O que significa réplica em um processo?

Perguntado por: Sérgio Vaz de Carneiro  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Segundo o autor, réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu. Embora na prática forense isso seja feito de forma indiscriminada, em quase todos os processos, a réplica só é obrigatória em situações específicas.

O que acontece depois da réplica?

3º Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: ... Se não for o caso de extinção, o juiz analisará se deve julgar o mérito nos termos do art.

O que pode ser alegado na réplica?

Na réplica que o autor analisa a intensidade da controvérsia ofertada pelo réu na sua resposta. É na réplica o autor que analisa a intensidade da controvérsia ofertada pelo réu na sua resposta (contestação). Podem acontecer três pontos neste momento: Total controvérsia – gera revelia do direito.

Quando começa a contar o prazo para réplica?

A réplica à contestação no novo CPC (Código de Processo Civil) é garantida pela lei Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, nos artigos 350 e 351. Desde que o Código de 2015 entrou em vigor, o prazo de 15 dias úteis foi estabelecido para a apresentação da réplica, também.

Como se faz uma réplica?

Há duas formas de montar a réplica, a primeira por audiência, em que o escrevente vai digitar em uma ata todo o processo. O prazo dentro da audiência é de 20 minutos para defesa oral. A segunda é por escrito, este formato é mais utilizado quando o caso é bem complexo, pois o juiz oferece um prazo maior.

Réplica - o quê? como? quando?

29 questões relacionadas encontradas

O que não pode faltar em uma réplica?

O que não pode faltar em um modelo de réplica à contestação?
  • Tempestividade: momento de verificar se o réu contestou no prazo legal;
  • Regularidade da representação: aqui se faz uma análise para saber se o réu é capaz de compor o processo e se ele está corretamente representado;

Como se faz uma impugnação?

Basicamente, o documento em que se apresenta a impugnação à contestação deve conter em sua estrutura:
  1. Endereçamento. O endereçamento identifica o juízo e a vara. ...
  2. Qualificação do autor. Embora a petição inicial já traga essa qualificação, é bom repeti-la na impugnação. ...
  3. Verdade dos fatos. ...
  4. Do Direito. ...
  5. Do pedido.

Como contar o prazo para contestação?

De acordo com o enunciado 122 da II Jornada de Direito Processual Civil (CJF), “O prazo de contestação é contado a partir do primeiro dia útil seguinte à realização da audiência de conciliação ou mediação, ou da última sessão de conciliação ou mediação, na hipótese de incidência do art. 335, inc. I, do CPC”.

Quando o réu perdeu o prazo da contestação?

O réu é citado para oferecer a contestação. ... Na verdade, além de configurada a revelia quando o réu deixa transcorrer o prazo para contestar, não apresentando resposta, parcela relevante da doutrina e da jurisprudência entendem que também ocorre a revelia quando a contestação é apresentada depois do prazo legal.

Qual o próximo passo após a contestação?

A petição inicial é feita e a parte oposta tem o direito de contestar. A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu.

O que é uma réplica a contestação?

Segundo o autor, réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu. Embora na prática forense isso seja feito de forma indiscriminada, em quase todos os processos, a réplica só é obrigatória em situações específicas.

Para que serve uma réplica?

A réplica serve para preparar a instrução processual. Assim, a réplica à contestação é o momento processual ideal para que o autor da demanda deixe evidente ao Magistrado a existência de fatos que não necessitam de dilação probatória. Isso, além de acelerar o processo, também evita discussão sobre algumas questões.

O que acontece se não apresentar Réplica a contestação?

A AUSÊNCIA DE RÉPLICA À CONTESTAÇÃO NÃO GERA OS EFEITOS DA REVELIA EM RELAÇÃO AO AUTOR, ISTO É, NÃO TORNA INCONTROVERSOS OS FATOS ARTICULADOS PELO RÉU EM SUA DEFESA, NEM TAMPOUCO DESINCUMBE O RÉU DE SEU ÔNUS.

O que é réplica de primeira linha?

“A réplica mais perfeita, de primeira linha, refere-se ao produto no qual a qualidade é similar ao original. Réplicas de segunda linha são mais baratas em relação às de primeira linha, apresentando qualidade inferior”, explica Carolina.

O que acontece se o autor não impugnar a contestação?

A ausência de impugnação da contestação apresentada pelo réu não torna incontroversos os fatos narrados na peça de defesa, se há provas nos autos que corroboram os fatos e as alegações dos autores.

O que acontece se contestar fora do prazo?

O desentranhamento da contestação intempestiva não constitui efeito da revelia, impondo-se a permanência da peça de defesa nos autos, mormente porque ao réu revel é facultado intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.

O que acontece quando decorreu o prazo em um processo?

O que acontece depois do decurso de prazo? Depois que o prazo chega ao fim, o processo segue seu andamento normal. O ato processual que será praticado a seguir é variável e vai depender do momento em que se encontra a ação.

Pode apresentar réplica fora do prazo?

RÉPLICA APRESENTADA FORA DO PRAZO. DESCONSIDERAÇÃO PELO JUÍZO. ... É dever da parte observar e cumprir os prazos fixados nos autos, não violando direito a desconsideração pelo juízo de peça apresentada extemporaneamente, mormente quando explícita a fixação do número de dias concedidos para a prática do ato.

Como se conta o prazo?

Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. Considera-se, portanto, como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.

Quando começa a contar o prazo para contestação no Juizado Especial?

ENUNCIADO 13 – Nos Juizados Especiais Cíveis, os prazos processuais contam-se da data da intimação ou da ciência do ato respectivo, e não da juntada do comprovante da intimação.

Qual prazo para contestação do auxílio emergencial?

A Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cidadania retornaram com o serviço de contestação do auxílio emergencial de 2021. Quem teve o pagamento da 5ª ou 6ª parcela do benefício suspenso pode solicitar a revisão do cancelamento. O pedido pode ser feito até esta segunda-feira (27) pelo site do Dataprev.

O que deve conter em uma impugnação a contestação?

Procedimentos para redigir a impugnação a contestação
  1. Identificação do juiz;
  2. Identificação e qualificação dos personagens do processo;
  3. Veracidade dos fatos;
  4. Exposição dos argumentos com base em citações à legislação;
  5. Por fim e não menos importante, o pedido.

O que vem depois da impugnação ao cumprimento de sentença?

Caso o juiz acolha a impugnação ao cumprimento da sentença, extinguirá a execução, a decisão será final. Considerando dessa forma uma sentença, onde será reanalisada por recurso de apelação.

É possível juntar documentos na réplica?

É possível a juntada de documentos na réplica à contestação, desde que não haja prejuízo para a defesa da parte contrária.

Artigo anterior
O que é um post Flopado?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de jogos cooperativos?