O quê Wallon diz sobre afetividade e aprendizagem?

Perguntado por: Cláudia Vitória Machado Alves Pereira  |  Última atualização: 4. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

Qual o papel da afetividade na aprendizagem Segundo Wallon?

Segundo Wallon, podemos compreender a afetividade de forma abrangente, como um conjunto funcional que emerge do orgânico e adquire uma forma social na relação com o outro e que é uma dimensão fundante na formação integral do indivíduo.

O que a teoria de Wallon defende?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Qual o significado das emoções no ato de aprender para Wallon?

Wallon aponta que as emoções são a primeira manifestação das necessidades emocionais de um bebê e são a conexão do bebê com o ambiente, tanto biológico quanto social, como comunicação com os outros e com o ambiente.

Qual a relação entre afetividade e aprendizagem?

A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...

As emoções e a afetividade na aprendizagem segundo Wallon

22 questões relacionadas encontradas

Como Wallon aborda a afetividade?

Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.

O que é afeto segundo Wallon?

A Afetividade, ao contrário do que pensa o senso comum, não é simplesmente o mesmo que amor, carinho, dizer sempre SIM, ou seja, sentimento apenas positivo, mas, segundo Wallon. O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas.

Qual é a principal teoria de Wallon?

A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.

Como se dá a aprendizagem Segundo Wallon?

A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).

O quê Wallon fala sobre afetividade na educação infantil?

Numa perspectiva walloniana a tarefa educativa implica compreensão da pessoa completa, que reconhece quando a presença dos afetos interfere na aprendizagem da criança e sem buscar reprimi-los, ou considerar que não seria de sua responsabilidade o seu manejo, oferecer espaço para a entrada do cognitivo, como ...

Quais são as três leis de Wallon?

Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.

Quais são as principais ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.

Quais são os 4 estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Qual é o objetivo da afetividade?

Afetividade é o estado psicológico que permite ao ser humano demostrar os seus sentimentos e emoção a outro ser ou objetivos.

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon? O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável.

O que é afetividade de aprendizagem?

A afetividade é como um recurso de motivação na aprendizagem do aluno, sendo assim, contribui no desenvolvimento das emoções que se evidenciam dentro da sala de aula.

Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?

A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.

O que é ensinar para Wallon?

Uma teoria de aprendizagem e afeto

Wallon identificou que a criança precisa do convívio social com adultos e outras crianças para experimentar relações diferentes de tudo que vive na família. Afinal, é importante aprender a lidar com situações de aceitação, trabalho em grupo, superações de conflitos e frustrações.

Como Wallon considera a emoção?

Elaborador: Henri Wallon

A emoção tem como característica a ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão e é contagiosa. Por meio dela, o bebê mobiliza os outros para que atendam às suas necessidades. Por isso, ela é considerada o primeiro elo do corpo com o meio.

Qual é o objetivo da Pedagogia do Afeto?

Assim, a pedagogia do afeto tem a função de integrar os professores juntamente aos seus alunos, em um convívio mútuo de afetividade, em que exista carinho, respeito e cumplicidade, acarretando resultados satisfatórios de ensino e aprendizagem em sala de aula e em todos os âmbito de sua vida.

O que diz Piaget sobre a afetividade?

Em síntese, a tese defendida nesse curso, ministrado por Piaget, foi a de que: “A afetividade desempenharia, então, uma fonte energética, da qual dependeria o funcionamento da inteligência, mas não suas estruturas [...]” (PIAGET, 2014, p.

O que é a teoria afetiva propõe?

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.

O que diz Paulo Freire sobre a afetividade?

Freire (1997), além de afirmar a importância dos componentes afetivos na construção do conhecimento, diz que devemos evitar o medo dos nossos sentimentos, de nossas emoções, dos nossos desejos.

Qual a importância da afetividade na educação segundo Vygotsky e Wallon?

Tanto Vygotsky quanto Wallon afirmam que não se pode separar afetividade e cognição. Vygotsky evidencia o pensamento com sua gênese na motivação, a qual inclui tendência, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção. A afetividade está sempre presente nas experiências empíricas vividas pelos seres humanos.

Qual é a importância da afetividade?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Artigo anterior
Quais são as fases do processo empreendedor?
Artigo seguinte
Como bloquear um número de telemóvel?