O que significa saldo devedor na contabilidade?

Perguntado por: Sérgio César Pereira Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

O que é o saldo devedor? Saldo devedor é o saldo total de uma dívida adquirida somado os seus respectivos juros.

O que é saldo devedor na contabilidade?

Significado de Saldo credor

substantivo masculino Saldo positivo de uma conta que, num mesmo período de tempo ou geralmente durante um mês, recebe mais créditos (+) que débitos (-): se houver saldo credor, ele será transferido para o mês ou para o próximo período de apuração.

Quais são as contas de saldo devedor?

Contas estáveis devedoras: são as que apresentam sempre saldo devedor. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Despesas, etc. Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

Como saber se o saldo é devedor ou credor?

Podem ser duas, basicamente, as formas de apresentação dos valores do saldo nos relatórios contábeis: pela indicação do sinal D, para Devedor, e sinal C, para Credor; ou sem a indicação desses sinais, pela presunção de que os saldos informados estão de acordo com a natureza das contas.

Porque as contas do Ativo tem saldo devedor?

MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO? Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

O que é saldo CREDOR e saldo DEVEDOR - Contabilidade

36 questões relacionadas encontradas

Porque o ativo é considerado devedor e o passivo credor?

Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

Por quê o ativo é considerado devedor e o passivo credor?

O ativo tem natureza devedora. ... Essa pessoa responsável, sendo representada pelo nome da conta, vai constar no balanço patrimonial da empresa como devedora. O passivo tem natureza credora por que são valores que a empresa obteve com a confiança dos fornecedores (e demais credores) de que a empresa irá pagar.

Quem é o devedor e quem é o credor?

Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação.

Quais são as contas de natureza credora?

As contas contábeis podem possuir natureza devedora ou credora. As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.

Quais contas do Ativo podem ter saldo credor?

Algumas contas do Ativo ou do Passivo, quando se tem característica de redutora, podem ser credoras no Ativo ou devedoras no Passivo como, por exemplo, as Depreciações Acumuladas. As demais contas do Ativo necessariamente têm de ter saldo devedor; e as contas do Passivo, saldo credor.

O que é um saldo devedor?

Saldo credor nada mais é do que um saldo positivo presente em uma conta bancária ou em uma fatura de pagamentos. Ou seja, quando, em um mesmo período, a conta recebe mais créditos que débitos, e como consequência eles se acumulam positivamente.

São contas do patrimônio líquido com saldo devedor?

Contas patrimoniais – são as contas que representam e identificam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Ativo – Contas com saldo devedor, aumentam com débito e diminuem com crédito. Passivo – Contas com saldo credor, aumentam com crédito e diminuem com débito.

O que são contas de natureza devedora?

Natureza credora e devedora

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos.

Como calcular o saldo devedor de um contrato?

Como calcular o saldo devedor? R: basta multiplicar o valor das parcelas pelo número de parcelas que ainda devem ser pagas. Vale lembrar que o saldo devedor considera o Custo Efetivo Total (CET) e, portanto, o valor final da dívida e não somente o valor solicitado com a incidência da taxa de juros.

Quando a conta do passivo pode ter saldo devedor?

As contas do passivo não podem ter saldo devedor. As contas patrimoniais do ativo têm natureza devedora. Os saldos de contas patrimoniais credoras aumentam com crédito e diminuem com débito. Os saldos das contas de resultado devedoras aumentam com débito e diminuem com o crédito.

O que é contabilizar créditos e débitos?

Débito é a aplicação de recurso, enquanto Crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta.

Quais as naturezas das contas contábeis?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:
  • Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido.
  • Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Quem é o credor no processo?

O devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei. Por diversas vezes já me deparei com a seguinte situação: o Executado (devedor) é Exequente (credor) em outra ação.

Quem deve é devedor?

1-QUEM DEVE PAGAR? Em regra quem paga é o solvens (direito romano) ou seja o devedor. Se for obrigação personalíssima somente a pessoa (intuitu personae debitoris). Ex: contratação de famosa sertaneja para cantar em casamento.

Quem são os credores?

Significado de Credor

substantivo masculino Aquele a quem se deve dinheiro ou outra coisa; quem emprestou dinheiro: o vizinho passa a vida correndo dos credores! Pessoa ou empresa que vendeu algo por crediário, pagável em prestações. Quem faz jus a algo; merecedor, digno: ser credor da estima de alguém.

O que é ativo e passivo?

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

O que significa a palavra ativo e passivo?

Diferenças entre ativo e passivo:

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

O que é um ativo na contabilidade?

O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.

Artigo anterior
Quanto ganha um servente concursado?
Artigo seguinte
Como selecionar vários e-mails de uma vez para excluir?