O que significa plano referência?
Perguntado por: Vasco Torres de Sousa | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)
O que é plano de saúde referência? Como o próprio nome já sugere, esse, sem dúvidas, é um plano de segmentação assistencial considerado referência em atendimento e cobertura. Ele é tido como o plano padrão entre todos os planos de saúde oferecidos. O plano de saúde referência foi instituído pela Lei nº9656/98, art.
O que é plano referência?
Instituído pela Lei nº 9.656/98, o plano Referência engloba assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria. Sua cobertura mínima também foi estabelecida pela Lei, devendo o atendimento de urgência e emergência ser integral após as 24 horas da sua contratação.
Quais as principais características do plano referência?
Além das coberturas previstas as Condições Gerais do Contrato, a cobertura assistencial de que trata o Plano Referência Basic, compreenderá todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e os atendimentos de urgência e emergência, na forma estabelecida no artigo 10 da Lei nº 9656/98.
O que cobre o plano ambulatorial Unimed?
Plano Ambulatorial:
- Garante a prestação de serviços com cobertura assistencial médico ambulatorial, que compreende consultas médicas em clínicas básicas e especializadas, apoio diagnóstico, tratamento e demais procedimentos ambulatoriais determinados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e em contrato.
O que cobre planos ambulatorial e hospitalar?
O que cada um oferece
No plano ambulatorial, são previstas as consultas médicas, exames e tratamentos sem internação. Esses atendimentos são realizados em clínicas e consultórios. Já no plano hospitalar, é prevista a internação hospitalar, com UTI, medicamentos, exames e outros procedimentos necessários.
O QUE É PLANO DE REFERÊNCIA ?
O que significa cobertura ambulatorial?
Planos de saúde ambulatoriais cobrem consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência limitados a internações de 12 horas. Já os planos hospitalares cobrem apenas as internações e procedimentos hospitalares. Para uma proteção completa, o ideal é sempre contratar um plano de saúde com ambas as coberturas.
Qual a cobertura de um plano hospitalar?
O plano garante a cobertura médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, além de acomodação em enfermaria. O beneficiário terá cobertura de atendimento de urgência e emergência 24 horas depois de sua contratação, garantido pela Lei nº 9.656/98.
Quais os procedimentos que a Unimed cobre?
- Cirurgias não éticas ou ilegais, como a realização de um aborto sem necessidade médica;
- Cirurgia para mudança de sexo;
- Procedimentos cirúrgicos, sejam eles pré ou pós operatórios, relacionados a transplantes de órgãos, exceto no caso de transplantes de rins ou córneas.
O que é um procedimento ambulatorial?
Atendimento Ambulatorial resume na realização de curativos, pequenas cirurgias, primeiros socorros e outros procedimentos que dispensam estruturas e recursos mais complexos para a execução.
Quais os tipos de planos da Unimed?
- Plano Básico: com acomodação em enfermaria e rede credenciada básica;
- Plano Especial: com acomodação em apartamento e acesso a uma rede credenciada mais completa;
- Plano Master: com hospitais e laboratórios adicionais à rede básica e especial.
O que é segmentação no plano de saúde?
O que é a segmentação de um plano de saúde? Sendo direto ao ponto, segmentação pode ser definida como a amplitude da cobertura assistencial de um contrato de plano de saúde e é dividida nas seguintes categorias: Plano Referência. Ambulatorial.
O que é segmentação assistencial do plano?
Planos de saúde atendem conforme seu segmento: ambulatorial, hospitalar, odontológico. À essa divisão, dá-se o nome de segmentação assistencial. Para contratar o melhor serviço, é fundamental conhecer essa segmentação. Assim, você pode escolher aquela que melhor atende às suas necessidades.
O que cobre um plano ambulatorial hospitalar com obstetrícia?
Cobertura ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia: cobre consultas, exames, terapias, internação e parto. Cobertura hospitalar sem obstetrícia: garante internação hospitalar, sem direito a parto. Cobertura referência: engloba assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria.
O que é plano hospitalar sem obstetrícia?
O plano de saúde sem cobertura obstétrica é aquele que não garante a cobertura ao parto, apenas consultas e exames de rotina e atendimentos hospitalares.
Como saber se o plano e enfermaria ou apartamento?
A maior diferença entre as duas acomodações é que, na enfermaria (também conhecida como acomodação coletiva), você dividirá o espaço com um ou dois pacientes, dependendo do caso. Já no apartamento, conhecido também como acomodação individual, o espaço será apenas para o seu uso exclusivo.
Quais são os exames ambulatoriais?
Os exames ambulatoriais são aqueles realizados com pacientes que não estão internados no Hospital e necessitam de agendamento prévio: O médico pode agendar o exame, porém são necessárias a solicitação médica, cópia da carteirinha do convênio e documento do paciente.
O que é autorização de procedimento ambulatorial?
É o instrumento para solicitação/autorização de procedimentos ambulatoriais em estabelecimento de saúde com atendimento ambulatorial (públicos, federais, estaduais, municipais, privados com ou sem fins lucrativos) integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS.
Qual a diferença entre cirurgia e procedimentos?
A cirurgia é o termo usado tradicionalmente para descrever procedimentos (chamados procedimentos cirúrgicos) que envolvem o corte ou a sutura manual de tecidos para tratar doenças, lesões ou deformidades. No entanto, os avanços nas técnicas cirúrgicas tornaram a definição mais complicada.
Como saber o que meu plano de saúde cobre?
Para descobrir qual é a cobertura a que você tem direito, além das obrigatórias, basta consultar o contrato de prestação de serviços ou o próprio site da operadora. Dessa forma, será possível avaliar se o convênio supre as suas necessidades ou se é preciso optar por outro.
Em quais casos a Unimed cobre abdominoplastia?
Essa pele excedente, quando em contato com a pele de outras partes do corpo, pode formar dermatites de contato, devido o atrito e o suor, promovendo feridas e a proliferação de bactérias, e infecções cutâneas. Nesses casos, a Unimed cobre cirurgia plástica abdominoplastia, pois, se trata de uma questão de saúde.
Como funciona seguro hospitalar?
A cobertura de diárias por internação hospitalar nada mais é do que um benefício que pode fazer parte de um seguro de vida. O principal objetivo dessa cobertura é pagar uma indenização ao segurado durante o período em que ele precisar ficar internado em um hospital ou UTI (opcional adicional).
Como funciona o plano SulAmérica hospitalar?
A modalidade Hospitalar SulAmérica agora conta com a opção de Coparticipação em atendimento de pronto socorro. Ela pode ser aplicada em todos os planos SulAmérica, a partir do Exato. E o melhor: o desconto pode chegar em até 55%*.
O que é seguro hospitalar?
O segurado do seguro hospitalar possui coberturas exclusivas em casos de urgências e emergências, consultas obstétricas (pré-natal), exames para acompanhamento de pré-natal, além de internações hospitalares, clínicas, cirúrgicas, psiquiátricas, entre outras.
O que significa acomodação ambulatorial?
Nesse tipo de acomodação, o paciente fica internado no mesmo quarto que outras pessoas. Normalmente, são 2 a 4 leitos destinados para indivíduos do mesmo gênero, com o propósito de que outras pessoas não fiquem constrangidas.
Como saber se o plano cobre obstetrícia?
Segmentação Hospitalar Com obstetrícia
Exames, tratamentos, consultas médicas e parto são cobertos por esse tipo de segmentação assistencial. Contratando um plano Hospitalar Com Obstetrícia, a mãe também garante cobertura para a saúde do seu bebê por até 30 dias após o nascimento.
Porque o brinco fica preto na orelha?
O que é lente 167?