O que significa o artigo 218?

Perguntado por: Fabiana Soraia Campos  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)

“Assédio sexual
Art. 218. Induzir alguém menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascívia de outrem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

Qual o significado do artigo 218?

Art. 218-A. Praticar, na presença de alguém menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

Quando se consuma o crime previsto no artigo 218-A do CP?

218-A, que a vítima não se envolva fisicamente no ato – ela apenas assistirá ao ato sexual. Caso contrário, o crime será o de estupro de vulnerável - CP, art. ... Ainda que se prostitua, sendo menor de 14 (quatorze) anos, ocorrerá o crime, caso ela venha a presenciar o ato sexual por dolo do agente.

O que é crime de lascívia?

É a satisfação do prazer sexual próprio ou de outrem sob qualquer aspecto (conjunção carnal ou outro ato libidinoso), caracterizada por um desejo incontrolável a ponto de abusar da moralidade pública e privada. Referências bibliográficas: NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral e parte especial.

Quando o crime de apropriação indébita e cometido por tutor ou curador contra seu pupilo ou curatelado temos uma causa de aumento de pena do tipo penal?

Aumenta-se a pena em 1/3 (um terço) se o crime é cometido: I – por tutor, curador, síndico, liquidatário, inventariante, testamenteiro ou depositário judicial; ou. II – por aquele que se apropriou em razão de ofício ou de profissão.

Art. 218 - Corrupção de menores

45 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de ação penal para o crime de apropriação indébita?

A apropriação indébita é processada mediante ação penal pública incondicionada.

Em que momento se consuma o crime de apropriação indébita?

Apropriação indébita consumação:

168 do CP se consuma no momento em que o autor passa a se comportar como se dono fosse, ou seja, quando inverte seu ânimo em relação à coisa alheia móvel. A consumação pode se dar por ação, na hipótese de o autor dispor do bem, ou por omissão, quando o autor se nega a restituí-lo.

O que é lascívia segundo a Bíblia?

Para os estudiosos da Bíblia, a palavra lascívia é interpretada como impureza, impudor.

O que é Contemplacao lasciva?

Entende-se por contemplação lasciva o ato de, sem tocar na vítima, mesmo a distância, satisfazer a sua libido com a nudez alheia. Quando essa contemplação lasciva é realizada junto com o ato de constranger a vítima, teremos o tipo penal contra dignidade sexual.

Que atos podem se considerar lascivos?

A contemplação lasciva é o ato de, sem tocar na vítima, mesmo à distância, satisfazer a sua libido com a nudez alheia. ... Segundo a posição majoritária na doutrina, a simples contemplação lasciva já configura o "ato libidinoso" descrito nos arts.

É crime do art 218 A do Código Penal crime de satisfação da lascívia mediante presença de criança ou adolescente?

Art. 218-A. Praticar, na presença de alguém menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

Qual é o sujeito passivo do delito previsto no artigo 218 c do CP a pessoa menor de 18 anos pode ser vítima deste delito explique?

São crimes comuns, na medida em que qualquer pessoa pode ser sujeito ativo ou sujeito passivo dos crimes. A vítima, em qualquer caso, deve ser maior de 18 (dezoito) anos, na medida em que, caso seja menor de idade, ocorrerá o crime dos arts. 241 e 241-A do ECA.

Em que consiste o crime de corrupção de menores do art 218 do Código Penal e do art 244-b do Estatuto da Criança e do Adolescente?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) tipifica, em seu artigo 244-B, o crime de corrupção de menores, dispondo: ... Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la: Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.”

Qual o valor da multa artigo 218 inciso I?

Nessa infração, a velocidade do veículo ultrapassa em até 20% o limite que é permitido na via ou trecho. A multa tem o valor de R$ 130,16 e são gerados quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor (Art. 218, I, CTB).

O que é rapto violento?

O art. 219 do Código Penal cuidava do crime de “rapto violento ou mediante fraude”. Conforme a narração típica, configurava referido crime: “Raptar mulher honesta, mediante violência, grave ameaça ou fraude, para fim libidinoso”. A pena era de reclusão, de dois a quatro anos.

O que significa o artigo 219?

Art. 219. O juiz poderá impor à testemunha faltosa prisão até 15 dias, sem prejuizo do processo penal por crime de desobediência, e condená-la ao pagamento das custas da diligência.

O que caracteriza e * * * * * * de vulnerável?

Estupro de vulnerável só ocorre quando há conjunção carnal, diz TJ-SP. Quando não há penetração, o ato libidinoso cometido contra menor de 14 anos não é considerado estupro de vulnerável, mas importunação sexual. O entendimento é da 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Qual é a pena para E * * * * * * de vulnerável?

Reclusão, de 6 a 10 anos; de 8 a 12 anos se houver lesão corporal grave, ou se a vítima tiver entre 14 e 18 anos; ... Ação Penal é Publica Condicionada, a representação, sendo a vítima menor de 18 anos ou pessoa vulnerável procede ação penal publica incondicionada, conforme Art. 225 CP.

Quem é considerado vulnerável?

No § 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.

Qual a diferença entre luxúria e lascívia?

Luxúria (em latim: Luxuria) ou lascívia (em latim: lascivia) é uma emoção de intenso desejo pelo corpo. Segundo a doutrina católica, é um dos sete pecados capitais.

O que é pecado na vida de um casal?

Há algumas poucas coisas que nunca serão permitidas, sexualmente falando, a um casal (marido e esposa). A prática de “trocas” ou “trazer mais alguém” é óbvio adultério (Gálatas 5:19; Efésios 5:3; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3).

O que é a concupiscência da carne?

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Em que momento se consuma o delito de apropriação indébita previdenciária nas quatro modalidades?

Ressalte-se que referido delito se consuma no momento em que se finda o prazo convencional ou legal para o repasse ou recolhimento das contribuições devidas ou do pagamento dos benefícios devidos a segurados, quando mencionadas quantias já tiverem sido reembolsadas às empresas pela Previdência.

Como provar a apropriação indébita?

A materialidade e a autoria do crime de apropriação indébita e estelionato encontram-se devidamente comprovados por meio do auto de reconhecimento de pessoa, dos documentos acostados pela lesada, além da prova oral.

O que é apropriação indébita exemplos?

Veja um exemplo: uma pessoa fica com a guarda temporária de um objeto que deve ser devolvido ao dono depois de um tempo, como no caso de um objeto que foi emprestado. Mas ela não demonstra a intenção de fazer a devolução e fica com o objeto para si. Essa é uma conduta de apropriação indébita.

Artigo anterior
Porque a ostra é afrodisíaco?
Artigo seguinte
Quanto dinheiro se pode levar para o Brasil?