O quê Wallon considera fundamental para o desenvolvimento humano?
Perguntado por: Mafalda Eva Freitas Henriques Pinheiro | Última atualização: 18. August 2024Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)
Para Wallon, o homem é resultado de influências sociais e fisiológicas, sendo os dois aspectos — orgânico e social — fundamentais para o desenvolvimento e especialmente dependentes do contexto sociocultural.
Como Wallon compreende o desenvolvimento humano?
Como referência metodológica para seus estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento da criança, Wallon utilizou as bases fornecidas pelo materialismo histórico-dialético. Essa concepção permitiu compreender o desenvolvimento humano também como um processo dialético, marcado por descontinuidades, rupturas e crises.
Quais os princípios fundamentais da teoria do desenvolvimento de Henri Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Qual o conceito de aprendizagem para Wallon?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.
Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?
Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon? O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável.
A teoria de Henri Wallon
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Walon?
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência.
Quanto aos elementos básicos que fundamentam as ideias de Wallon podemos destacar?
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
Quais são os tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?
Resposta: Pensamento sincrético e pensamento categorial. Explicação: De acordo com a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon, os dois tipos de pensamento no desenvolvimento infantil são o "pensamento sincrético" e o "pensamento categorial".
Qual o papel das emoções no desenvolvimento humano segundo Henri Wallon?
Para Wallon, a emoção tem um papel central na evolução da consciência de si. Ele a concebe como um "fenômeno psíquico e social, além de orgânico".
Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?
Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.
Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?
A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.
Quais são as três leis de Wallon?
Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.
Qual fase proposta por Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Quais são as teorias do desenvolvimento humano?
Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.
Qual é o papel da escola na teoria de Wallon?
De acordo com a teoria de Wallon a aprendizagem torna-se mais significativa através da afetividade criada no ambiente escolar, ressaltando que esse ambiente (estrutura e relação humana) se forma através dos entrelaces da materialidade e da imaterialidade, podendo potencializar o aprendizado se o alunado criar laços de ...
O quê Wallon quis dizer quando afirmou que o homem é geneticamente social?
A gênese da inteligência, para Wallon, é genética e organicamente social, ou seja, “O ser humano é organicamente social, e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar” (Dantas, 1992).
Como Wallon aborda a afetividade?
Wallon explica a afetividade como uma predisposição ou capacidade de ser tocado pelo mundo interno e externo através de sensações que podem ser agradáveis ou não. Nesse contexto ela abarca as emoções, os sentimentos e a paixão.
É correto afirmar sobre Wallon?
A resposta correta é a alternativa d) busca um conceito para unidade funcional e biológica, em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
O que diz Wallon sobre o desenvolvimento infantil?
No livro A evolução psicológica da criança, Wallon (2007) destaca a ligação indissolúvel entre o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento biológico do individuo, afirmando que não existe preponderância do desenvolvimento psíquico sobre o desenvolvimento biológico, mas ação recíproca.
Como a escola pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança na perspectiva de Walloniana?
Evidencia-se que na teoria Walloniana, a instituição educacional não deve privilegiar ora os aspectos físicos ora cognitivos ou ora os aspectos afetivos, mas deve compreendê-los de forma articulada no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, criando possibilidades formativas para a criança, que sejam ...
Quais os três aspectos básicos do desenvolvimento humano segundo Vygotsky?
Cognitivo (raciocínio, abstração); Afetivo (modo como integra suas vivências); Social (relação com as pessoas e a cultura).
Quais são as principais ideias de Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
Quais são os principais conceitos de Wallon?
Na concepção de Wallon os quatro Campos Funcionais são: Movimento (um dos primeiros a se desenvolver, e é o que dá apoio aos outros campos); Afetividade (fase mais primitiva do desenvolvimento, a qual antecede a cognição); Inteligência (vinculada a fatores biológicos e sociais); Pessoa (campo funcional que gerencia os ...
Quais os princípios que norteavam a proposta do projeto de Wallon?
Psicomotricidade Relacional e suas implicações na educação inclusiva . Curitiba: InterSaberes, 2019. a alternativa que aponta corretamente os princípios que norteavam a proposta do projeto de Wallon: A Justiça, dignidade, orientação e cultura geral.
O que a teoria de Wallon defende?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Quais as linhas Teologicas sobre o arrebatamento?
O que pode ser feito para acabar com o preconceito racial?