O que significa o Cid Z76?

Perguntado por: Mateus Fernandes  |  Última atualização: 20. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (6 avaliações)

CID Z76 – Pessoas em contato com os serviços de saúde em outras circunstâncias. CID Z76 é o código para Pessoas em contato com os serviços de saúde em outras circunstâncias, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Qual é o significado do CID Z76?

CID 10 - Z76 - Pessoas em contato com os serviços de saúde em outras circunstâncias - iClinic. Este é um serviço de utilidade pública apenas para conferencia, oferecido pelo iClinic.

Quais são os CIDS que dão direito a acompanhamento de filho?

CID Z76.3 é o código para “Pessoa em boa saúde acompanhando pessoa doente”, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Qual é o CID que pode dar justa causa?

Qual é o CID que dá justa causa? Verificada a CID Z76. 5 ou a CID Z. 02.7, a empresa pode optar por demitir por justa causa seu empregado, sob a fundamentação de "ato de improbidade" sendo tal entendimento já reconhecido em decisões da Justiça do Trabalho.

O que é CID Z76 5 O que significa?

É o CID Z76. 5 - Pessoa fingindo ser doente (simulação consciente). No caso de quem trabalha em regime CLT, com a carteira assinada, é preciso apresentar um atestado médico ao RH para justificar uma falta por doença e, assim, não ter o dia descontado na folha de pagamento.

15 DOENÇAS que DÃO DIREITO a Aposentadoria e Benefício do INSS e PASSAM na Perícia [Invalidez]

30 questões relacionadas encontradas

Qual CID não pode mandar embora?

Diante da apresentação de atestado médico com os CID 10 Z. 76.5 e 2.02.7, a empresa poderá aplicar punições ao empregado, podendo tais punições serem da mais brandas, como a advertência, até punições mais severas, como a demissão do empregado por justa causa.

Qual o CID que prejudica o funcionário?

Qual o CID que prejudica o funcionário? Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa.

Como saber se o atestado é de fingimento?

Como identificar um atestado falso
  1. ser escrito com letra legível;
  2. conter a identificação do paciente por seu nome completo;
  3. trazer informações sobre o tempo de afastamento recomendado;
  4. conter a identificação do médico por meio de sua assinatura, carimbo e registro profissional.

Sou obrigado a colocar o CID no atestado?

Por maioria, os Ministros da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entenderam que não se pode exigir informação sobre a Classificação Internacional de Doenças (CID) em atestado médico e odontológico como requisito para o abono de faltas para empregados.

Quantos dias a mãe pode ficar de atestado para cuidar do filho?

Ainda conforme a proposta, a licença poderá ser concedida a cada período de 12 meses, por até 60 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do trabalhador. Após 60 dias, poderá ser prorrogada por mais 30 dias, mas sem pagamento.

Qual o limite de atestado de acompanhamento de filho?

Atualmente, a legislação trabalhista brasileira permite apenas um dia de ausência por ano para levar o filho à consulta médica. Além disso, a legislação trabalhista não prevê a possibilidade de abono-falta para casos de acompanhamento de internação hospitalar.

O que pode dar atestado de 7 dias?

O que pode dar atestado de 7 dias? O afastamento pode ser reduzido para 7 dias caso o trabalhador não apresente febre nas últimas 24 horas, sem o uso de medicamentos antitérmicos.

É válido atestado de acompanhamento?

O atestado médico tem validade legal.

Portanto, a empresa é obrigada a aceitá-lo como comprovação da ausência do trabalhador em caso de necessidade de acompanhamento de um familiar. No entanto, é importante que o atestado esteja dentro das normas protegidas pela legislação e que ateste a necessidade de acompanhamento.

Pode ser descontar atestado de acompanhamento de filho?

A Lei trabalhista não impõe ao empregador aceitar o chamado “atestado de acompanhante” – ainda que se trate de filho menor de idade ou dependente, ascendente, cônjuge ou parente próximo. Noutras palavras, se o empregador quiser, ele pode descontar o tempo de acompanhamento da remuneração do empregado.

Quais os CID mais usados?

Principais códigos utilizados
  • Capítulo I – doenças infecciosas e parasitárias.
  • Capítulo II – neoplasias.
  • Capítulo III – doenças do sangue.
  • Capítulo IV – doenças endócrinas.
  • Capítulo V – transtornos mentais e comportamentais.
  • Capítulo VI – sistema nervoso.
  • Capítulo VII – doenças dos olhos.
  • Capítulo VIII – doenças dos ouvidos.

O que significa R10 em um atestado?

O CID R10 – dor abdominal e pélvica – engloba desconfortos de natureza multifatorial. Por isso, tem ampla diversidade nas condutas médicas. Dores abdominais podem indicar problemas em órgãos como: Estômago.

Quantos atestados com o mesmo CID Posso pegar?

mesmo que os cids sejam iguais seja a mesma enfermidade. o período máximo pra somar esses atestados são 60 dias. se o empregado tem um atestado de 10 dias. passam se 60 dias ele pega um novo atestado de 10 dias. esses 2 atestados não poderão ser somados.

O que significa CID 700 atestado?

O CID T07 indica que o paciente apresenta traumatismos múltiplos ou politraumatismo, e que os traumas não foram especificados. Em outras palavras, sofreu lesões graves em pelo menos dois órgãos ou partes distintas do corpo.

Quais são os três tipos de atestado?

3 principais tipos de atestado médico?
  • Atestado de saúde. Este é o documento utilizado para atestar saúde física e mental em plenas condições para profissionais que necessitam dispor delas para a excelência de execução das suas tarefas. ...
  • Atestado de comparecimento. ...
  • Atestado de portador de doença.

O que significa CID R11 no atestado médico?

O CID R11 – Náusea e vômitos representa uma condição causada por problemas estomacais. Quando uma indisposição (enjoo) é acompanhada de uma contração que força o conteúdo do estômago até o esôfago, de onde é expelido pela boca.

Qual o limite de atestado por mês?

Limite de atestados médicos apresentados

A legislação trabalhista brasileira não estabelece um limite para o número de atestados médicos que podem ser apresentados à empresa. O que existe é um limite de dias de afastamento que devem ser custeados pela empresa, de 15 dias pela mesma doença.

Pode emendar um atestado no outro?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Qual o limite de atestado por ano?

Afirma que em setembro de 2016, o Decreto nº 37.610 estabeleceu que serão aceitos até 12 atestados de comparecimento no período correspondente ao exercício do ano civil, sendo que o excedente será computado como falta ao serviço, acarretando em desconto salarial.

O que acontece se a empresa demitir um funcionário com atestado?

Se você apresentou atestado médico e ao retornar foi demitido saiba que este ato do empregador pode ser considerado como dispensa discriminatória! A dispensa discriminatória é uma das formas mais graves de violação aos direitos trabalhistas.

Artigo anterior
Como faço para calcular o 13º salário?
Artigo seguinte
É possível a aplicação da proibição da reformatio in pejus aos casos envolvendo Tribunal do Júri?