo de ilegalidade da prisão, aplicando-se à prisão em flagrante que não atenda aos requisitos legais, com a consequente liberdade do agente.

ESTRUTURA RELAXAMENTO DE PRISÃO

18 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre liberdade provisória e relaxamento de prisão?

Relaxamento da prisão: é possível quando a detenção for ilegal, como por exemplo em flagrantes forjados. Liberdade provisória: se a prisão em flagrante for legal, mas os critérios para uma prisão preventiva são inexistentes, o acusado tem direito a liberdade provisória com ou sem o pagamento de fiança.

Como fazer uma petição de relaxamento de prisão?

Havendo prisão em flagrante deve-se, primeiramente, analisar se a prisão é legal ou ilegal. Caso a prisão seja ilegal, a peça será o pedido de relaxamento da prisão em flagrante, com fundamento no artigo 310, I, do CPP, além do art. 5º, LXV, da CF.

O que é relaxamento do flagrante?

É a peça cabível contra a prisão em flagrante ocorrida dentro da legalidade, mas ausentes os requisitos da prisão preventiva. Nela, o objetivo do advogado é convencer o juiz de que o preso deve aguardar em liberdade a persecução penal.

O que acontece depois da liberdade provisória?

A liberdade provisória, como o nome indica, dura apenas até a sentença. Se a sentença condená-lo, ele será preso e perderá sua liberdade. E se a sentença absolvê-lo, sua liberdade se tornará permanente.

Quem pode responder processo em liberdade?

A pessoa SEMPRE irá responder em liberdade! ... O que acontece é que a depender da situação, caso estejam presentes os requisitos que permitem a prisão antes do julgamento do acusado, o juiz poderá decretar a prisão, excepcionalmente.

Quais os requisitos para concessão da liberdade provisória?

Para se conseguir a liberdade provisória, tem-se que provar que o acusado não oferece nenhum risco à sociedade, tampouco irá ocultar provas do processo ou fugir. O juiz deverá deferir a liberdade provisória para quem não preencher os requisitos da prisão preventiva.

Quando posso entrar com pedido de liberdade provisória?

Via de regra, o pedido de liberdade provisória é feito quando estamos diante de uma prisão em flagrante; enquanto o de revogação da prisão é para a hipótese de prisão preventiva já decretada (ou convertida, se a situação é de análise da prisão em flagrante); e o de relaxamento quando a prisão for ilegal.

Como derrubar uma prisão preventiva?

Você pode fazer o pedido de revogação dessa prisão dentro dos autos do próprio processo. É muito importante que você anexe a documentação que achar necessária para complementar a sua argumentação do motivo pelo qual a prisão preventiva do seu cliente não deveria acontecer.

Qual a diferença de relaxamento de prisão e habeas corpus?

Já na hipótese de decretação de prisão preventiva (tenha ela sido cumprida ou não) o pedido será o de revogação da prisão. Se a prisão for ilegal, seja qual for a ilegalidade, deve-se pedir o relaxamento dessa prisão.

Como saber se o crime tem fiança?

322, do Código de Processo Penal, é permitido arbitrar a fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 04 (quatro) anos. ... Em todos os outros casos, o juiz irá arbitrar a fiança em até 24 (vinte e quatro) horas da prisão em flagrante.

Quanto tempo demora para o juiz liberar o alvará de soltura?

Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada na 102ª sessão plenária do Conselho, determina que os juízes devem cumprir o alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

Quando se perde a liberdade provisória?

Ele perdeu o direito do benefício da liberdade provisória, em virtude de ter cometido novo delito, após a concessão. ...

Quanto tempo fica em liberdade provisória?

O pedido de liberdade provisória pode ser concedido (com ou sem fiança), ainda, durante a audiência de custódia que, por sua vez, deve ocorrer no prazo máximo de até 24 horas depois da realização da prisão. Na referida audiência é preciso que estejam presentes o membro do Ministério Público, o acusado e seu advogado.

Quando a liberdade provisória pode ser revogada?

A Liberdade Provisória é a situação substitutiva da prisão processual. A Revogação da Prisão Preventiva acontece nos casos de antecipação cautelar da pena. O Relaxamento da Prisão em Flagrante ocorre nos casos que haja ilegalidade material ou formal no flagrante.

Quando o flagrante se torna ilegal?

4.4. Flagrante preparado: é ilegal o flagrante quando o agente é instigado a praticar o delito. Existe até Súmula do STF sobre o assunto: “Não há crime, quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação”.

O que diz o artigo 312 do CPP?

312 - A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.]

O que diz o artigo 301 do Código de Processo Penal?

Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autorida- des policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

Quando cabe o habeas corpus e liberdade provisória?

O habeas corpus, embora possa ser considerada uma peça de liberdade, é, na verdade, uma ação autônoma de impugnação, devendo ser utilizada nos casos em que a peça de liberdade não for provida. Objeto: Prisão ilegal. ... Pedido: O relaxamento da prisão por manifesta ilicitude e expedição imediata do alvará de soltura.

O que fazer quando o juiz não concede a liberdade provisória?

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

Quais os crimes que não admitem liberdade provisória?

Portanto, não terão direito à liberdade provisória o indiciado reincidente, ou que tenha sido autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e por fim aquele que seja membro de organização criminosa ou de milícia.

Artigo anterior
O que é inclusão escolar?
Artigo seguinte
Quanto tempo para tirar carteira de habilitação?