O que significa o termo quiral?

Perguntado por: Doriana Vanessa Henriques  |  Última atualização: 19. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.

O que significa a palavra quiral?

Sempre que uma coisa não pode ser sobreposta à sua imagem espelhada, a gente chama isso de "quiral". Então esse desenho da mão é um exemplo de um objeto quiral, porque ele não pode ser sobreposto à imagem espelhada. Inclusive a palavra quiral vem do grego e significa mão.

O que é um fármaco quiral?

Alguns desses fármacos são qui- rais ou têm quiralidade, ou seja, têm em sua estrutura um ou mais átomos (na maioria das vezes carbono) que têm a sua orientação tridimensional muito bem definida.

Qual a origem da palavra quiral?

Curiosamente, a palavra “quiral” deriva do grego “khéir”, que significa “mão”.

Quando uma molécula é quiral?

As condições para que um átomo seja considerado quiral são possuir apenas ligações simples e ter quatro ligantes diferentes: Os carbonos 1 e 5 possuem dupla ligação, logo, não são quirais. O carbono 2 forma apenas ligações simples e possui quatros ligantes diferentes, logo, é centro quiral ou assimétrico.

Classificações do Carbono (PARTE 02): CARBONO QUIRAL

44 questões relacionadas encontradas

O que é uma estrutura quiral?

Substâncias aquirais são inativas, ou seja, não desviam o plano da luz plano-polarizada. Substâncias quirais podem ser ativas. Para isto, a amostra deve conter um enantiômero em excesso. Enantiômeros causam o desvio de mesma magnitude, mas em direções opostas, por isto uma mistura racêmica é inativa.

Como saber se é quiral ou Aquiral?

➢ Molécula QUIRAL: NÃO é sobreponível à sua imagem especular. ➢ Molécula AQUIRAL: é sobreponível à sua imagem especular. apresentam um átomo tetraédrico com quatro grupos diferentes ligados a ele.

O que é quiralidade exemplos?

A quiralidade é um conceito importante para estereoquímica e bioquímica. A maioria das substâncias relevantes para a biologia são quirais, como carboidratos ( açúcares, amido e celulose ), os aminoácidos que são os blocos de construção das proteínas e os ácidos nucleicos.

O que é carbono quiral exemplo?

Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.

O que é quiralidade e por que é importante?

Quiralidade é uma propriedade da matéria, ocorre quando temos dois objetos idênticos que colocados frente a frente um é imagem especular do outro (como se olhasse em um espelho), mas quando tentamos sobrepô-los, não é possível. Temos um ótimo exemplo em nosso corpo, nossas mãos!

Quais são os fármacos quirais?

Aminoácidos, hidratos de carbono, desoxirribose e ribose são quirais e entidades fundamentais na formação das proteínas, glicoproteínas, ácido desoxirribonucleico (ADN) e ácido ribonucleico (ARN), respectivamente.

Qual o carbono quiral?

Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. Ele é fundamental para identificar a isomeria óptica e o número de isômeros que podem ser formados. Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes.

Quais são os aminoácidos quirais?

Treonina e isoleucina têm 2 C quirais, ou seja (4 formas possíveis de estereoisômeros!)

Como identificar um centro quiral?

Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.

Quantos carbonos quirais tem a glicose?

Para trabalharmos os conceitos de anômero e mutarrotação, utilizaremos como exemplo a glicose, que é uma aldo-hexose. Essa molécula apresenta quatro centros quirais, e, por consequência, é uma molécula opticamente ativa, possuindo dois enantiômeros, a D- glicose e a L-glicose.

Qual o único aminoácido que não possui centro quiral?

O único aminoácido que não apresenta composto quiral é a GLICINA, pois apresenta três radicais diferentes (N2H, COOH, H, H), havendo dois radicais hidrogênio. FELTRE, Ricardo, Química Orgânica, Ed.

Qual a importância da quiralidade na ação dos fármacos?

QUIRALIDADE, METABOLISMO E FARMACOCINÉTICA

Muitos são os caminhos percorridos por um medicamento até sua completa eliminação do organismo. Contudo, este fármaco (quiral ou não) pode ser conduzido ao sítio de ação por diferentes meios de transporte e ser metabolizado por diversos mecanismos.

Porque o carbono alfa do AA é denominado de quiral?

Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir, que significa mão.

Qual é a configuração dos aminoácidos quirais?

Os aminoácidos das proteínas possuem todos a configuração L. A quiralidade (ou assimetria) do carbono confere aos aminoácidos atividade óptica (com excepção da glicina que tem só dois protões no carbono alfa, pelo que não existe carbono assimétrico).

O que é uma inversão quiral?

O fenômeno da “inversão quiral” que ocorre com os anal- gésicos antiinflamatórios não esteroidais (AINES) arilpropiônicos ou o fato de alguns fármacos apresentarem estreita janela terapêu- tica, são alguns destes fatores que justificativam a comercializa- ção destas misturas de estereoisômeros.

O que é carbono quiral ou centro quiral?

E o último conceito é o conceito de quiral, ou centro de quiralidade, que seria "um carbono tetraédrico (por hibridização sp3) que possui quatro grupos diferentes." Vamos usar esta imagem aqui. Aqui a gente tem um carbono tetraédrico, que possui ligação com quatro grupos diferentes.

Quem descobriu a quiralidade?

As chamadas moléculas quirais foram descobertas por Pasteur.

O que é um carbono quiral ou assimétrico?

É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado. Ele é geralmente representado por C* .

O que vem a ser tautomeria?

A tautomeria consiste numa forma de isomeria estrutural na qual duas formas moleculares (tautómeros) que diferem entre si pela posição de um determinado grupo existem em equilíbrio e podem interconverter-se de forma reversível, na maior parte dos casos por migração intramolecular de um protão (prototropia), como por ...

Que são isômeros?

Isômeros são substâncias químicas diferentes que apresentam propriedades físicas e químicas diferentes, mas que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, a mesma quantidade de átomos de cada elemento químico.

Artigo anterior
Quais os tipos de carcinoma epidermoide?
Artigo seguinte
Como calcular o metro cúbico da madeira?