O que significa pagamento adicional?

Perguntado por: Violeta Luísa de Tavares  |  Última atualização: 11. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (71 avaliações)

O adicional na folha de pagamento é uma parcela acrescida ao salário relacionada a uma condição especial, geralmente ocasional e transitória, em que o trabalho é prestado, ou a uma situação especial em que se encontre o empregado. Existem diferentes tipos, atrelados a situações ou condições variadas.

O que é o pagamento adicional?

Os adicionais na folha de pagamento podem ser definidos como acréscimos no salário do colaborador que pode ocorrer de forma transitória, ocasional ou recorrente.

Quais são os tipos de adicionais?

Vejamos os tipos de Adicionais Salariais:
  • Hora Extra: 50% ou 100% de acréscimo. ...
  • Noturno: 20% de acréscimo. ...
  • Periculosidade: 30%, atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador ao perigo.
  • Insalubridade: 10%, 20% ou 40% de acréscimo. ...
  • Transferência: 25% de acréscimo.

O que é e como é pago o adicional de transferência?

Tempo de Leitura: 10 minutos O adicional de transferência tem natureza salarial e é pago pela empresa quando, por demanda de trabalho, um funcionário muda de domicílio provisoriamente. O valor mínimo corresponde a 25% do salário do trabalhador.

O que é folha adicional?

Os adicionais em folha de pagamento são divididos em duas categorias: os proventos e os descontos. O primeiro grupo engloba os valores concedidos ao trabalhador, enquanto o segundo diz respeito aos valores subtraídos.

Saiba quando você tem direito a receber o adicional de insalubridade.

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os adicionais na folha de pagamento?

O adicional é de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

Quanto é o adicional de função?

Como calcular a indenização por acúmulo de função? No geral, a Lei 6.615/78 é usada como base para o cálculo do acúmulo de função. Nesses casos, usa-se um acréscimo que varia entre 10% e 40% do salário.

Quando deve ser pago o adicional de transferência?

Ou seja, só é devido o adicional aos empregados que forem transferidos de sua localidade de residência provisoriamente. Quando a transferência é definitiva a empresa não paga os 25% a mais; todavia, é obrigada a arcar com o pagamento das despesas que forem resultantes da mudança do empregado (ida e volta).

Quando devo pagar adicional de transferência?

Quando é devido o adicional de transferência?
  1. Se o funcionário não tiver que mudar de domicílio, para ir ao novo ambiente de trabalho;
  2. Se estivermos falando de uma transferência definitiva.

Quanto tempo dura o adicional de transferência?

Em alguns julgados, o Tribunal Superior do Trabalho entendeu devido o adicional de transferência para empregados que permaneceram transferidos por 2 (dois) anos. Porém, importante ressaltar que mais importante que o tempo de transferência é a provisoriedade das atividades exercidas pelo empregado transferido.

Como funciona o adicional de transferência?

O adicional de transferência representa um acréscimo mínimo de 25% no salário do colaborador que precisa mudar seu local de trabalho. Seu pagamento só se dá nos casos onde a mudança tem caráter provisório, portanto, com previsão para ser revertida e o trabalhador voltar ao seu posto original.

Quais são os adicionais de trabalho?

As horas extras e de sobreviso são os exemplos mais conhecidos de adicionais. Outras situações, porém, também justificam o pagamento da complementação e, dessas, as mais comuns são o trabalho perigoso, o insalubre e o noturno.

O que pode ser descontado em folha de pagamento?

Os descontos em folha de pagamento são todos os valores deduzidos do salário bruto do colaborador CLT. Eles podem ser facultativos ou obrigatórios.

Quais são as formas de pagamento?

9 formas de pagamento online e offline
  • Dinheiro. O dinheiro ainda segue sendo uma forma de pagamento usual no dia a dia dos brasileiros. ...
  • Boleto bancário. ...
  • Carnês. ...
  • Pix. ...
  • Cartão de crédito. ...
  • Cartão de débito. ...
  • Pagamento por aproximação. ...
  • Transferência bancária.

O que é um desconto adicional?

O Desconto Adicional concede uma redução no valor da parcela referente à mensalidade do plano, por isso é necessário adicioná-lo antes de gerar o financeiro.

Como é pago o adicional por tempo de serviço?

A progressão salarial com base no anuênio, biênio ou quinquênio levanta a questão de como esse sistema funciona. Geralmente, a referência para calcular o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) é 1% do salário do colaborador por ano, também conhecido como anuênio.

O que acontece se o funcionário se recusar a ser transferido?

No caso de o empregado recusar a transferência, a empresa poderá rescindir o contrato de trabalho, não sendo devida nenhuma indenização pelo período da estabilidade, já que o fechamento do estabelecimento é considerado como de ordem técnica, econômica ou financeira que justifica a despedida de membro da CIPA, devendo ...

O que é o adicional noturno?

Adicional noturno é um acréscimo de até 20% na hora trabalhada para todos os colaboradores em jornada noturna. Previsto na CLT desde 1943, o adicional noturno é obrigatório para trabalhadores do turno das 22h até 5h da manhã.

Sou obrigado a aceitar transferência na empresa?

Se eu não aceitar posso levar justa causa ? Em regra, a Transferência, assim como qualquer alteração no contrato de trabalho, precisa da concordância do empregado para ser feita, além disso, a transferência não pode ser prejudicial a ele.

Quem paga a mudança do empregado?

Ao mesmo tempo, o Artigo 468 garante à empresa mais segurança para fazer mudanças no contrato e formalizar a transferência do trabalhador. Já o Artigo 470 determina que as despesas resultantes da transferência do empregado devem ser pagas pelo empregador.

O que é o adicional de transferência Segundo o artigo 469 da CLT?

ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA

O empregador que transferir o empregado para localidade diversa da que resultar o contrato, deverá efetuar um pagamento suplementar de no mínimo 25% do salário percebido na localidade da qual foi transferido, enquanto durar a situação.

Quanto tempo a empresa tem para mudar o cargo do funcionário?

A verdade é que não existe um prazo legal definido quanto ao momento em que a empresa deve atualizar uma mudança de cargo na CTPS. Portanto, se você foi promovido, mas essa promoção não foi registrada em carteira, isso não necessariamente significa que a empresa esteja irregular.

Como se calcula adicional?

O cálculo do adicional noturno por hora pode ser feito a partir da divisão do salário base pelas horas trabalhadas ao mês. Assim, basta dividir o valor do seu salário pela carga horária, descobrir o valor pago por hora e somar 20%.

Qual a porcentagem do adicional?

Na jornada de trabalho normal, o adicional equivale a 20% do valor da hora trabalhada. Assim, além deste percentual, é preciso lembrar o cálculo do fator de redução. Afinal, cada hora noturna equivale a 52 minutos e 30 segundos.

Qual o valor a ser pago por desvio de função?

De acordo com a CLT, se um trabalhador for desviado de sua função contratual, isto é, for solicitado a desempenhar atividades não previstas em seu contrato, o empregado tem direito a receber o valor correspondente à sua remuneração habitual.

Artigo anterior
Quem vai depor contra Oliver Queen?
Artigo seguinte
Quem é o fabricante do pneu Dunlop?