O que significa o termo decurso de prazo?

Perguntado por: Violeta Íris Abreu de Vicente  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

A expressão decurso de prazo, utilizada no Direito, significa que o prazo dado para a realização de um ato processual está em andamento, ou seja, que ainda não acabou. Sempre que é necessário fazer uma manifestação em um processo o juiz determina o prazo que a parte possui para executar a ação.

Quanto tempo leva o decurso de prazo?

Normalmente o decurso de prazo dura 5 dias úteis, mas cabe ao juiz determinar este período de acordo com o andamento do processo e com as regras do Novo CPC, que diz que prazos judiciais devem ser contados somente em dias úteis.

O que significa Decorrido o prazo do processo?

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

O que quer dizer Decorrido o prazo do reclamante?

2 respostas. O decurso do prazo para o reclamante quer dizer que o período que ele tinha para realizar um ato processual já esgotou.

Quanto tempo leva para o juiz assinar o mandado de pagamento?

Atualização de 24.05.2019:

Decorridos três anos da vigência do CPC/2015, a jurisprudência firmou-se no sentido de que o prazo de 15 dias do artigo 523 deve ser contado em dias úteis.

Juridiquês para leigos: conclusos, decurso de prazo, coisa julgada

34 questões relacionadas encontradas

O que é decorrido?

adjetivo Passado; que passou no tempo; que transcorreu: os tempos decorridos entre a infância e a idade adulta. [Por Extensão] Vencido; cujo tempo foi completado: prazo decorrido. Etimologia (origem da palavra decorrido). Part. de decorrer.

O que significa o processo concluso ao defensor?

”Concluso”, nos meios jurídicos, significa que o processo está à disposição do Juiz, aguardando uma decisão. Pode ser uma decisão inicial, intermediária ou mesmo final.

O que fazer quando se perde o prazo para recorrer?

Na prática, isso quer dizer que se a outra parte recorrer, no prazo de contra razões você pode interpor o Recurso Adesivo. Você vai fazer as contra razões e também o recurso que perdeu o prazo. Faz ele do jeitinho que faria no prazo certo, inclusive recolhendo o preparo, se necessário.

O que quer dizer ciência com renúncia de prazo?

Destacamos a movimentação processual “Ciência, com Renúncia ao Prazo”, onde o Advogado não precisa peticionar nesse sentido, mas apenas utilizar a ação “Movimentar/Peticionar”, escolhendo o evento “Ciência com renúncia ao prazo”, a fim de agilizar o andamento do processo, encerrando o prazo formalmente, quando for o ...

O que acontece depois da preclusão?

Quanto aos efeitos, a preclusão é responsável pela impulsão do processo (força motriz), ou seja, determina a sequência do procedimento. Quando o processo chega ao fim, ocorre a preclusão máxima, qual seja, a irrecorribilidade de decisão final. A preclusão também pode levar a invalidades processuais, como visto.

O que é um ato ordinatório?

O que significa ato ordinatório praticado? Quando o advogado consulta o andamento de um processo, pode ver a seguinte mensagem: ato ordinatório praticado. ... Essa mensagem indica que um ato ordinatório necessário para a regularização ou andamento do processo já foi executado por algum servidor.

Como saber se um processo trabalhista está chegando ao fim?

Para ter acesso a essa funcionalidade e consultar processo trabalhista de forma automática, basta acessar o site do respectivo Tribunal do seu Estado ou no site do Tribunal Superior do Trabalho, caso seu processo esteja na referida instância, procurar por “Sistema Push” ou “Push dos Processos” e fazer seu cadastro.

O que vem depois de ciência com renúncia ao prazo?

Renúncia do prazo recursal só inicia decadência após ciência das partes, diz STJ. A desistência do recurso ou a renúncia ao prazo recursal constituem atos unilaterais que independem da concordância da parte contrária e têm efeito imediato, ensejando o trânsito em julgado, quando cabível.

O que é renúncia de prazo?

​Para a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desistência do recurso – ou a renúncia ao prazo recursal – constitui ato unilateral de vontade do recorrente que independe da concordância da parte contrária e produz efeitos imediatos, ensejando o trânsito em julgado.

O que quer dizer petição protocolada juntada renúncia ao prazo?

Portanto, falando de uma petição protocolada juntada ciência com renúncia ao prazo significa que o pedido que foi anexado a um processo foi conhecido pelo juiz que se encarrega do caso e dispensou o prazo dado pela petição, ou seja, realizou em tempo menor do que o tempo provido.

O que acontece quando o advogado perde o prazo?

O advogado que perde prazos judiciais na primeira Instância deve ser responsabilizado pela sua falha que provocou um dano ao seu cliente, desde que seja comprovada a relação causal entre a omissão e o dano.

O que acontece se perder o prazo?

A perda do prazo de uma contestação, por exemplo, pode implicar na revelia do réu. Esta por sua vez, em conformidade ao art. 344 do Novo CPC, gera a presunção de veracidade. Portanto, é a perda do momento de defesa, o que pode levar o réu à perda da ação em julgamento antecipado do mérito.

O que acontece quando se perde o prazo para contestar?

Assim, caso apresentada a contestação após esse prazo, tem-se a preclusão temporal, dada a intempestividade do ato. ... Isso porque, essa figura poderá ingressar nos autos depois de transcorrido o prazo legal para contestação, mas o receberá nos moldes em que se encontrar, consoante determina o art. 322, §único[4].

Quando o processo está concluso para decisão quanto tempo o juiz demora?

Quanto tempo o juiz pode levar para proferir o despacho? A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias.

Quanto tempo um processo fica concluso para julgamento?

Segundo o novo CPC, para saber quanto tempo demora o conclusos para despacho, deve-se entender que vai depender do despacho proferido pelo juiz, sendo que o mesmo poderá contar com 5 dias. Já as nas decisões interlocutórias, o prazo será de 10 dias, e para as sentenças o prazo é de 30 dias.

O que vem depois de conclusos para decisão no processo?

Trânsito em julgado: é o momento em que uma decisão se torna irrecorrível. Ou seja, se saiu uma sentença no processo, após o trânsito em julgado não caberá mais recurso e o que foi decidido terá que ser cumprido.

O que acontece depois de decorrido prazo?

O que acontece depois do decurso de prazo? Depois que o prazo chega ao fim, o processo segue seu andamento normal. O ato processual que será praticado a seguir é variável e vai depender do momento em que se encontra a ação.

Foi decorrido sinônimo?

Que decorreu, passou tempo: 1 passado, transcorrido, findo, vencido, decurso, perpassado, escoado, desenrolado, desdobrado.

Como fazer ciência com renúncia de prazo no Eproc?

Para tanto, acessar o procedimento/processo e clicar em “Movimentar/Peticionar”. Em seguida, escolher o evento “Ciência, com renúncia ao prazo”. O sistema entenderá que o usuário abriu o documento e não deseja respondê-lo por escrito, mas confirmará no processo a leitura e o encerramento da intimação.

O que significa ciência em um processo?

A ciência indica que o documento ou processo foi verificado por determinado usuário, quando não é necessária a assinatura. É muito útil nos casos de envio de documentos circulares ou mesmo em blocos de reunião.

Artigo anterior
O que são ficheiros do sistema?
Artigo seguinte
Qual o limite de saque no caixa eletrônico do banco do Brasil?