Onde cabe Rese?

Perguntado por: Nádia Margarida Cruz de Neto  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

Recurso em Sentido Estrito. O RESE é um recurso que o legislador colocou à disposição das partes para que elas possam se insurgir diante de decisões interlocutórias proferidas no curso de uma ação penal. O RESE será cabível se o provimento em questão estiver previsto no rol do Art.

Quando é cabível o recurso em sentido estrito?

Quando é cabível interpor recurso em sentido estrito? O recurso em sentido estrito é cabível quando se pretende impugnar decisões interlocutórias, quando presentes no art. 581 do CPP.

Quando usar o Rese?

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO – RESE

Este recurso é utilizado para combater decisões interlocutórias, sentenças e despachos previstos em lei (artigo 581 a 592, do Código de Processo Penal).

Quando cabe rese e quando cabe apelação?

Pode-se dizer que as decisões que põem fim ao processo, exceto aquelas em que a peça cabível é o Recurso em Sentido Estrito (RESE) cujo rol é taxativo, podem ser recorridas por meio de Apelação, que é residual, isto é, aplicável somente naqueles casos não amparados pelo RESE.

Quando o ofendido pode interpor Rese?

STF: Prazo recursal do assistente de acusação se inicia com o acesso aos autos. Segundo o disposto no art. 268 do CPP, na ação penal pública poderá intervir o ofendido ou seu representante legal ou, à falta deles, as pessoas enumeradas no art. 31 (cônjuge, ascendente, descente ou irmão).

RESE - Recurso em Sentido Estrito

33 questões relacionadas encontradas

Quando cabe rese no Tribunal do Júri?

O RESE será cabível se o provimento em questão estiver previsto no rol do Art. 581 do Código de Processo Penal, bem como se a decisão interlocutória não tiver sido expressamente excluída do seu âmbito de incidência. O RESE somente poderá ser interposto se a decisão tiver sido proferida por juiz singular.

O que significam os termos da Súmula 713 do STF?

Resumo: A Súmula 713 do Supremo Tribunal Federal tem o seguinte teor: “O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

Em que casos a decisão do Tribunal do Júri comporta apelação?

De acordo com o dispositivo, é cabível apelação das decisões do Tribunal do Júri quando os jurados decidirem de modo manifestamente contrário à prova dos autos.

São cabíveis O recurso em sentido estrito e o recurso de apelação respectivamente?

é cabível o recurso em sentido estrito. são cabíveis o recurso de apelação e o recurso em sentido estrito, respectivamente. ... são cabíveis o recurso de agravo e o recurso de apelação, respectivamente.

Qual o recurso cabível contra decisão de recurso em sentido estrito?

Ressalte-se que o recurso em sentido estrito será cabível apenas se a exceção for julgada procedente. Se houver a improcedência a decisão será irrecorrível, sendo cabível o habeas corpus.

Quando usar o recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Quais hipóteses do art 581 CPP em que realmente o Rese é cabível?

As hipóteses de cabimento do recurso em sentido estrito trazidas no art. 581 do CPP são EXAUSTIVAS (taxativas). ... Em geral, esse recurso serve para impugnar decisões interlocutórias, no entanto, ele não se iguala ao agravo previsto no Código de Processo Civil, pois sua hipótese de incidência é taxativa.

Qual é o prazo para recurso em sentido estrito?

São 5 dias para interposição e 8 dias para razões e contrarrazões. Exceção: assistente não habilitado o prazo será de 15 dias – art. 59813, CPP.

É cabível apelação e recurso em sentido estrito contra as decisões de pronúncia e impronúncia respectivamente?

é cabível apelação e recurso em sentido estrito contra as decisões de pronúncia e impronúncia, respectivamente. é possível a absolvição sumária do acusado inimputável, se a excludente da culpabilidade for a única tese defensiva.

É cabível recurso em sentido estrito da decisão ou sentença que exceto?

IV) Caberá recurso em sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença, que julgar procedente as exceções, salvo a de suspeição.

O que é uma apelação?

É decisão emanada do juiz de primeiro grau de jurisdição. Por intermédio da apelação, se busca obter a reforma total ou parcial da decisão impugnada, ou até sua invalidação.

Quais as hipóteses em que cabe apelação das decisões do Tribunal do Júri e qual a consequência em cada uma delas se o Tribunal der provimento à apelação?

Cabe também apelação da decisão do tribunal do Júri "for a sentença do juiz presidente contrária a lei expressa ou à decisão dos jurados" (alínea b). Nessa hipótese dando provimento ao recurso "o tribunal ad quem fará devido retificação" (artigo 593 § 1º), ou seja, ajustará a decisão à lei ou ao veredito dos jurados.

Pode recorrer da decisão do júri?

O Júri é uma instituição voltada a assegurar a participação cidadã na Justiça Criminal. ... Em decorrência desse princípio, a única possibilidade de recurso contra a decisão de mérito dos jurados é a apelação prevista no art. 593, III, “d”, do CPP (decisão manifestamente contrária à prova dos autos).

Quais as possíveis decisões ao fim da primeira fase do júri e quais os respectivos recursos?

A primeira fase do júri é chamada de iuditio acusationis (juízo de acusação). Esta fase tem início com o oferecimento da denúncia ou queixa-crime. ... Por outro lado, se a decisão for de rejeição da denúncia, o Ministério Público poderá interpor Recurso em Sentido Estrito, nos moldes do art.

É nulo o julgamento ulterior pelo júri com a participação de jurado que funcionou em julgamento anterior do mesmo processo?

não é causa de nulidade o julgamento ulterior pelo júri com participação de jurado que funcionou em julgamento anterior ao mesmo processo (Súmula 206).

O que significa fundamentação vinculada em se tratando de apelação das decisões proferidas pelo Tribunal do Júri?

Por ser um recurso de fundamentação vinculada, a parte em sua petição ou interposição deve mencionar o motivo pelo qual se quer apelar, e não podendo o órgão ad quem julgar fora das hipóteses trazidas no recurso e no referido Código.

Quais são os limites impostos as apelações contra as decisões do Tribunal do Júri?

Como se sabe, no rito do júri, as decisões dos órgãos togados devem limitar-se aos indícios de autoria e à prova de materialidade. ... 93, inciso IX da Constituição Federal, e o excesso de linguagem, susceptível de influenciar o conselho de sentença, em clara invasão da competência do Tribunal do Júri.

Como identificar uma peça Rese?

Será cabível RESE quando a extinção da punibilidade se der fora da sentença condenatória e alheia ao juízo das execuções criminais, previsto no art. 581, VIII, do CPP. Exemplo: Extinção da punibilidade no curso do processo em face da prescrição do crime (art. 107, IV, do CP).

Quem julga Rese?

Em via de regra, o Recurso em Sentido Estrito (RESE) é endereçado ao Tribunal competente (à época de edição do Código de Processo Penal – CPP/41 – era o Tribunal de Apelação; atualmente, são os Tribunais de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Tribunais Regionais Eleitorais).

Quando o Rese tem efeito suspensivo?

Obs: Em regra o RESE não tem efeito suspensivo, salvo em algumas situações (ex: RESE contra a pronúncia- art. 584, §2º; decisão que julgar quebrada a fiança- art. 584, §3º, etc.). Obs: Diferentemente da apelação, não existe a possibilidade de se arrazoar na 2ª instância, pois o RESE possui efeito regressivo.

Artigo anterior
Como induzir a apoptose?
Artigo seguinte
O que fazer para vender e ganhar dinheiro?