O que significa presença de exsudato?

Perguntado por: Martinho Enzo de Lima  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

O termo “exsudato” tem origem do latim e significa “suar”. A exsudação é uma etapa natural da cicatrização, sendo que o líquido expelido é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. Pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.

O que pode causar exsudato?

As causas mais frequentes do derrames exsudativos são pneumonia, câncer, embolia pulmonar e tuberculose. A avaliação requer exames de imagem (geralmente radiografia e ultrassonografia torácicas) para confirmar a presença de líquido e a análise do líquido pleural a fim de ajudar a determinar a causa.

O que quer dizer presença de exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Quais são os tipos de exsudato?

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

O que é um líquido exsudato?

Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.

Exsudato: O que é e como identificar! #feridasecurativos #enfermagem

16 questões relacionadas encontradas

Como curar exsudato?

Quando o machucado gera muito exsudato é preciso fazer uso de coberturas absorventes, capazes de drenar a quantidade de líquido extra. Por vezes, também é necessário proteger a pele do excesso de fluido com cremes ou mesmo sprays barreira, que formam uma película protetora, ajudando a preservar a pele.

Como acabar com o exsudato?

Á 1- Higienize a ferida com solução fisiológica. 2- Secar suavemente a pele ao redor da lesão. 3- Remover o excesso de exsudato e tecido desvitalizados, quando necessário. 4- Escolher o tamanho que melhor se adapte se necessário, evitando ultrapassar as bordas da lesão.

Qual a cor da ferida com exsudato?

A cor amarela representa o pus (exsudato purulento) no interior da ferida. Apresenta textura espessa, em geral odor, e a coloração varia de esverdeada até amarelo-escura.

O que significa exsudato na medicina?

O termo “exsudato” tem origem do latim e significa “suar”. A exsudação é uma etapa natural da cicatrização, sendo que o líquido expelido é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. Pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.

O que significa exsudação na medicina?

Os fluidos presentes nas feridas (chamados de exsudato) são característicos da fase aguda do processo de cicatrização. Esses líquidos provêm dos vasos sanguíneos e linfáticos, eliminam resíduos celulares e bactérias, e criam um ambiente favorável para o sistema imunológico.

Quando ocorre o exsudato?

Quando uma ferida está cicatrizando, o exsudato contribui para a cicatrização e mantém um ambiente úmido na ferida. Esse fluido vem dos vasos sanguíneos e linfáticos, arrasta os resíduos celulares e as bactérias, e cria um ambiente propício para o sistema imunológico.

O que é exsudato exemplos?

Exsudato (do latim exsūdāre significa fluir pra fora) se refere a saída de líquidos orgânicos através das paredes e membranas celulares, tanto de animais quanto de plantas, por lesão ou por inflamação. No caso de exsudação sanguínea por ferimento há passagem de proteínas do plasma, leucócitos, plaquetas e hemácias.

Como Tratar feridas com exsudato?

Remover exsudato e tecido desvitalizado se necessário, não secar o leito da ferida. Colocar o curativo de carvão ativado sobre a ferida, podendo ser recorta- do para adaptar ao tamanho. PERÍODO DE TROCA O curativo pode permanecer até 7 dias. As trocas ocorrem em média de 3 a 7 dias dependendo da capacidade de adsorção.

Tem que tirar o exsudato?

Em excesso, o exsudato pode causar a maceração, aumentando a lesão e dificultando a cicatrização, por isso, durante o tratamento, os profissionais responsáveis devem estar sempre atentos à quantidade de exsudato que está sendo produzida para que seja possível evitar a falta ou excesso desse líquido.

Pode limpar o exsudato?

As substâncias conhecidas como exsudato, fluido proveniente de uma ferida, que é a resposta do organismo aos danos causados ao tecido da pele também devem ser retirados, junto dos detritos e exotoxinas. Caso essas três substâncias permaneçam, durante a limpeza da ferida, o tempo de cicatrização será maior.

Para que serve o exame de exsudato?

Quando há infecção, ela precisa ser tratada. Por isso, se o resultado do seu exame indica a presença de exsudato neutrofílico e acredita que pode estar sendo causado por uma infecção, consulte um ginecologista ou o médico que pediu o exame, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

O que tem no exsudato?

O que é o Exsudato

Composto por plasma sanguíneo, células inflamatórias, proteínas e outros elementos, o exsudato desempenha um papel multifacetado durante as diferentes fases da cicatrização.

O que é a água que sai da ferida?

Observar a presença de secreção ou exsudação em uma ferida é importante! Em geral, isso é um indicativo positivo de cicatrização. No entanto, quando o exsudato se torna excessivo, pode amolecer as bordas da ferida, prejudicando a cicatrização e proporcionando um ambiente favorável para o crescimento de microrganismos.

Quando a ferida é preocupante?

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Como saber se a ferida está melhorando?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Qual a cor da ferida quando tá sarando?

A ferida vermelha: sinal de cicatrização

O tecido de granulação começa a se formar, o que é fundamental para a regeneração da pele. Esse tecido é rico em colágeno e é responsável por preencher a lesão. A cor vermelha mais clara pode indicar que a cicatrização está quase no fim.

Qual melhor curativo para ferida com exsudato?

Coberturas de alginato são capazes de absorver o exsudato, manter o leito da ferida úmido e podem permanecer no leito da ferida por dias, diminuindo a frequência de troca. As coberturas de alginato são fabricadas em placa (Figura 17) ou fita.

Pode colocar gaze em ferida aberta?

É importante nunca aplicar um curativo sobre a ferida seca e com qualquer tipo de detrito, pois irá prejudicar a cicatrização e a remoção do curativo, quando a troca for necessária. Nunca aplique algodão ou gaze que solte fibras ou fiapos, pois estes irão aderir ao machucado, dificultando sua cicatrização.

Como saber se o ferimento está infeccionado?

Você pode saber se uma ferida está inflamada observando as características e sintomas que ela apresenta. Geralmente, os sinais de inflamação são: dor, vermelhidão, inchaço, sensação de calor e latejamento no local da lesão e áreas ao redor. Esse processo é decorrente de reações do sistema imunológico.

É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?

Quando deixamos de colocar um curativo sobre ela, o que acontece é que o contato com o ar torna o ferimento ressecado, aumentando a dor e desacelerando a cicatrização. Funciona mais ou menos assim: tão logo nos ferimos e começa a sangrar, o corpo entra em ação para estancar o sangramento.

Artigo anterior
Qual patinete ideal para 6 anos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre PEPS e PVPS?