O que significa o nome barrilete?
Perguntado por: Samuel Rafael Esteves | Última atualização: 19. Januar 2022Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)
O que é um barrilete?
No conceito pleno da palavra, barrilete é o conjunto de tubulações que se originam no reservatório, e do qual se derivam as colunas de distribuição.
Para que serve o barrilete na construção civil?
Barrilete nada mais é do que um conjunto de tubulações hidráulicas dos empreendimentos que se originam nos reservatórios superiores de água, dele saem as colunas de distribuição das unidades. Ou seja, é um conjunto de tubulações. Contudo, para manutenção predial o nome barrilete é dado para toda a casa de máquina.
Quando usar barrilete?
Barriletes são parte do sistema de hidrantes e de combate à incêndios, muito comuns em prédios, comerciais e apartamentos, colégios, faculdades e hospitais, são responsáveis por liberar a água à qualquer sinal de incêndio.
Quais os tipos de barriletes?
Os tipos mais comuns de barrilete são o unificado (concentrado) e o ramificado. No modelo unificado, a distribuição da água tem início diretamente na tubulação que liga as partes do reservatório. O modelo unificado é considerado mais eficiente, pois é possível ter maior controle dos ramais de abastecimento.
Veja como é um barrilete | Ensinamentos Técnicos da Manutenção Predial
Qual a função do barrilete no sistema predial de água fria?
Barrilete Superior – Abaixo do reservatório superior e acima da laje de forro, é situado o barrilete, provido de registros que comandam toda a distribuição de água e de onde partem as colunas de alimentação.
Qual a diferença entre barrilete concentrado e ramificado?
Já os barriletes ramificados, devido ao fato de possuírem menos registros e conexões – são mais econômicos quando comparados aos concentrados – mas também suas tubulações são mais espaçadas, e em alguns casos são instaladas em locais de livre acesso.
Quais as principais diferenças entre a tubulação de barrilete E a coluna de distribuição?
Barrilete: o barrilete é o conjunto de tubulações que se originam no reservatório e abastecem as colunas de distribuição. Colunas de distribuição: derivam-se do barrilete e alimentam os ramais. Ramais: recebem a água das colunas e a distribui para os sub-ramais nos pavimentos.
O que é uma coluna de distribuição?
Coluna de distribuição
É a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar os ramais.
O que é cobertura barrilete?
Na cobertura dos prédios, encontra-se o BARRILETE, tubulação que vai desde a saída da caixa d'água superior até alimentação das prumadas (colunas de alimentação dos andares) de um edifício.
Quais são as características das tubulações Soldáveis?
Os tubos e conexões soldáveis são unidos por meio de adesivo plástico, o que dispensa o uso de equipamentos especiais. São leves, fáceis de manusear e podem ser utilizados em todos os tipos e padrões de obra: residenciais, comerciais e industriais.
Qual deve ser a altura do barrilete?
Obs; Barrilete deve ter altura superior a 1,0 m.
O que é barrilete de recalque?
É toda a tubulação que se origina de um reservatório superior e que possui a função de alimentar todos os ramais prediais através das suas colunas de distribuição. Pelo barrilete circula toda a água que é consumida no prédio.
O que é um ramal predial?
Ramal predial é a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial ou de rede predial de distribuição. O ponto onde termina o ramal predial deve ser definido pela concessionária. Essa parte é dimensionada e executada pela concessionária.
O que é uma prumada de água?
A rede vertical (prumadas ou coluna central) está localizada na área comum do Condomínio, sendo de uso geral dos condôminos, conduzindo a água e o esgoto da via pública até os andares.
Qual o método de cálculo para o sistema de distribuição de água em um banheiro residencial?
O dimensionamento de uma rede de distribuição de água em uma edificação pode ser realizado por dois métodos diferentes: Consumo Máximo Provável, onde estima-se o número de aparelhos funcionando ao mesmo tempo, e o Consumo Máximo Possível, hipótese que considera todos os aparelhos sendo utilizados simultaneamente.
Como dimensionar uma tubulação?
- 1º Passo: Determinar trechos.
- 2º Passo: Somar pesos de cada trecho.
- 3º Passo: Estimar vazão.
- 4º Passo: Determinar o diâmetro mínimo e diâmetro usado.
- 5º Passo: Verificar velocidade nos trechos.
- 6º Passo: Determinar perdas de carga.
- 7º Passo: Determinar as pressões.
Qual a ordem deve ser seguida para o cálculo e dimensionamento das tubulações que compõem as instalações prediais de água fria?
O dimensionamento das instalações prediais de água fria envolve basicamente duas etapas: Dimensionamento dos reservatórios (elevado, apoiado enterrado e semienterrado); Dimensionamento das tubulações, conexões e peças de utilização.
Quem define a pressão mínima nos pontos de utilização de água fria?
A NBR 5626, que trata de instalações prediais de água fria, determina, através do item 5.3.5.1, que "a pressão da água nos pontos de utilização não deve ser inferior a 10 kPa (1 m.c.a), exceto no ponto da válvula de descarga onde a pressão não deve ser inferior a 15 kPa (1,5 m.c.a)".
Como calcular a altura do reservatório superior?
Se a saída de água mais alta da casa está a 2,00 m de altura (chuveiro), o ideal é instalar o reservatório de água a pelo menos 4,00 m de altura (2,00m + 2,00m).
Qual deve ser a capacidade do reservatório de água fria de uma residência de padrão luxo com seis moradores?
Nesse caso, o reservatório deverá ter ao menos 1800 litros, considerando que: 6 (pessoas) x 150 (litros/pess.)
O que é NBR 5648?
Esta Norma especifica os requisitos e métodos de ensaios para tubos e conexões de PVC-U com juntas soldáveis, a serem utilizados na execução de sistemas prediais de água fria, com pressão nominal de 750 kPa, incluindo a sobrepressão máxima de 250 kPa.
O que são tubos e conexões?
Tubos, conexões e acessórios para coletar e conduzir os despejos dos aparelhos sanitários a um destino apropriado. São da linha Soldável, usados em instalações permanentes e embutidas, levando água fria em residências, indústrias e comércio.
Qual o cano de PVC mais resistente?
TUBOS DE CPVC
Isso torna o material mais resistente e maleável”, explica Andrade, reforçando que a solução é uma alternativa mais barata aos tubos de cobre.
Qual é a melhor estrutura de mercado para o consumidor?
Como guardar o colírio Drenatan?