O que significa Pós-datado?

Perguntado por: Victória Inês Leal Torres  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

quer exprimir o ato de pôr data posterior àquela em que o documento ou o escrito se produziu, ou seja, datar o documento ou escrito com data futura".

O que é Pós-datado?

O cheque pós datado, numa linguagem simples, nada mais é senão um cheque preenchido com data posterior àquela em que efetivamente foi emitido, com o objetivo de que sua apresentação e compensação se dêem em data posterior à data em que foi utilizado como pagamento.

O que é um cheque Pós-datado?

Resumindo, é o tempo que resta até o valor em questão não poder mais ser depositado na conta do credor. Esse prazo de validade também é descrito por lei. São seis meses e tem início logo após o prazo de apresentação do cheque, conforme os 30 ou 60 dias, dependendo do local de lançamento, como falamos anteriormente.

Qual é validade jurídica do cheque Pós-datado?

3 A Natureza Jurídica do Cheque Pós-Datado

32 da lei 7.357/85, que regulamenta o cheque. Gladston Mamede29, explica que a pós-datação do cheque, isto é, a emissão com data posterior, é ato jurídico válido, apenas não tem o poder de impedir o pagamento do cheque se há apresentação em data anterior á constante no titulo.

Qual o significado de título Pós-datado por qual razão a expressão pré datada seria equivocada justifique?

Embora usual, a expressão "pré-datado" é juridicamente incorreta. Trata-se de um modismo. Por esta razão, correto dizer que o cheque emitido para pagamento em data posterior denomina-se "cheque pós-datado" e não "pré-datado" como usualmente praticado.

Cheque pré-datado (ou pós-datado)

16 questões relacionadas encontradas

O que é Pré-datado?

É um cheque comum com uma data futura preenchida. O cheque pré-datado é quando você deseja comprar a prazo e coloca, na parte de baixo da folha, a data que você deseja que o valor seja compensado.

O que diz a Súmula 370 do STJ?

O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

É possível a emissão de cheque Pós-datado segundo a Lei?

Cheque “pós-datado” é uma convenção entre o emitente e o tomador, pactuando o dia do pagamento do cheque. A vigente Lei brasileira (7.357/85) admite expressamente a existência dessa modalidade e, portanto, sua validade como Título de Crédito.

Como é feita a contagem do prazo prescricional do cheque Pós-datado?

O termo inicial de contagem do prazo prescricional da ação de execução do cheque pelo beneficiário é de 6 (seis) meses, prevalecendo, para fins de contagem do prazo prescricional de cheque pós-datado, a data nele regularmente consignada, ou seja, aquela oposta no espaço reservado para a data de emissão.

O que é cheque pré ou pós-datado?

1) Um leitor indaga se um cheque dado hoje, com data futura e para ser cobrado depois, é pré-datado ou pós-datado. 2) Maria Helena Diniz assim faz a distinção: I) Pré-datar é lançar data com antecipação; II) Pós-datar é colocar uma data futura para que só nela o documento seja apresentado.

Quais são os tipos de cheques?

Tipo de Cheques
  • Cheque ao portador. É um cheque em que não é mencionada qualquer pessoa ou entidade beneficiária, pelo que é pagável ao apresentante.
  • Cheque nominativo. É um cheque em que é mencionado um determinado beneficiário.
  • Cheque Cruzado.

O que é o que é CCF?

O Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) é um banco de dados que contém os nomes de pessoas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para o pagamento.

O que acontece quando um cheque prescreve?

PRAZO PRESCRICIONAL DE CINCO ANOS (QUINQUENAL - ART. 206, § 5.º, DO CCB).

É legítima a apresentação antecipada de cheque Pós-datado?

Via de regra, a apresentação antecipada do cheque pós-datado gera para o emitente uma série de prejuízos. Isso ocorre porque normalmente o cheque que foi emitido nessa condição não possui fundos disponíveis no momento da emissão, a fim de que seja pago o seu valor representativo ao portador.

Como funciona o cheque à vista?

O cheque é considerado um pagamento à vista porque deve ser pago no momento em que é apresentado ao banco pelo beneficiário do dinheiro. Isso vale mesmo se o cheque for pré-datado, ou seja, se indicar uma data posterior.

Qual é o prazo para apresentação do cheque?

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, e o mesmo deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior.

O que se entende por cheque Pós-datado o cheque Pós-datado altera a contagem do prazo prescricional explique detalhadamente?

O cheque, mesmo que "pós-datado", por ser um título de crédito que traduz uma ordem de pagamento à vista ao sacado, só se torna exigível através da ação de execução caso não seja compensado, apesar de apresentado a pagamento no prazo de 30 dias, se emitido no lugar onde houver de ser pago, ou de 60 dias, quando emitido ...

Qual o prazo prescricional do cheque Pré-datado quando apresentado antes da data?

Cheque pré-datado prazo prescricional de seis meses.

O que é o cheque prescrito?

A Lei 7.357/85, mais conhecida como “lei do cheque”, prevê alternativas para o recebimento de cheques que estão “prescritos”, ou seja, que não podem ser apresentados ao banco e nem executados diretamente em juízo.

Quais os efeitos da emissão de um cheque Pós-datado ou pré datado do ponto de vista cambial e contratual?

“O cheque pós-datado é importante instrumento de concessão de crédito ao consumidor. Embora a pós-datação não produza efeitos perante o banco sacado, na hipótese de apresentação para liquidação, ela representa um acordo entre tomador e emitente. A apresentação precipitada do cheque significa descumprimento do acordo”.

É ilegal a emissão de cheque Pós-datado que não gera qualquer efeito jurídico ao emitente ou ao beneficiário?

é ilegal a emissão de cheque pós-datado, que não gera qualquer efeito jurídico ao emitente ou ao beneficiário. embora a pós-datação não produza efeito cambial, pode gerar efeitos reparatórios civis se a data futura não foi obedecida pelo beneficiário, por lesão à boa- fé objetiva.

O que é um cheque cruzado?

O cheque é uma forma de pagamento à vista em que o dinheiro pode ser retirado por saque ou depósito em conta. Mas, ao cruzar o cheque, você decide que a única forma de fazer o pagamento será por depósito em conta corrente. Dessa forma, você evita que esse dinheiro possa ser roubado ou que seja usado por outra pessoa.

É entendimento sumulado do STJ que a apresentação antecipada do cheque Pré-datado causa dano moral por quebra do acordo entre partes e ofensa à Boa-fé objetiva?

O cheque é pago na data da apresentação ao banco, independente da data prevista no documento cambial. Nesse caso, aquele que antecipa a apresentação do título de crédito viola a boa-fé objetiva do contrato (STJ, súmula 370), não necessita se comprovar o dano moral, ele é presumido. STJ, súmula 370.

Quais são os elementos essenciais do cheque?

São eles:
  • a) a denominação “cheque” inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido;
  • b) a ordem incondicional de pagar quantia determinada;
  • c) o nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado);
  • d) a indicação do lugar de pagamento;

Qual é a natureza do cheque?

No aspecto legal, o cheque também é considerado título de crédito pelo Banco Central do Brasil. E o atual Código de Processo Civil estabelece que o cheque tem natureza de título executivo extrajudicial.

Artigo anterior
Qual o nome do Freddy do Fnaf 2?
Artigo seguinte
Quem trabalha à noite qual a carga horária?