Quais os riscos da toxoplasmose para o bebê?

Perguntado por: Diana Juliana Leite  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

Toxoplasmose na gravidez: quais são os riscos para o bebê? A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação de sintomas da doença é rara. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o feto, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, deficiência mental e convulsões.

O que a toxoplasmose pode causar no bebê?

A infecção pelo Toxoplasma gondii pode levar a abortos espontâneos e bebês natimortos (que morrem dentro do útero ou durante o parto). Também pode causar prematuridade e retardo no crescimento intrauterino.

Como saber se o bebê está infectado com toxoplasmose?

Sintomas de toxoplasmose no bebê
  1. Convulsões frequentes;
  2. Microcefalia;
  3. Hidrocefalia, que é o acúmulo de líquido no cérebro;
  4. Pele e olhos amarelados;
  5. Perda de cabelo;
  6. Retardo mental;
  7. Inflamação dos olhos;
  8. Cegueira.

Quem tem toxoplasmose pode amamentar?

A toxoplasmose materna não contraindica a amamentação, em nenhuma das duas situações, uma vez que não há nenhuma evidência de que a toxoplasmose possa ser transmitida através do leite materno.

Quem tem toxoplasmose pode ter um parto normal?

Não transmite no parto, mas intra-útero. A transmissão da toxoplasmose de mãe para filho se faz via placentária e independe do tipo de parto escolhido. Converse com o obstetra dela para fazer um acompanhamento de perto dessa gestação.

Qual o risco da toxoplasmose em gestantes? | Momento Papo de Mãe

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a toxoplasmose fica no corpo?

Os sintomas só aparecem na fase aguda da doença, que dura cerca de seis meses e não diminui quando desaparecem os sinais, mas apenas quando revela o exame de sangue. Nesse período, a mulher não pode engravidar.

O que é bom para matar toxoplasmose?

De forma geral, o tratamento indicado pelo médico envolve o uso de remédios como sulfadiazina, sulfametoxazol e espiramicina, por exemplo, cuja dose pode variar de acordo com o tipo de toxoplasmose e carga parasitária, além dos sintomas apresentados.

Como é a visão de quem tem toxoplasmose?

A toxoplasmose pode provocar coriorretinite, uma inflamação no fundo do olho. Se o surto for leve, pode passar despercebido; se for intenso, a visão fica turva e diminuída. Caso a infecção pelo Toxoplasma atinja a mácula, pode causar a perda da visão central.

Quais são os sintomas da toxoplasmose ocular?

Antes do diagnóstico da toxoplasmose ocular, os pacientes costumam apresentar sintomas como visão turva ou embaçada, fotofobia, dor nos olhos, relatar a presença de moscas volantes ou alterações nas formas do que vê. Olhos vermelhos e irritados também fazem parte do conjunto mais comum de sintomas.

Quais são as sequelas da toxoplasmose?

Sem diagnóstico e tratamento adequado, muitos desenvolverão sequelas graves da infecção que pode causar complicações cerebrais, neurológicas, visuais, auditivas, renais, hepáticas e retardo mental.

Estou grávida e já tive toxoplasmose?

Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1). Alguns serviços ainda recomendam que mulheres com diagnóstico de toxoplasmose aguardem 6 meses após a infecção para engravidar(1).

Quanto tempo leva para curar toxoplasmose ocular?

O Tratamento depende de algumas variáveis, como aspecto clínico da lesão, localização e etc, tendo duração de, aproximadamente, 6 a 12 semanas em pacientes imunocompetentes, ou mais prolongado em pacientes com sistema imunológico comprometido, como transplantados e ou SIDA( Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida).

Como saber se tem verme no olho?

Principais sintomas
  1. Visão embaçada;
  2. Olho coçando ou doendo;
  3. Vermelhidão no olho;
  4. Presença de manchas escuras na visão;
  5. Sensibilidade excessiva à luz.

Quanto tempo dura o tratamento de toxoplasmose ocular?

O tratamento da toxoplasmose ocular depende de algumas variáveis, como aspecto clínico da lesão, localização etc., tendo duração aproximada de 6 a 12 semanas em pacientes imunocompetentes, ou mais tempo em pacientes com sistema imunológico comprometido, como transplantados ou aqueles que possuem AIDS, por exemplo.

O que a toxoplasmose pode causar no cérebro?

Nas pessoas com o sistema imunológico debilitado por AIDS ou outra doença, a toxoplasmose pode ser reativada, afetando geralmente o cérebro. Uma infecção reativada pode causar fraqueza, confusão, convulsões ou coma ou disseminar-se por todo o corpo.

Quem tem toxoplasmose tem direito a aposentadoria?

A lista inclui, por exemplo, DMRI (Degeneração macular relacionada com a idade), ceratocone, retinopatia diabética, retinose pigmentosa e tumores oculares. Doenças inflamatórias, como doença de Lyme, herpes, toxoplasmose, também entram na lista.

O que não pode comer quem tem toxoplasmose?

Evitar comer carne crua

Como uma das formas de transmissão é o consumo de carne crua, mal cozida ou de embutidos, é importante que a mulher dê preferência à carne bem passada para diminuir o risco de contaminação.

Como tratar toxoplasmose com produtos naturais?

A resina oleosa de árvores do gênero Copaifera, popularmente conhecida como óleo de copaíba, atua como uma barreira contra a entrada do protozoário causador da toxoplasmose — Toxoplasma gondii — nas células da placenta.

Como saber se a toxoplasmose voltou?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Normalmente, quando ativa, a toxoplasmose gera sintomas como embaçamento visual, fotofobia e olho vermelho. Mas é sempre melhor consultar um oftalmologista, preferencialmente especialista em Retina ou em Uveítes para buscar sinais oculares da atividade da doença.

O que fazer para tirar um bichinho de dentro do olho?

A forma mais indicada para tirar um cisco do olho é seguir os seguintes passos:
  1. Lavar as mãos com água e sabão;
  2. Ficar em frente ao espelho e tentar identificar a presença do cisco;
  3. Piscar o olho afetado várias vezes, para tentar retirar o cisco naturalmente;
  4. Passar soro fisiológico no olho para fazer uma lavagem.

O que acontece se entrar um bicho no olho?

Os olhos, se atingidos por poeira, areia, insetos ou pequenos objetos estranhos, podem sofrer irritação, inflamações e até ferimentos mais sérios, que podem provocar a perda de visão.

O que causa o verme no olho do peixe?

É muito comum as larvas migrarem de forma visível pelo branco do olho humano, mas elas são transmitidas pela picada das moscas gigantes da família Tabanidae, especialmente as do gênero Chrysops, comuns na África tropical.

Quem tem toxoplasmose ocular pode dirigir?

A toxoplasmose ocular pode afetar a visão em diversos graus. Isso vai depender basicamente da localização da lesão e do fato da doença estar ativa ou não. Em lesões inflamatórias que afetam o centro da visão de um dos olhos, a habilidade em dirigir veículos cat C, D e E pode ser comprometida.

Quem já teve toxoplasmose ocular pode engravidar?

Quem já teve toxoplasmose ocular pode engravidar? Sim e quem teve outras formas da doença também pode.

Quem teve toxoplasmose na primeira gravidez pode ter na segunda?

Não, uma vez que já se infectou com toxoplasmose não poderá contraí-la novamente pois ocorre a criação de memória imunológica. Att, Dra Carla C Carvalho.

Artigo anterior
O que a ciência diz sobre a oração?
Artigo seguinte
Quando ligo a máquina de lavar a luz fica piscando?