O que uma drenagem mal feita pode causar?
Perguntado por: Gonçalo Daniel Ramos | Última atualização: 1. März 2025Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)
O resultado pode ser gravíssimo: uma embolia pulmonar ou um acidente vascular cerebral. Quando aplicada em peles oleosas, a intervenção estética mal feita tende a estimular as glândulas sebáceas, facilitando ainda mais a oleosidade cutânea.
O que acontece se fizer drenagem errado?
Quando aplicada da maneira incorreta, a massagem não é efetiva, e pode até mesmo levar à ruptura de vasos sanguíneos, caracterizados por hematomas e dores após a sessão.
Quais os efeitos colaterais da drenagem?
Sendo uma técnica não invasiva, a drenagem linfática não causa efeitos colaterais.
Quais os riscos da drenagem?
Os perigos da drenagem linfática “caseira”
No entanto, essa prática pode trazer consequências sérias à pessoa que tiver contraindicações que o impeçam de passar pela terapia, tais como: febre, pressão alta sem o devido acompanhamento, alterações renais crônicas e câncer.
Como saber se a drenagem linfática foi bem feita?
Um dos principais benefícios da drenagem linfática é a redução do inchaço. Se após a sessão você perceber que houve uma diminuição visível do inchaço nas áreas tratadas, é um bom sinal de que a técnica foi bem feita.
Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática
É normal sentir dor após a drenagem linfática?
A Drenagem Linfática pós-operatória dói? Não. A Drenagem Linfática, tanto pré, quanto pós-operatória são indolores. Se o paciente estiver sentindo alguma dor, o procedimento está sendo realizado de forma incorreta.
Quais são as contra indicações da drenagem linfática?
Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.
Qual tipo de risco pode ocorrer em uma clínica de drenagem linfática?
Na clínica de drenagem linfática corporal, o risco ergonômico é significativo devido à natureza da atividade. Movimentos Repetitivos: A drenagem linfática envolve movimentos manuais repetitivos que podem causar estresse nas mãos, pulsos e braços.
Qual o tempo de duração de uma drenagem linfática?
É recomendada a realização do tratamento de 2 a 3 vezes por semana e a sessão dura cerca de 50 minutos. O tratamento é composto por em média dez sessões (dependendo da avaliação de cada cliente).
Quanto tempo dura o efeito da drenagem linfática?
O resultado de uma massagem bem-feita, seja ela modeladora, drenagem linfática etc., dura, normalmente, de dois a três dias, pois esse é o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar e voltar ao que era antes. Por isso, o interessante é fazer as massagens por duas ou três vezes por semana.
É normal ficar roxa depois da drenagem?
A DRENAGEM LINFÁTICA PODE DEIXAR HEMATOMAS (MANCHAS ROXAS)?
Não. Como o objetivo é melhorar a circulação dos vasos linfáticos e estes se encontram superficialmente no nosso corpo, as manobras devem ser feitas de maneira suave com pressão moderada para não colabar (fechar) os vasos.
Quando a drenagem linfática começa a fazer efeito?
Segundo a fisioterapeuta, os efeitos fisiológicos da DLM são notados desde a primeira sessão. Algumas pessoas percebem logo a diminuição na retenção de líquidos, e com isso, a diminuição de edema e maior sensação de conforto e bem-estar. Com a continuidade das sessões os benefícios vão ficando mais notáveis.
Quais são os pontos da drenagem linfática?
- Axilas;
- Abaixo da mandíbula e também do queixo;
- Na parte de trás das orelhas;
- Virilha;
- Parte posterior da cabeça;
- Pescoço.
Qual o intervalo de uma drenagem para outra?
Recomenda-se a frequência de 3 vezes na semana até o primeiro mês, sendo que após esse período as sessões podem ser mais espaçadas, como 2 vezes na semana, evoluindo para 1 vez na semana. Essa avaliação da frequência será feita pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade apresentada.
Qual o valor de uma sessão de drenagem linfática?
O preço da drenagem linfática é bastante variável, tendendo a alternar quanto o profissional responsável e a clínica escolhida. O valor do procedimento varia entre R$140 (cento e quarenta reais) a R$200 (duzentos reais) por sessão.
Qual o melhor horário para fazer uma drenagem linfática?
Manhã: Fazer a drenagem linfática logo pela manhã pode ser uma excelente forma de começar o dia com energia e vitalidade. Nesse período, nosso organismo está descansado e as toxinas acumuladas durante a noite podem ser eliminadas de forma mais rápida.
Quantas sessões de drenagem linfática para ver resultado?
Quantas sessões de drenagem são necessárias para bons resultados? A drenagem é uma terapia com diversos benefícios e que sempre será muito recomendada ao sentir-se mais inchado, é possível perceber melhora desde a primeira sessão, deve ser realizada até 3x por semana.
Quantos minutos de drenagem na barriga?
*1 - DRENAGEM LINFÁTICA - 4 SESSÕES - 30 MINUTOS*
Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
Quantas sessões de drenagem para ter resultado?
O número mágico de sessões
Geralmente, muitos profissionais recomendam um ciclo inicial entre cinco e dez sessões, realizadas com frequência semanal. Esse período é crucial para que o corpo comece a responder aos estímulos da drenagem linfática, promovendo a eliminação de líquidos retidos e a melhoria da circulação.
Porque a drenagem tem que ser tão leve e lenta?
Pressões mais fortes e em sentido contrário ao do fluxo linfático, como as da massagem comum, aumentam o aporte de sangue na área massageada e podem lesar os capilares linfáticos. Ou seja, se realizada de forma inadequada, a drenagem pode causar prejuízos, às vezes graves, ao organismo.
Porque drenagem linfática emagrece?
Mas afinal, a drenagem linfática ajuda no emagrecimento? A drenagem linfática não elimina gorduras, portanto, não tem efeito direto no emagrecimento real. O que ocorre após o procedimento é a eliminação do excesso de líquidos no corpo, que reduz o inchaço, dando a sensação de perda de peso.
Quem tem risco de trombose pode fazer drenagem linfática?
Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.
Quais as indicações e Contra-indicações da drenagem linfática?
As sessões de drenagem linfática são contraindicadas nos seguintes casos: Pessoas com câncer, tumores malignos, tuberculose, infeções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva, ...
Quem tem problema de coração pode fazer drenagem linfática?
Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.
Quem tem pressão alta pode fazer drenagem linfática?
Sim, se ela estiver com sua pressão controlada através de medicamentos. No caso do paciente apresentar picos de pressão e não estiver completamente controlado, a drenagem se torna momentaneamente contraindicada. É muito interessante que, nesses casos, haja diálogo entre o médico e o profissional que fará as massagens.
Quanto bebe um camelo?
O que é 400 MB de internet?