O que você sabe sobre a Revolução Islâmica de 1979?

Perguntado por: Sara Mónica de Tavares  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

Em janeiro de 1979, os islâmicos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Rouhollah Khomeini, derrubaram o governo do xá Reza Pahlevi, no poder desde a década de 1940 e aliado aos Estados Unidos, e proclamaram a Revolução Islâmica.

Como foi a Revolução Islâmica?

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã, até então uma monarquia autocrática pró-Ocidente comandada pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi, em uma república islâmica teocrática sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini.

Qual foi a revolução de 1979?

Em 1979 ocorreu a Revolução Fundamentalista do Irã. Até aquele ano, o país era regido pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi e vivia uma monarquia pró-ocidenal. Após a revolução, o Irã começou a ser comandado pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, que fez com que a nação passasse de uma monarquia a uma república islâmica.

O que a Revolução Islâmica gerou?

A revolução mudou a vida dos iranianos, os castigos corporais foram liberados, a pena de morte entrou em vigor contra os defensores do xá, prostitutas, homossexuais, marxistas e judeus, além de hábitos ocidentais como vestuário, minissaia, maquiagem, música ocidental, jogos e cinema.

Que país viveu uma Revolução Islâmica em 1979?

A Revolução Iraniana (1979)

Em 1979, o líder religioso Aiatolá Khomeini liderou um golpe de Estado, agora religioso e conservador, com o apoio da maior parte da população.

REVOLUÇÃO ISLÂMICA: A Revolução Iraniana de 1979!

30 questões relacionadas encontradas

Porque ocorreu a Revolução Islâmica e suas consequências?

A revolução Insatisfeitos com a crescente corrupção, a crise econômica que assolava o país, a repressão política e as reformas pró-Ocidente, esquerdistas, liberais e muçulmanos tradicionalistas uniram-se ao aiatolá Khomeini para derrubar o governo do xá Reza Pahlevi. As manifestações contra o governo começaram em 1978.

Quais foram as consequências da Revolução Iraniana?

Consequências da Revolução Iraniana

Khomeini volta do exílio e, assumindo a liderança do movimento revolucionário, declara o Irã um Estado Islâmico, regido totalmente pela sharia (lei corânica) e com Khomeini como seu líder supremo, configurando uma das únicas revoluções conservadoras bem sucedidas no mundo.

Que consequências trouxe a Revolução Iraniana para o Oriente Médio?

Mas a revolução islâmica trouxe outras consequências para o país: uma ruptura com o Ocidente e a hostilidade com os vizinhos árabes. Depois da revolução, o Irã rompeu suas relações com os Estados Unidos e entrou em uma rota de colisão com os governos sunitas da região do Golfo Pérsico.

Qual foi a principal característica sociopolítica da Revolução Iraniana?

A principal característica sociopolítica da Revolução Iraniana foi a: a) defesa de reformas sociais, além da tentativa de recuperar valores religiosos e tradicionais do islamismo.

O que defendiam os participantes da revolução teocrática do Irã em 1978?

O protagonista da oposição ao Xá era o aiatolá Ruhollah Khomeini, líder religioso que estava exilado na França. O aiatolá defendia a realização de reformas reformas sociais e econômicas no Irã e a recuperar das tradições do Islamismo. As manifestações se iniciaram com grande força por todo o país no ano de 1978.

Quem venceu a guerra entre Irã e Iraque?

É historicamente conhecido como Guerra Irã-Iraque o conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque.

O que aconteceu com o xá Reza Pahlevi?

O segundo atentado contra a vida do Xá ocorreu em 10 de abril de 1965. Um soldado atirou em sua direção, no Palácio de Mármore. O assassino foi morto antes que ele alcançasse os aposentos reais.

Quando como e porque aconteceu a Revolução Iraniana?

A denominada Revolução Iraniana teve início em 1978 e foi, sobretudo, uma reação ao governo do xá Mohamed Reza Pahlevi. O relacionamento do xá e a população iraniana vinha estremecendo desde as concessões que o governante fez aos norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial.

O que foi a Revolução Iraniana como essa revolução alterou o contexto geopolítico no Oriente Médio?

Em 1979, o Irã passava por um dos episódios mais importantes da história do país. A Revolução Iraniana, também chamada de Revolução Islâmica, tirou do poder o xá Reza Pahlevi, que governava o país desde 1941, e colocou em seu lugar o aiatolá Ruhollah Khomeini.

O que causou profundas mudanças no governo do Irã?

O Irã vivenciou ao final da década de 1970 uma rápida e intensa transformação política, criando um Estado religioso pautado em preceitos estabelecidos pelo islamismo. ... Diversas empresas transnacionais estadunidenses se instalaram no Irã, em diferentes segmentos, mas tendo como foco a cadeia produtiva de petróleo.

Qual a relação entre a Revolução Iraniana e as guerras do Golfo?

Principais acontecimentos da Guerra do Golfo

Nesse conflito, o Iraque recebeu apoio de diferentes países, como a Arábia Saudita e os Estados Unidos, que viram no Iraque um bom meio de impedir que a revolução islâmica do Irã se espalhasse pelo Oriente Médio.

Como o surgimento do Islã impactou a história da Europa?

São testemunhos da presença muçulmana em Portugal, os terraços das casas algarvias, os azulejos, os ferros forjados, tapetes, trabalhos de couro e em metal. Com a tradução de inúmeras obras científicas, desenvolveram-se a química, a medicina e a matemática, sendo de origem árabe o sistema de numeração ocidental.

Qual a origem do Irã?

Quando surgiu? A maior parte do território do país fazia parte do antigo Império Persa, fundado em 539 a.C. por Ciro. Em 642, os árabes conquistaram a região e converteram os habitantes ao islamismo. Em 1935, um decreto real mudou o nome do país de Pérsia para Irã – que significa “terra dos arianos”.

Como foi o processo para que o xá Mohammad Reza Pahlavi renunciasse e deixasse o país?

Pressionado por manifestações e greves, o xá foi cedendo ao longo do ano, até deixar o país, em 16 de janeiro de 1979.

Quem foi a última imperatriz do Irã?

Farah Pahlavi (Teerão, 14 de outubro de 1938) foi a última imperatriz do Irã (conhecida como Farah Diba), foi também a terceira esposa e viúva de Mohammad Reza Pahlavi e a última (e única moderna) xabanu (Imperatriz) da Pérsia.

Artigo anterior
Quantos porcentos são quatro quintos?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de contexto?