O que foi o governo geral resumo?

Perguntado por: Mário César Azevedo  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

Governo-geral e governo são designações para um território ou divisão administrativa de um país em que o governo é exercido por um governador-geral ou governador, respectivamente. Podem corresponder, consoante o caso, a um estado, uma província ou uma colônia, como:

O que foi o sistema de Governo Geral?

O governo-geral foi um dos modelos de organização administrativa que os portugueses estabeleceram no Brasil durante o período colonial. Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias .

O que foi o Governo Geral Brainly?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que os portugueses implantaram no Brasil em 1548 por ordem do rei D. João III. O novo modelo surgiu para substituir e complementar as Capitanias Hereditárias, um sistema que não trouxe o retorno esperado.

Quais são as características do Governo Geral?

O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

Qual é o objetivo do Governo Geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

O que foi o governo geral? | História | Vídeo aula de História

29 questões relacionadas encontradas

Quais eram os poderes de um governador geral?

O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.

Onde se localiza o Governo Geral?

A sede administrativa de seu governo localizava-se em Salvador, hoje capital da Bahia. Com ele vieram escravos africanos, mulheres e os primeiros grupos de jesuítas.

O que eram os homens bons?

As câmaras e os vereadores

Conhecidos popularmente como “homens bons”, estes vereadores eram pessoas ricas e influentes (geralmente grandes proprietários de terras) da vila, ou seja, integrantes da elite colonial. Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador.

Qual foi a primeira capital do Brasil é quem foi o primeiro governador?

A primeira capital do Brasil, Salvador, foi assim estabelecida por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do país, sob ordens do rei de Portugal.

O que foram as capitanias hereditárias e o governo-geral?

Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários. Veja os motivos pelos quais o sistema fracassou. Ele foi logo substituído pelo Governo-Geral, com a progressiva extinção das Capitanias.

Quem foi o segundo governador do Brasil?

Duarte da Costa (1553 – 1558) - Brasil Escola.

Quantas capitais o Brasil já teve?

O Brasil já teve 3 capitais: Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba. A primeira capital brasileira foi Salvador, entre 1549 e 1763, e depois o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960. Fato pouco conhecido é que a a cidade de Curitiba foi nomeada capital do Brasil por três dias, de 24 e 27 de março de 1969.

Quais foram as capitais brasileiras?

Desde que você nasceu, e bem antes disso, a capital do Brasil é Brasília, no Distrito Federal. Mas você sabia que o país já teve outras duas capitais? A primeira foi Salvador, na Bahia, que ocupou o posto entre 1549 e 1763. Depois, o título passou para o Rio de Janeiro, até seguir para Brasília em 1961.

Quem podia ser homem bom?

Para alcançar a condição de “homem bom”, era necessário que o indivíduo fosse maior de 25 anos de idade, casado ou emancipado, praticante da fé católica e não possuísse nenhum tipo de “impureza racial”. Além disso, estes mesmos homens deveriam ter a posse de terras que legitimavam sua condição social distinta.

Quem eram os homens bons por que a participação política era restrita a eles?

A participação nas discussões políticas da província era restrita a uma pequena parcela da população, qualificada como os “homens bons”. Na verdade, o homem bom era todo aquele indivíduo que não exercia algum tipo de trabalho braçal. Dessa maneira, somente os proprietários de terra tinham o direito ao voto.

Quem era os homens bons do século VII?

As eleições de pelouro eram reuniões solenes para as quais concorriam muitas pessoas. Os chamados “homens-bons” (componentes da elite político-financeira local) votavam secretamente em seis nomes que seriam posteriormente os eleitores dos cargos principais da Câmara (juiz, vereadores e procurador).

Onde foi a sede do governo geral o que essa cidade se tornou?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. A cidade de Salvador foi construída em 1549, durante o governo de Tomé de Sousa, sendo capital do Brasil até o século XVIII.

Qual o nome do nosso atual 2021 governador?

Governador João Doria | Governo do Estado de São Paulo.

Como é formado o governo geral da Igreja?

A esfera de governo está ligada diretamente ao sacramento da ordem, pois é através dele que existem os papeis de comando protagonizados pelos diáconos, presbíteros (padres), bispos e o papa.

Quem era a autoridade máxima da colônia?

O donatário era a autoridade máxima da capitania e era o responsável por aplicar as leis, fundar vilas, fazer a distribuição das terras (chamadas de sesmarias), formar grupos armados que garantissem a segurança dos colonos contra os franceses e os indígenas etc.

Quais funções específicas de um governador na época de capitanias?

Os capitães e governadores também ficavam encarregados de dar licença aos colonos para tratarem com índios nos dias não estipulados pela lei e para aqueles que quisessem se deslocar para outras capitanias, além de licença para se fazer guerra aos índios, assentar os preços das mercadorias e favorecer a fé católica.

Qual era a capital do Brasil antes?

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Quais são as capitais mais antigas do Brasil?

Cidades mais antigas do Brasil
  • Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico. ...
  • Vila Velha – ES. ...
  • Olinda – PE. ...
  • Salvador – BA. ...
  • São Paulo – SP.

Qual dessas capitais é a mais antiga?

Nessa disputa, entra na briga também Damasco, capital da Síria, cidade mais antiga que nunca deixou de ser habitada durante 5 mil anos. Beirute, no Líbano, Cairo, no Egito, e Sanaa, no Iêmen, também estão entre as mais antigas do mundo.

Artigo anterior
O que Louis Althusser defendia?
Artigo seguinte
Porque a Carapicuíba tem esse nome?