O que é arrolamento sumário?
Perguntado por: Lucas Simões Araújo | Última atualização: 13. Februar 2022Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)
Trata-se de uma forma simplificada de inventário adotada quando todos os herdeiros forem maiores e capazes, e estiverem de acordo.
Quando cabe arrolamento sumário?
O arrolamento sumário poderá ocorrer quando houver acordo absoluto entre os sucessores, no tocante à partilha dos bens, bem como, que todos estes sejam capazes. Alguns atos processuais feitos no inventário são dispensados, fazendo com que o arrolamento se torne um procedimento mais célere e econômico.
Como funciona o arrolamento sumário?
O arrolamento é um procedimento simplificado do inventário e da partilha, que será admitido quando os herdeiros optarem pela partilha amigável (arrolamento sumário) ou quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 2.000 OTNs - Obrigações do Tesouro Nacional - (arrolamento comum).
Quanto tempo demora um arrolamento sumário?
De acordo com o artigo 611 do CPC o prazo para abertura do arrolamento é de 60 dias, a contar da abertura da sucessão.
Qual é a diferença entre arrolamento e inventário?
O arrolamento é uma forma mais simples de inventário. Quando a totalidade dos bens for inferior a 1000 salários mínimos, é feito o arrolamento, por determinação legal (artigo 664 do CPC).
Procedimento especial: Inventário pelo Rito de Arrolamento Sumário
O que é arrolamento e inventário?
INVENTARIO ARROLAMENTO. Arrolamento é uma forma simples e rápida de inventariar e partilhar os bens do falecido, levando em consideração o valor dos bens e o acordo entre partes dos sucessores capazes. O arrolamento aplica-se, também, ao pedido de adjudicação, quando houver herdeiro único.
Quais os tipos de arrolamento?
Existem 2 tipos de arrolamento, sendo eles: arrolamento comum e arrolamento sumário.
Quanto tempo demora um arrolamento comum?
Na primeira hipótese, o tempo entre a abertura e o encerramento do processo é de três a seis meses, enquanto o inventário judicial oscila entre um a três anos, devido à divergência entre os herdeiros no que se refere a partilha, avaliação dos bens e pagamento de impostos.
Quais são os requisitos necessários para proceder o inventário por arrolamento sumário?
Em regra, para se adotar o procedimento do arrolamento comum, é irrelevante que haja herdeiro ou interessado incapaz. A definição desse rito se dá em razão do valor dos bens, que deverá ser igual ou inferior a 1.000 salários mínimos.
Como é feita a avaliação dos bens no arrolamento sumário?
1. No processo de arrolamento sumário, processado com base nos arts. 1.031 e seguintes do CPC, cabível quando todos os herdeiros forem maiores e capazes e estiverem de acordo com a partilha, somente é possível examinar se o inventariante comprovou a quitação dos tributos relativos aos bens do espólio e às suas rendas.
O que é ação de arrolamento?
Arrolamento é uma forma simples e rápida de inventariar e partilhar os bens do falecido, levando em consideração o valor dos bens e o acordo entre partes dos sucessores capazes.
É possível a conversão do inventário em arrolamento sumário?
A doutrina entende ser plenamente possível a conversão do inventário em arrolamento sumário, desde que haja interesse dos herdeiros e estejam atendidos os demais requisitos legais.
O que preciso para fazer um arrolamento?
- Certidão de óbito do cartório competente;
- Certidão de casamento atualizada para os casados;
- Escritura pública de união estável atualizada, para os companheiros;
- Certidão do pacto antenupcial atualizado, se existir;
- Certidão de nascimento atualizada para os solteiros;
Quando se pode realizar o arrolamento comum ou sumaríssimo?
O arrolamento sumaríssimo (ou arrolamento comum) tem regras no art. 664 do CPC e é cabível quando o valor dos bens inventariados não for superior a 1.000 (mil) salários mínimos.
O que significa arrolamento na Bíblia?
Significado de Arrolamento
Quaisquer tipos de listas; listagem de pessoas, de bens, de objetos etc.
Quais os bens que devem ser arrolados no inventário?
No inventário devem ser arrolados todos os tipos de bens e obrigações que compõem a herança, devendo constar também a meação do cônjuge, porém esta não integrará a herança.
Quais documentos são necessários para dar entrada no inventário?
- RG e CPF;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Certidão de óbito/ sentença de declaração de ausência;
- Comprovante de endereço;
- Certidão negativa conjunta de débitos da união;
- Certidão de inexistência de testamento;
Qual o valor da causa no arrolamento de bens?
INVENTÁRIO – Valor da causa – Nas ações de inventário e arrolamento o valor da causa deve corresponder ao do monte-mor, incluindo a meação do cônjuge supérstite – Recolhimento da taxa judiciária que deve observar o disposto no artigo 4º, § 7º da Lei nº 11.608/2003 – Decisão mantida – Recurso improvido.
Qual o rito do arrolamento comum?
No instante da morte ou no instante presumido da morte de alguém, surge o direito hereditário, sendo então aberta a sucessão patrimonial. Tal rito processual se encontra no Título IX do atual Código de Processo Civil, a partir do seu artigo 982. ...
Qual é a finalidade de um inventário?
Inventário e partilha
Enquanto a finalidade do inventário é conter toda a descrição detalhada de todos os bens que compõem o acervo hereditário, a partilha destina-se a estabelecer o quanto caberá a cada herdeiro, definindo o quinhão de cada qual. A partilha é dispensada, por exemplo, quando houver apenas um herdeiro.
Qual o valor de 2.000 OTN?
OTN ou Obrigações do Tesouro Nacional são títulos de dívida pública. ... Por isso, você deve fazer a conversão da moeda para calcular o valor do OTN. Entretanto, de acordo com dados de junho de 2018, o valor de 2.000 OTNS equivale a R$ 39.470,52.
Quanto vale uma OTN em 2021?
Em março de 2021, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais definiu o valor de 50 OTN como R$1.101,18. Dra.
O que é um arrolamento de bens?
O arrolamento de bens e direitos é uma medida executada pela Receita Federal do Brasil para garantir a liquidação do crédito tributário de contribuintes devedores. ... Serão arrolados os bens e direitos em valor suficiente para satisfação do montante do crédito tributário de responsabilidade do sujeito passivo.
Como fazer arrolamento de bens em cartório?
- Escolha do cartório e contratação do advogado. ...
- Nomeação do inventariante. ...
- Levantamento das dívidas e dos bens. ...
- Pagamento do imposto. ...
- Divisão dos bens. ...
- Encaminhamento da minuta. ...
- Lavratura da Escritura. ...
- Registro dos bens nos nomes dos herdeiros.
Quais documentos levar no posto fiscal Itcmd?
- Declaração do ITCMD (arrolamento), datada e assinada pelo inventariante ou pelo representante legal, reproduzindo os dados constantes das Primeiras Declarações prestadas em juízo;
- Demonstrativo de Cálculos desta declaração;
- RG e CPF do inventariante;
O que é o sucesso de uma empresa?
O que estudar de botânica?