O quê Wallon fala sobre a psicomotricidade?

Perguntado por: João Macedo  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. (...) Wallon diz que “o movimento é a única expressgão e primeiro instrumento do psiquismo”. O movimento (ação), pensamento e linguagem são unidades inseparáveis.

O que é a motricidade para Wallon?

A motricidade contém, portanto, uma di- mensão psíquica, e é um deslocamento no es- paço de uma totalidade motora, afetiva e cog- nitiva, que se apresenta em termos evolutivos, segundo Wallon (1963, 1970), sob três formas essenciais: deslocamentos passivos ou exóge- nos, deslocamentos ativos ou autógenos e des- ...

Qual é a abordagem do desenvolvimento psicomotor proposta por Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Quem é o pai da psicomotricidade?

Considerado o Pai da Psicomotricidade, Dupré, neuropsiquiatra francês, em 1909 foi uma figura de grande importância para o âmbito psicomotor, já que afirmou a independência da debilidade motora com um possível correlato neurológico.

O que é psicomotricidade Segundo autores?

A psicomotricidade é caracterizada como uma área do conhecimento que utiliza os movimentos físicos para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, e durante o processo de ensino, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com frequência, e cujo desenvolvimento psicomotor é mal ...

Encontrando Wallon

18 questões relacionadas encontradas

O que Jean Piaget fala sobre a psicomotricidade?

PIAGET E A PSICOMOTRICIDADE

De acordo com Piaget o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção e reconstrução do pensamento Piaget chamou de estágios: Estágio sensório-motor, Estágio simbólico e Estágio conceptual.

O que a psicomotricidade defende?

3 A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança. A educação psicomotora refere-se à formação de base indispensável a todo ser humano, assegurando o desenvolvimento funcional e a interação com seu semelhante.

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Qual é o principal objetivo da psicomotricidade?

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

Qual conceito da psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Qual a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança segundo Wallon?

A prática educativa em psicomotricidade tem tido um papel importante na educação da criança em seu meio escolar, visto ser coadjuvante das aprendizagens escolares (Nascimento, 1986). Destaca-se ainda sua importância, dada a sua ação preventiva (Le Boulch, 1987), inclusive a nível da saúde mental.

Quais são as principais ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.

Quais são os 4 estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Qual é a diferença de motricidade e psicomotricidade?

De forma mais abrangente, a psicomotricidade estuda os indivíduos e seus movimentos, com as realizações motoras, afetivas, o sujeito e seu meio social, quanto a motricidade, a mesma foi desenvolvida pela área da educação física e, desde então, a utilizamos para que possamos ensinar as crianças a caminhar, correr, ...

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon? O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável.

Quais são os 4 elementos psicomotores?

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

O que a psicomotricidade desenvolve na criança?

A psicomotricidade infantil trata-se de uma ciência que estuda a relação das funções motoras da criança com as funções psíquicas. Ou seja, a relação que existe entre o corpo e a mente. Desde o ventre materno o bebê passa por diversos estágios de amadurecimento dos seus movimentos.

Qual a base da psicomotricidade?

Elementos básicos da Psicomotricidade. A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo na criança estão intimamente relacionados. Os conceitos são basicamente os mesmos. O que muda é a forma de classificar e agrupar estes conceitos.

Quais as abordagens da psicomotricidade?

Nos estudos dos pesquisadores recentes, são apontados três principais campos de atuação ou formas de abordagem da Psicomotricidade: 1. Reeducação Psicomotora; 2. Terapia Psicomotora; e 3. Educação Psicomotora.

Qual é o papel da psicomotricidade na educação infantil?

Segundo Alves (2008) a psicomotricidade é importante, pois ajuda a melhorar o comportamento, em especial as atividades motoras, fazendo com que a criança tenha consciência de seu corpo, se entendendo no espaço e tempo, aprendendo a ter ritmo, equilíbrio e boa postura, além de também desenvolver a coordenação motora.

Quais são os 7 fatores da psicomotricidade?

São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!

Qual o primeiro fator fundamental da psicomotricidade?

O movimento é o objeto primo da psicomotricidade. Entende-se o significado da psicomotricidade como sendo a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno, isto é, a capacidade de se movimentar com intenção.

Qual o objetivo da psicomotricidade De acordo com a Bncc?

A psicomotricidade visa levar a criança a passar pelos estágios da evolução corporal até chegar a um ponto máximo de reconhecimento de seu próprio corpo dentro de Page 5 5 sua vontade cognitiva e intelectual, respondendo através dos movimentos a estímulos sociais.

Qual é a concepção da psicomotricidade na atualidade?

A psicomotricidade tem relação com o desenvolvimento do individuo, sendo seu objeto de estudo o movimento do sujeito no ambiente que vive. Por ser uma área de estudo multidisciplinar, é relacionada a cada movimento com seu contexto. Cada expressão, gesto devem ser observadas pelos educadores.

Qual o teórico que mais representa a psicomotricidade?

Consideramos a teoria de Wallon bastante fértil para a ciência psicomotora, pois este autor, ao estudar o desenvolvimento infantil, deu ênfase à motricidade, encontrando nesta a origem da emoção e da razão.

Artigo anterior
O que representa 30 mm de chuva?
Artigo seguinte
Quantas variáveis existem?