O que significa RDW alto no sangue?

Perguntado por: Lara Lima Fonseca  |  Última atualização: 21. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

Um RDW acima do valor de referência para a espécie significa que naquele sangue estão presentes hemácias de diferentes tamanhos, sejam elas macrocíticas, microcíticas ou a combinação de ambas, tornando-se assim um parâmetro mais sensível para caracterizar a ANISOCITOSE.

O que é RDW alto é grave?

Quando o resultado do RDW se encontra alterado, é possível desconfiar de algumas situações, como anemia, diabetes ou problemas hepáticos, cujo diagnóstico deve ser feito a partir da análise do hemograma completo e de exames bioquímicos.

Qual o valor de RDW alto?

Valores de referência para o RDW no hemograma

A variação do tamanho das hemácias recebe onome de anisocitose e, para ser considerada normal, essa variação deve ficar entre 11,2% e 15,6%. Mas os valores de referência podem variar de acordo com a idade do paciente: até 2 anos de idade: 12% a 14,5%;

O que é RDW em um exame de sangue?

O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.

Qual anemia tem RDW aumentado?

Conseqüentemente, o RDW tende a ser maior na anemia ferropriva do que nas talassemias menores.

RDW Alto no Exame de Sangue | Hemograma | Eritrograma | Índices Hematimétricos | Anisocitose

32 questões relacionadas encontradas

O que a anisocitose pode causar?

A anisocitose é um termo médico que se refere à presença de glóbulos vermelhos de diferentes tamanhos em uma mesma amostra de sangue. Durante a gestação, é comum encontrar anisocitose nos exames de sangue realizados no início do pré-natal, o que pode indicar anemia ou outras doenças sanguíneas.

Quando se preocupar com anisocitose?

Sim, anisocitose é a diferença de tamanho dos glóbulos vermelhos. Com o restante do hemograma normal, não há com que se preocupar.

Como saber se a pessoa está com anemia no hemograma?

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

O que é o que é anisocitose?

Anisocitose: ocorre quando as plaquetas têm tamanhos diferentes, o que pode indicar doenças autoimunes, mielodisplasias, entre outras causas.

Quando o VCM é preocupante?

O VCM é um índice de tamanho da hemácia: Hemácias com VCM abaixo de 80 : são consideradas microcíticas, Valores acima de 95 : indicam macrocitose; O VCM é normal nas chamadas hemácias normocíticas. De maneira geral, as alterações no tamanho das hemácias são referidas como anisocitose (microcitose e macrocitose).

O que significa RDW 15 2?

Em português significa Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos. De forma mais simples avalia a variação de tamanho entre as hemácias.

O que causa RDW?

A amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW), representa, no hemograma automatizado, a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitos, que pode ocorrer por causas variadas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos.

Quando é considerado leucemia no exame de sangue?

Um hemograma com níveis baixos de hemoglobina (<12g/dl), baixa contagem de plaquetas (< 100.000/uL) e presença de blastos é sugestivo de leucemia aguda. O diagnóstico de LMA é determinado pela presença de pelo menos 20% de células doentes e imaturas (blastos mieloides) na medula óssea ou no sangue periférico.

O que indica leucemia no exame de sangue?

Nos casos positivos de leucemia, o resultado do hemograma apresenta alterações na contagem de plaquetas e valores dos glóbulos brancos e vermelhos. No entanto, outras análises laboratoriais como exames de bioquímica e coagulação devem ser realizados para confirmar tal alteração.

Qual o tipo de exame de sangue que detecta câncer?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Que tipo de doença é anisocitose?

Anisocitose é o termo usado para indicar a diferença de tamanho entre as hemácias, também chamadas de células vermelhas ou glóbulos vermelhos, podendo ser observadas circulando hemácias maiores e outras menores ou de tamanho normal.

O que é uma discreta anisocitose?

Bom dia fiz hemograma e deu anisocitose discreta? O que significa? Anisocitose é um termo da medicina que significa disparidade do tamanho de algumas células, principalmente nos glóbulos vermelhos do sangue. Pode ser decorrente de alguns tipos de anemias hereditáras ou deficiência de vitaminas.

Quais anemias causam anisocitose?

Anisocitose pode ocorrer em anemias causadas por deficiências de vitaminas ou minerais (folato, B12, ferro) e condições onde coexistam populações distintas de hemácias (transfusão de hemácias, reticulocitose, etc).

O que caracteriza a anemia ferropriva?

A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos. Hemorragia excessiva é a causa mais comum. As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas. Exames de sangue podem detectar baixos níveis de ferro.

Qual a diferença entre anisocitose e poiquilocitose?

Nesses casos identificam-se eritrócitos com tamanhos diferentes - que caracterizam a anisocitose, e com formas diferentes - que indicam a poiquilocitose.

O que significa VCM alto e RDW alto?

O que pode ser? Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras.

Que tipo de anemia é mais grave?

Anemia aplástica

É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia. Os sintomas da anemia aplástica incluem manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramentos, palidez, cansaço e recorrência de infecções.

Quando é que a anemia é grave?

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

O que é RDW 15 9?

Boa noite, RDW significa Red Cell Distribution Width (Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos), que nada mais é que um número para dizer o quando as suas Hemácias (celulas vermelhas) estão de tamanhos diferentes uma da outra.

Artigo anterior
Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão da economia cafeeira no Brasil?
Artigo seguinte
Como funciona o Não Perturbe do Procon?