O que é finalidade do ato administrativo?

Perguntado por: Diogo Nuno Lima Anjos  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

A finalidade geral do ato administrativo é satisfazer ao interesse público. Já a finalidade específica, por sua vez, é aquela que a lei elegeu para o ato em específico.

Quais são os cinco elementos do ato administrativo?

À luz dessa corrente majoritária, são 5 (cinco) os elementos ou requisitos dos atos administrativos, quais sejam: a) competência ou sujeito; b) finalidade; c) forma; d) motivo; e) objeto. Sob o ângulo do sujeito, seria este o agente público a quem a lei atribui competência para a prática de um dado ato administrativo.

O que é desvio de finalidade do ato administrativo?

Desvio de finalidade é a situação na qual um gestor público age ou decide fora das finalidades que a lei e a constituição estabelecem para a máquina do Estado. Ele pode haver deixado de expor os motivos dos seus atos. Ele pode ter exposto motivos incompatíveis com as decisões e ações tomadas.

Quais são as características do ato administrativo?

A doutrina administrativa brasileira apresenta cinco elementos que são essenciais aos atos administrativos são eles finalidade, competência, forma, objeto e causa. ... A finalidade do ato administrativo é a que o legislador indicar. Não cabe ao administrador escolher outra fora da norma, mesmo sendo do interesse público.

Quais são os tipos de atos administrativos?

Os atos internos são aqueles nos quais tem a finalidade de produzir os seus efeitos apenas no âmbito interno da administração, atingindo as pessoas e os órgãos diretamente ligados. Já os atos administrativos externos são aqueles que atingem a administração de uma forma geral.

Direito Administrativo | Teoria e Prática | O que é a finalidade do ato administrativo?

18 questões relacionadas encontradas

Como se classificam os atos administrativos?

Quanto à natureza da atividade: atos da administração ativa, atos da administração consultiva, atos da administração controladora, atos da administração verificadora e atos da administração contenciosa. Quanto à posição jurídica da administração: atos de império e atos de gestão. ...

Qual a diferença entre desvio de poder e finalidade?

No desvio de finalidade o ato administrativo é ilegal, portanto nulo. No excesso de poder o ato praticado não é nulo por inteiro, prevalece naquilo que não exceder. Em síntese, pode-se dizer que o abuso de poder é gênero enquanto o desvio e o excesso de poder são espécies desse gênero.

Como comprovar o desvio de finalidade?

Como provar o Desvio de Finalidade? Pelo novo teor da lei; "Não constitui desvio de finalidade a mera expansão ou a alteração da finalidade original da atividade econômica específica da pessoa jurídica." Portanto, exige-se mais do Advogado para investigar a conduta ilícita da empresa.

São exemplos de desvio de poder?

O exemplo clássico de desvio de poder é a desapropriação, que, apesar de feita em nome do interesse público, na verdade tenha sido imposta para prejudicar um inimigo ou mesmo para beneficiar a própria autoridade expropriante. O abuso de poder, também pode ser caracterizado através da omissão administrativa.

Quais os elementos do ato administrativo?

São elementos do ato administrativo: a) Sujeito competente ou Competência; b) Forma; c) Finalidade; d) Motivo; e e) Objeto ou conteúdo. É o poder que decorre da lei conferida ao agente administrativo para o desempenho regular de suas atribuições.

São exemplos de atos administrativos?

Ato administrativo é, portanto, uma declaração do Estado capaz de produzir efeitos jurídicos imediatos, conferindo, transferindo, impondo ou modificando direitos e obrigações. Um exemplo clássico de ato administrativo é a nomeação de aprovados num concurso público.

Quais são os elementos do conceito de direito administrativo?

Direito Administrativo é o ramo do direito público que tem por objeto órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens de que utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública”.

O que caracteriza desvio de poder?

Também conhecido por desvio de finalidade é, nos termos da Lei nº 4.717/65, aquele que se verifica ''quando o agente pratica o ato visando fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra da competência''.

Quais são os desvios de poder e suas características?

Desvio de poder é uso indevido de faculdade legal. É a distorção de um poder de escolha do administrador público. É a utilização de uma liberdade de escolha legalmente conferida direcionada a fins não previstos na lei. É o ato praticado a partir da disposição legal, mas que não se dirige ao interesse público.

O que é caracterizado abuso de poder?

O abuso de autoridade é ato ilícito, repreendido nas esferas penal, civil e administrativa, por meio do qual um agente público ou pessoa investida em função pública, valendo-se desta posição, atua dolosamente em excesso de poder ou desvio de finalidade e, desse modo, atenta contra os direitos subjetivos de outrem.

Como comprovar abuso de personalidade?

No âmbito do Direito Privado, como regra, a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica prevista no art. 50 do Código Civil, exige a prova específica do abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial.

Tem como requisito o desvio de finalidade ou a confusão patrimonial?

Tem como requisito o desvio de finalidade ou a confusão patrimonial. Implicará na dissolução da pessoa jurídica. Se estenderá a todas as demandas judiciais que envolvam a pessoa jurídica.

Como demonstrar a confusão patrimonial?

Acontece a confusão patrimonial quando os negócios dos sócios se confundem com os da pessoa jurídica, situações em que ocorre o abuso da personalidade jurídica, desvio de finalidade, ou seja, casos em que a pessoa jurídica serve de instrumento para acobertar atos ilícitos.

Qual a diferença entre excesso de poder e desvio de poder?

Assim, o abuso de poder pode se manifestar como o excesso de poder, caso em que o agente público atua além de sua competência legal, como pode se manifestar pelo desvio de poder, em que o agente público atua contrariamente ao interesse público, desviando-se da finalidade pública.

Quando um ato administrativo é praticado com desvio de poder?

Haverá excesso de poder na prática do ato administrativo, quando: a) O agente competente praticar o ato com finalidade diversa prevista na lei. b) O agente competente ultrapassar os limites de sua competência ao realizar o ato. c) O agente competente elaborar o ato em conformidade com a lei.

Qual a diferença entre abuso de autoridade e tortura?

Ora, a lesão cometida em abuso de autoridade por um servidor é muito mais grave e não pode ser tratada do mesmo modo. A prática do Crime de Tortura está prevista na legislação, portanto, as sanções devem ser aplicadas na medida legal.

Como se classificam os atos administrativos quanto ao critério de formação?

Quanto à formação da vontade administrativa, os atos administrativos podem ser classificados em atos simples, complexos e compostos.

Como funciona o processo de desvio de função?

O desvio de função acontece quando o empregado passa a exercer outra função, com maior responsabilidade e remuneração, mas permanece com os vencimentos inalterados. ... Geralmente isso ocorre quando algum funcionário da empresa é dispensado, e suas atividades são repassadas a um empregado que exerce outra função.

Quando o servidor público ultrapassa os limites de suas competências estamos diante de desvio de poder?

Excesso de poder e desvio de poder são interpretados pela doutrina como expressões sinônimas. ... Ocorre desvio de poder quando o agente do Estado atua fora dos limites de sua competência. Portanto, é vício de competência tornar nulo o ato administrativo praticado.

Qual a diferença entre descentralização e desconcentração?

A desconcentração liga-se à hierarquia. Diferentemente, a descentralização supõe a existência de pelo menos duas pessoas, dentre as quais se repartem as competências.

Artigo anterior
Quais foram os times 7 em Naruto?
Artigo seguinte
Quais são as razões básicas para uma empresa realizar a armazenagem de produtos?