O que significa oferecimento de contrarrazões?

Perguntado por: Mara Érica Cruz de Antunes  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (74 avaliações)

Contrarrazões - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)
É a resposta ofertada pela parte contrária àquela que interpôs recurso. Visa combater as alegações invocadas pela outra parte, com apresentação de novos argumentos que fundamentem sua defesa.

O que acontece após as contrarrazões?

Após a juntada de todas as razões e contrarrazões de apelação, os autos devem ser remetidos ao tribunal responsável pelo julgamento do recurso. Note que o juízo de admissibilidade (avaliação se o recurso cumpre todos os preceitos e requisitos exigidos pela lei) será realizado só no tribunal.

Quanto tempo demora o processo depois da apresentação das contrarrazões?

O Prazo das Contrarrazões à apelação é de 15 dias úteis no Novo CPC, conforme o art. 1010: “Art. 1.010, § 1º: O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.

O que acontece se eu não apresentar contrarrazões?

1º) Remunerar o trabalho do advogado que terá que atuar também na fase de recurso; 2º) Desestimular a interposição de recursos, considerando que, agora, se eles forem improvidos, o recorrente terá que pagar honorários advocatícios, o que não existia antes.

O que se pode alegar nas Contrarrazoes?

Contrarrazão pode ser conceituado como o instrumento legal, de ordem processual, que visa contrariar, refutar, combater as razões do recurso, apresentadas pela parte contrária. As contrarrazões estão relacionadas ao recurso de apelação, recurso ordinário, recurso especial e o extraordinário.

Juntada De Petição De Contrarrazões O Que Significa | Duarte Moral Advogados

34 questões relacionadas encontradas

O que pode ser alegado em preliminar de contrarrazões?

1.009, parágrafo 1º, do Novo CPC. (2) Devem ser suscitadas na preliminar de apelação ou nas contrarrazões, todas as questões resolvidas na fase de conhecimento cuja decisão a respeito não comportasse agravo de instrumento e, dessa forma, não tenham sido cobertas pela preclusão.

Pode pedir reforma de sentença em contrarrazões?

PEDIDO DE REFORMA DA SENTENÇA EM CONTRARRAZÕES. IMPOSSIBILIDADE. 1. As Contrarrazões não são instrumentos aptos à reforma da sentença.

Pode fazer sustentação oral sem apresentar contrarrazões?

Advogado tem direito a sustentação oral em TRT mesmo sem inscrição prévia - TST.

Precisa de advogado para apresentar contrarrazões no Juizado?

“§ 2º No recurso, as partes serão obrigatoriamente representadas por advogado”. Assim, mesmo que a parte esteja se representando na causa ajuizada em Juizado Especial, é necessário que o mesmo contrate um advogado para lhe representar caso tenha interesse em apresentar o recurso contra uma sentença.

Qual o prazo para contrarrazões no Juizado Especial?

9.099/95: O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente. O prazo para apresentar contrarrazões também é de 10 dias, nos termos do art.

O que vem depois das contrarrazões trabalhista?

Depois de juntados o recurso de apelação, as contrarrazões e a possível resposta às contrarrazões, deverá o juiz remeter os autos ao Tribunal competente. ... Recebidos os autos no Tribunal competente, tem-se o sorteio do relator. 7. Se for o caso de decisão monocrática, o relator julgará, sozinho, o recurso de apelação.

O que significa juntada a petição de contrarrazões contrarrazões?

é que alguém propôs uma resposta sobre um processo a um recurso ordinário ou de recurso de revista.

Quanto tempo demora para o desembargador julga o processo?

São Paulo – Em média, a Justiça estadual do Brasil leva 4 anos e 4 meses para proferir a sentença de um processo em 1ª instância. É o que revela o relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, pela primeira vez, mapeou o tempo de tramitação dos processos nos tribunais de todo o país.

Quem é recorrente e recorrido nas Contrarrazoes?

Recorrente - Novo CPC (Lei n° 13.105/15)

É aquele que interpõe recurso, judicial ou administrativo, para impugnar uma decisão proferida. É a pessoa que recorre de uma sentença judicial ou de uma decisão administrativa que lhe foi desfavorável.

É necessário apresentar contrarrazões?

Recentemente, mantendo entendimento no sentido de que basta a intimação da defesa para a apresentação das contrarrazões recursais, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu o seguinte: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS.

Quanto tempo demora para sair o resultado da apelação?

O recurso de Apelação tem prazo processual de 15 dias úteis, a partir da publicação da sentença. O prazo de Apelação, assim como a maioria dos recursos cíveis, é regulada art. 1003, §5º do CPC, dispositivo geral sobre prazos processuais dos recursos disponíveis no CPC.

Como fazer contrarrazões de recurso inominado?

De acordo com o disposto no art. 42, § 2º, da Lei nº 9.099/95, o Recurso Inominado deverá ser respondido no prazo de 10 dias a contar da intimação do recorrido. Desta forma, as contrarrazões são tempestivas. Inicialmente, sob as penas da Lei, e de acordo com o disposto no art.

Quais são os recursos cabíveis no Juizado Especial Cível?

Recurso inominado é uma espécie recursal exclusiva, atualmente, dos Juizados Especiais, e tem a função de discutir sentença proferida no âmbito dos juizados especiais, estaduais ou federais.

Quais recursos cabem no Juizado Especial?

Afinal quais são os recursos cabíveis nos Juizados Especiais Federais?
  • Recurso de medida cautelar, também chamado de recurso sumário ou recurso contra decisão de tutela de urgência.
  • Embargos de Declaração.
  • Recurso Inominado.
  • Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas.
  • Recurso Extraordinário.

Quando fazer sustentação oral no tribunal?

Apesar de não ser obrigatória, a sustentação oral deve ser realizada sempre que possível, pois é de extrema importância para o julgamento da causa, sendo, no mais das vezes, a última possibilidade que existe para que sejam levantados argumentos relacionados com o mérito da causa (como ocorre, por exemplo, na apelação ...

Quando é possível fazer sustentação oral?

Como regra, não cabe sustentação oral em agravo interno. Todavia, o art. 937, § 3º, prevê que “nos processos de competência originária previstos no inciso VI (ação rescisória, mandado de segurança e reclamação), caberá sustentação oral no agravo interno interposto contra decisão de relator que os extinga”.

Quando posso fazer sustentação oral?

Nos termos do Novo CPC, a sustentação oral é cabível sempre depois da descrição do caso apresentada pelo Relator, e pode ser realizada tanto pela parte que recorre, quanto pela parte que é recorrida. O tempo de duração concedido ao advogado é sempre de quinze minutos.

Pode fazer pedido em contrarrazões de apelação?

IMPOSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE PEDIDOS EM CONTRARRAZÕES. As contrarrazões não podem ser utilizadas como instrumento apto para pedido de reforma da sentença, uma vez que meio totalmente inadequado e desprovido de amparo legal.

O que pode ser alegado em apelação?

As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. Pode acontecer de a parte deixar de suscitar determinada questão de fato no curso do processo.

Pode alegar preliminar na apelação?

Questões preliminares e de mérito na apelação devem ser votadas em separado, sob pena de nulidade. ​​No julgamento de apelação, o tribunal deve colher em separado os votos sobre as questões preliminares, garantindo ao magistrado vencido na análise de preliminar que possa votar sobre a matéria de mérito.

Artigo anterior
Qual o estado mais evoluído do Brasil?
Artigo seguinte
Qual a mensagem principal do livro de Eclesiastes?