O que tem dentro do cimento?

Perguntado por: Verónica Sousa  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.

Qual é a principal matéria prima do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Porque se mistura areia no cimento?

Para endurecer e ser usado em construções, esse cimento precisa receber água, formando Uma pasta. ... Com isso, a areia diminui a reação entre os componentes do cimento e a água, e não deixa que uma grande quantidade de umidade escape, evitando as trincas e rachaduras.

O que acontece se colocar mais cimento que areia?

Caso essa mistura seja muito demorada, o concreto perde a trabalhabilidade, sofre segregação e não fica uniforme; se for rápida demais, a mistura fica mal feita, a massa aquece e as reações do cimento são aceleradas.

Precisa misturar cimento com areia?

Para fazê-la, é preciso colocar a areia na masseira, e então misturar o cimento. Os ingredientes devem ser unidos primeiro sem a água. Se o responsável pela obra indicar, é possível acrescentar o cal nas proporções adequadas à construção. Assim que tudo estiver bem misturado, é preciso acrescentar a água.

COMO É FEITO CIMENTO #Boravê ?Manual do Mundo

38 questões relacionadas encontradas

Qual é a fórmula do cimento?

Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente. Assim se forma o cimento, que contém várias substâncias, principalmente o silicato de cálcio (CaSiO3) e o aluminato de cálcio de fórmula Ca(AlO2)2.

Qual é o processo de produção do cimento?

As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações.

O que é feito o cimento?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. ... Após isso, adiciona-se ao clínquer gesso, escória, que é o resíduo produzido durante a fundição do ferro, e calcário. Efetua-se nova moagem até obter um pó bem fino, o cimento”.

Como deve ser feito o armazenamento do cimento?

Por isso, o cimento deve ser estocado em local seco, coberto e fechado, bem como afastado do chão, do piso e das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos, ou pelo menos separado deles.

Quais são as principais etapas de produção do cimento Portland?

As etapas de mineração e produção do cimento, pode ser dividido em 12 fases principais:
  • Extração do calcário e argila.
  • Britagem.
  • Pré-homogeneização.
  • Dosagem.
  • Moagem da farinha crua.
  • Homogeneização.
  • Fornos.
  • Resfriamento.

Como é do que é produzido o cimento Portland?

É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.

O que é o processo de Clinquerização?

O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C. ... Esse material é, então, introduzido em um forno rotativo onde é aquecido até uma temperatura de 1450 °C, momento em que ocorre a clinquerização.

Qual é a composição da argamassa?

Argamassa | Portal do Concreto. Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água, mas conforme a influência de características regionais, outros materiais têm sido utilizados na sua composição, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros.

Quais são os danos causados pela fabricação do cimento?

As plantas de fabricação de cimento estão entre as maiores fontes de emissão de poluentes atmosféricos perigosos, dos quais se destacam dio- xinas e metais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, antimônio e cromo; produtos de combustão incompleta e os ácidos halogenados.

Qual a composição da argamassa AC3?

Votomassa Colante Branca ACIII atende os requisitos de classificação AC III de acordo com a NBR 14081/2004. Votomassa Colante Branca ACIII é uma argamassa colante composta de cimento Portland branco, agregados de granulometria controlada e aditivos químicos.

Qual a composição da argamassa AC2?

COMPOSIÇÃO: Cimento Portland, agregados minerais selecionados, aditivos especiais não tóxicos. ESPECIFICAÇÃO: Atende às especificações da Norma Técnica Brasileira como AC-II – NBR 14081 – Argamassa Colante Industrializada para Assentamento de Placas Cerâmicas – Especificação.

O que é cura argamassa?

A cura de concretos e argamassas, de acordo com Ungericht e Piovesan (2011), é um processo técnico utilizado para desacelerar a evaporação da água de amassamento e permitir a completa hidratação do cimento.

O que é clínquer e sua utilização?

SIGNIFICADO DE CLÍNQUER

O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.

Quais as etapas do processo de fabricação do clínquer?

Etapas da fabricação

Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

Quais os 4 principais componentes constituintes do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Qual a composição química do cimento Portland?

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Quais as principais características do cimento Portland?

O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.

Qual a característica do cimento?

O cimento é um dos principais materiais utilizados numa obra. Ele pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. As principais matérias-primas do cimento são calcário, argila e gesso.

Quais são as principais características de resistência do cimento?

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa. Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

Qual a principal característica do cimento Portland de alta resistência inicial?

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.

Artigo anterior
Qual exame detecta trombose nas pernas?
Artigo seguinte
Quais são as vantagens da agricultura?