Onde a calcitonina age?

Perguntado por: Miriam Gabriela Lopes Sá Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)

A calcitonina age nos rins aumentando a excreção urinária de cálcio, fosfato, magnésio, sódio, potássio e, em certas espécies, cloreto, reduzindo a reabsorção destes elementos, e induz a produção de calcitriol.

Onde a calcitonina atua?

A calcitonina (CT) é um hormônio proteico sintetizado pelas células parafoliculares da tireoide. A calcitonina diminui os níveis sanguíneos de cálcio e de fosfato inorgânico por ação sobre os ossos fundamentalmente, embora tenha também alguma ação sobre a função renal.

Qual é a função do hormônio calcitonina?

A calcitonina é produzida pelas células da tireoide. Ela reduz os níveis de cálcio no sangue ao reduzir a velocidade de decomposição dos ossos, mas apenas ligeiramente.

Como a calcitonina age nos osteoclastos?

A calcitonina tem como principal função regular a quantidade de cálcio que circula no sangue, pois atua diretamente na atividade dos osteoclastos, que são as células responsáveis pela destruição óssea. Assim, ao inibir a atividade dessas células, é possível prevenir o desenvolvimento da osteoporose, por exemplo.

Qual a ação da calcitonina no tecido ósseo?

A calcitonina atua nos osteoclastos, diminuindo sua atividade e consequentemente, a reabsorção óssea.

Sistema Endócrino 10 - Regulação do metabolismo do cálcio e fosfato - Vídeo-aula

29 questões relacionadas encontradas

Qual célula do tecido ósseo é estimulada pela calcitonina?

A calcitonina é um hormônio polipeptídico, secretado pelas células parafoliculares encontradas na tireóide, que apresenta como principal efeito a diminuição dos níveis séricos de cálcio e fosfato, devido a sua ação sobre os ossos e rins.

Quais hormônios agem no tecido ósseo?

o corpo precisa produzir os hormônios responsáveis pela atividade do tecido ósseo:
  • - Hormônio de crescimento (somatotrofina): secretado pela hipófise, é responsável pelo crescimento dos ossos;
  • - Calcitonina: produzida pela tireoide, inibe a atividade osteoclástica e acelera a absorção de cálcio pelos ossos;

Qual a ação da calcitonina e do paratormônio?

A calcitonina tem ação contrária ao paratormônio, hormônio produzido pelas paratireóides, a saber: Diminui a concentração de cálcio no sangue, portanto, contribui na regulação da Calcemia; Inibe a atividade dos osteoclastos e a absorção de Ca+2 nos intestinos; inibe a reabsorção de Ca+ pelas células dos túbulos renais.

Como atua Os hormônios paratormônio e a calcitonina?

Dessa forma, a calcitonina e o paratormônio mantêm um nível adequado de cálcio no sangue, condição essencial para o bom funcionamento das células. À vitamina D é primariamente atribuído o papel de importante regulador da fisiologia osteomineral, em especial do metabolismo do cálcio.

Como a calcitonina é produzida?

A calcitonina é um hormônio produzido pelas células C parafoliculares na tireóide. Sua secreção é estimulada pelo cálcio e pela pentagastrina. A calcitonina diminui a reabsorção óssea osteoclástica.

Qual a função do hormônio T3 e T4?

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

O que estimula a secreção do hormônio calcitonina?

Elevação do nível de cálcio no sangue estimula a tireoide a secretar calcitonina. Esse hormônio promove a deposição de cálcio nos ossos e a eliminação de cálcio na urina, além de inibir a absorção desse material pelo intestino. Com isso, a taxa de cálcio no sangue diminui.

Qual glândula produz a calcitonina?

A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH). Células C (Células parafoliculares). Produzem a calcitonina, um hormônio que ajuda a regular a forma como o corpo usa o cálcio.

Como age o paratormônio?

As glândulas paratireoides secretam o paratormônio, que é essencial para a vida e estimula a reabsorção de cálcio no intestino, nos ossos e também diminui a eliminação de cálcio pelos rins, aumentando o número no sangue.

Qual é a função do paratormônio?

O paratormônio é um hormônio responsável por regular os níveis de alguns nutrientes circulando no sangue de um indivíduo, como o cálcio e o fósforo, e também a vitamina D.

Quais os efeitos do paratormônio calcitriol e calcitonina?

O PTH juntamente com a calcitonina e o calcitriol (vitamina D ativa) são os responsáveis pela regulação da concentração do cálcio nos líquidos extracelulares. A principal função do PTH é manter a concentração plasmática do cálcio dentro de uma pequena margem de variação, via ação no osso e nos rins.

Qual a ação do paratormônio no tecido osseo?

AÇÕES DO PTH NO TECIDO ÓSSEO

Isto é muito interessante pois, ao mesmo tempo em que estimula a reabsorção óssea para manter as concentrações plasmáticas de cálcio, já mantém garantida a recuperação deste tecido ósseo pelos osteoblastos, mantendo o equilíbrio entre formação e reabsorção.

Quais são os principais hormônios ativos na regulação do metabolismo mineral e ósseo?

O metabolismo desse último íon é regulado por três hormônios: hormônio paratireóideo (PTH), calcitonina (CT) e vitamina D.

Onde é produzido o hormônio LH e FSH?

O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.

Quais são as principais células do tecido ósseo?

CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO

O tecido ósseo é composto por três tipos celulares básicos: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. Osteócitos são responsáveis por compor o interior da matriz óssea, preenchendo assim as lacunas das quais partem os canalículos.

O que é a glândula tireoide?

A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).

É uma glândula endócrina?

Denominamos de glândulas endócrinas aquelas que liberam suas secreções diretamente na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos. Elas diferem-se das glândulas exócrinas por não possuírem canais por onde saem as secreções. As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios.

Quem produz o cortisol?

3 – O córtex da suprarrenal é responsável por sintetizar hormônios importantes no processo metabólico, como a aldosterona e o cortisol, além de alguns hormônios sexuais como a androstenediona, que pode ser convertido em testosterona no testículo ou ovário.

O que estimula a secreção do hormônio paratormônio?

O controle da secreção do PTH é feito pela concentração de íons cálcio presente no líquido extracelular, de modo que uma ligeira redução dos níveis deste elemento no sangue apresente capacidade de induzir sua secreção pelas glândulas paratireóides.

Como ocorre a secreção hormonal?

Essas secreções podem ser lançadas na luz dos órgãos e na superfície externa do corpo (no caso das glândulas exócrinas) ou, ainda, no sangue – como é o caso das glândulas endócrinas. A secreção produzida pelas glândulas endócrinas é chamada de hormônio e atua nas mais variadas funções dos organismos.

Artigo anterior
O que faz um sheik árabe?
Artigo seguinte
Quantas abelhas existem no Brasil?