O que significa puerpério emocional?

Perguntado por: Guilherme Marcos Barbosa Amaral Guerreiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)

O período pós-parto, também conhecido como puerpério, refere-se a um momento de transição em que ocorrem intensas alterações fisiológicas e psicológicas nas mulheres, envolvendo tanto aspectos hormonais, como questões familiares e culturais.

O que é puerpério emocional?

Em geral, o puerpério emocional é visto como um período que dura em torno de 2 anos e há autores que falam até em 3 anos. Durante esse tempo, inúmeras mudanças acontecem na vida de uma mulher, que influenciam diretamente no seu comportamento, psicológico, forma de lidar com a rotina e ambientes em que está imersa.

Quais os tipos de alterações emocionais no período do puerpério?

Entenda o que é puerpério, as mudanças que acontecem no seu corpo, o que é Baby Blues, depressão pós-parto, psicose puerperal, e como lidar com todas essas novas emoções.
...
Psicose puerperal
  • Insônia.
  • Ansiedade.
  • Agitação.
  • Mudanças de humor.
  • Alucinações.
  • Desorientação.

Até quando dura o puerpério?

Assim, mulheres que amamentam têm puerpério mais duradouro. Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação.

Quais os sintomas do puerpério?

Durante o puerpério a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais.
...
Algumas das mudanças mais importantes incluem:
  1. Mamas mais duras. ...
  2. Barriga inchada. ...
  3. Aparecimento de sangramento vaginal. ...
  4. Cólicas. ...
  5. Desconforto na região íntima. ...
  6. Incontinência urinária. ...
  7. Retorno da menstruação.

PUERPÉRIO: O QUE TODOS PRECISAM SABER | ANAHY D'AMICO

41 questões relacionadas encontradas

O que acontece no puerpério?

O puerpério é popularmente conhecido como a quarentena ou resguardo, que são os 45 dias após o nascimento do bebê. Além da queda da produção hormonal, o corpo passa por diversas transformações, sendo a principal a retomada dos órgãos internos ao mesmo estágio antes da gravidez.

Quais as fases do puerpério?

Sendo assim, o puerpério se divide em 3 fases principais: 3
  • Imediato (1º ao 10º dia);
  • Tardio (11º ao 42º dia);
  • Remoto (a partir do 43º dia).

Quais as principais alterações fisiológicas e psicossociais no período puerperal?

2.1.2 Alterações psicossociais no puerpério

O puerpério, além de ser um período marcado por grandes modificações fisiológicas, é uma fase de alterações emocionais e psicológicas. Sentimentos de inutilidade, culpa, medo, preocupação, cansaço e agitação são comuns no puerpério.

Quais são as consequência de passar nervoso no resguardo?

Mito ou Verdade? Como o estresse e o estado emocional da mãe estão completamente aliados, pode sim diminuir a quantidade do leite materno caso passe algum nervoso. Mas persistir na amamentação é um maravilhoso caminho para driblar o baixo astral e os pensamentos ruins.

Como lidar com os sentimentos no pós-parto?

Como lidar com o puerpério?
  1. Aceite a insegurança que vai bater. Você não está mais no leito de hospital, com enfermeiras cuidado de você e do seu bebê o tempo todo. ...
  2. Não seja autossuficiente o tempo todo. ...
  3. Converse com seu médico. ...
  4. Diga como se sente.

É normal chorar no puerpério?

Irritabilidade, tristeza, choro fácil, cansaço ou insegurança são alguns dos principais sintomas de melancolia pós-parto, uma disforia puerperal bastante comum, que se estima que afete cerca de 80% das mulheres no período pós-parto.

Porque o puerpério é tão difícil?

A fase pode ser difícil e delicada, porque ela tem que lidar com as alterações, e ao mesmo tempo, com as obrigações para com o recém-nascido. Toda mulher passa pelo período de puerpério, mas as implicações variam para cada mulher. Isso significa que o acompanhamento médico é essencial.

O que é perturbação na amamentação?

Algumas mamães apresentam um sentimento de irritabilidade ou raiva durante a amamentação. O desconforto e a agitação são tão grandes que elas chegam a retirar o bebê do peito, interrompendo o processo. Isso é chamado de perturbação da amamentação.

O que é considerado quebra de resguardo?

Problemas do resguardo quebrado

“O resguardo caracteriza-se pela saída de um fluxo vaginal de início vermelho vivo, como uma menstruação, que vai escurecendo, tornando-se marrom escuro e que gradualmente vai clareando até se tornar incolor, chamado lóquio.

São consideradas alterações psicológicas no puerpério?

No pós-parto é caracterizado por uma labilidade emocional: instabilidade emocional, tristeza, euforia, irritabilidade, choro fácil, senso exagerado de empatia, sensação de estranheza, são alguns dos sintomas.

Quais as principais alterações fisiológicas na gravidez?

As principais alterações hemodinâmicas que ocorrem no decorrer da gravidez são aumento da frequência cardíaca entre 10 e 15 batimentos por minuto, aumento do débito cardíaco (com pico entre 20 e 24 semanas), aumento da pressão venosa.

São fatores de risco psicossociais relacionados à depressão maior no puerpério?

Entre os fatores psicossociais que mais apresentam associação aparecem o baixo suporte social, história de doença psiquiátrica, tristeza pós-parto (baby blues), depressão pré-natal, baixa autoestima, sintomas ansiosos no pré-natal, fatores estressores significativos ao longo da vida, gravidez não planejada, tentativa ...

É normal sentir agonia amamentando?

Os sentimentos negativos são desencadeados pela amamentação e o motivo pelo qual isso acontece não é conhecido. Condições relacionadas a estresse, dor mamilar, como pega incorreta ou frênulo lingual, ou mudanças hormonais, como o período menstrual, podem estar relacionadas ao aparecimento dos sintomas.

É normal sentir angústia ao amamentar?

Uma queda no nível de dopamina, hormônio do bem-estar, durante a amamentação, pode levar algumas mães a experimentarem sentimentos extremos de desespero e, em muitos casos, a um diagnóstico de depressão pós-parto. No entanto, uma síndrome, descoberta recentemente, pode ser a causa mais provável.

Quando a mãe não quer mais amamentar?

O que a mãe deve fazer caso não consiga amamentar? A primeira orientação é buscar ajuda junto ao seu médico, pediatra ou a unidade onde teve o seu filho. Caso não consiga nenhum auxílio, a mulher pode procurar um Banco de Leite Humano (BLH).

Como descansar no puerpério?

Confira algumas maneiras de você conseguir descansar e restaurar suas forças durante o puerpério.
  1. Organize sua alimentação. ...
  2. Peça para os parentes e amigos ligarem antes de visitá-la. ...
  3. Durma quando seu bebê dormir. ...
  4. Aceite ajuda. ...
  5. Crie um ambiente de descanso. ...
  6. Encontre posições confortáveis para amamentar.

O que é tristeza puerperal?

Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues:

É um estado mais leve causado pelas mudanças hormonais que ocorrem nesta fase. A mulher pode apresentar choro fácil, se sentir triste e irritada, e esses sintomas podem se intercalar com momentos de alegria e satisfação.

Quanto tempo leva para os órgãos da mulher voltarem ao normal após o parto?

Em torno de dois meses após o parto (normal ou cesário) o útero volta ao seu tamanho normal dentro da pelve, independente do uso de cintas ou faixas. Porém muitas modificações do corpo da mulher podem demorar mais tempo para regredir ou mesmo mudanças definitivas podem ocorrer.

Como fica os órgãos depois do parto?

Órgãos mudam de lugar durante a gestação e vão voltando aos poucos no puerpério. O corpo simbiótico da mulher fica latente, por conta da íntima relação com o bebê. A prolactina, hormônio que está ligado ao processo de amamentação, amolece os tecidos e o corpo fica mais gelatinoso.

Quando a vida volta ao normal depois do nascimento do bebê?

Esse período inicial da vida pós-gestacional começa com o nascimento da criança e dura aproximadamente 42 dias (seis semanas).

Artigo anterior
Que país tem a bandeira toda verde?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura um ciclo de esterilização?