O que significa morbidade materna e fetal?

Perguntado por: Rebeca Constança Costa de Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (46 avaliações)

A morbidade materna é um continuum que tem início com a ocorrência de alguma complicação durante a gestação, parto e puerpério e que tem como possíveis desfechos a resolução ou a morte materna.

O que significa morbidade fetal?

Consiste na relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer, discriminado em coeficiente de incidência e coeficiente de prevalência.

O que é morbidade e mortalidade materna?

Mortalidade e morbidade materna. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a mortalidade materna como a morte de uma mulher durante a gravidez ou nos 42 dias após a gravidez, seja qual for a duração e o local da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou manejo da mesma (289).

Quais os tipos de mortalidade materna?

As mortes maternas por causas obstétricas podem ser de dois tipos: as obstétricas diretas e as obstétricas indiretas. obstétricas durante gravidez, parto ou puerpério devido a intervenções, omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer dessas causas.

O que pode levar à morte de um bebê na hora do parto?

Anormalidades da contração uterina; Aborto inseguro; Alterações na placenta; Complicações de doenças preexistem ou que se desenvolveram durante a gestação.

Enfermagem - Morbidade & Mortalidade Materna

40 questões relacionadas encontradas

O que pode dar errado na hora do parto?

Existem dois tipos de complicações que as mulheres mais temem: a asfixia neonatal e as disfunções do assoalho pélvico. A asfixia neonatal ou perinatal consiste na falta de oxigênio para o feto devido à demora durante o trabalho de parto.

Quais são as principais causas de mortalidade materna?

Causas da mortalidade materna
  • Hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia);
  • Hemorragias graves (principalmente após o parto);
  • Infecções (normalmente depois do parto);
  • Complicações no parto;
  • Abortos inseguros.

Quais são os índices de mortalidade materna recomendado pelo Ministério da Saúde?

Acesso e qualidade à atenção integral à saúde da mulher

Uma das metas é reduzir a razão de mortalidade materna global para menos de 70 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos.

Quais são os índices de mortalidade materna descritos pelo Ministério da Saúde?

tem uma razão de mortalidade materna de 670 óbitos ma- ternos por 100 mil N.V. Em toda a América Latina, cerca de 15 mil mulheres morrem por ano devido a complicações na gravidez, no parto ou no puerpério.

O que é a mortalidade materna?

Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.

Como a OMS define morte materna?

Óbito Materno: “Morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, devida a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, porém não devida às causas acidentais ou ...

O que é mortalidade materna OMS?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a morte materna como o óbito de mulheres durante a gestação, puerpério ou período que se estende até 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou da localização da gravidez (podendo ser devido à qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por ...

O que causa morbidade?

Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.

O que se entende por morbidade?

MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

Qual a diferença entre comorbidade e morbidade?

Com certeza você já ouviu falar do termo “comorbidade.” O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino “cum”, que significa correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de “morbus”, que designa estado patológico ou doença.

Qual a taxa de mortalidade materna no Brasil?

Brasil tem 55,82 de taxa de mortalidade materna, e o aborto é uma das principais causas, segundo pesquisa.

Quais as recomendações para redução da taxa de mortalidade materna?

Para reduzir a mortalidade materna, é necessário que as mulheres beneficiem-se de recursos tecnológicos como, medicamentos e outros materiais médicos e, atenção especializada, prevendo agravos durante todo o momento reprodutivo, até mesmo nos intervalos do mesmo (MANDÚ; ANTIQUEIRA; LANZA, 2009).

Qual é a taxa de mortalidade infantil no Brasil?

Taxa de mortalidade infantil

A TMI do Brasil apresenta declínio no período de 1990 a 2015, passando de 47,1 para 13,3 óbitos infantis por mil NV. Em 2016, observou-se um aumento da TMI, passando para 14,0. De 2017 a 2019, voltou ao patamar de 2015, de 13,3 óbitos por mil NV (Figura 2).

O que é mortalidade materna direta e indireta?

Morte materna obstétrica direta é a que ocorre por complicações obstétricas durante a gravidez, o parto ou o puerpério. Morte materna indireta é aquela resultante de doenças pré-existentes à gestação ou que se desenvolveram durante este período e que não foram provocadas por causas obstétricas diretas.

O que é o Pacto de Redução de mortalidade materna e Neonatal?

Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal tem por objetivo articular os atores sociais, historicamente mobilizados em torno da melhoria da qualidade de vida de mulheres e crianças, na luta contra os elevados índices de mortalidade materna e neonatal no Brasil.

Quais as complicações que podem ocorrer na hora do parto?

Dificuldade na cicatrização, podendo formar queloides; Dificuldade na amamentação; Placenta acreta (quando a placenta fica presa ao útero após o parto); Placenta prévia (quando a placenta está fixada em um local que impede a passagem do bebê pelo canal do parto);

O que pode causar complicações no parto?

Hipertensão, diabetes, obesidade, lúpus, maus hábitos, como tabagismo e sedentarismo, passado de parto prematuro ou de natimorto são alguns dos fatores que indicam possibilidade de complicações.

Qual é a pior parte de um parto?

Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.

O que são causas externas de morbidade?

O capítulo XIX (Lesões, envenenamentos e algumas outras conseqüências de causas externas) refere traumatismos, queimaduras, envenenamentos ocasionados nas pessoas, por quaisquer tipos de acidentes, homicídios e suicídios, que são, por sua vez, tratados no capítulo XX (Causas externas de morbidade e mortalidade).

Quais são as causas externas de morbidade e mortalidade?

Os agravos provocados por causas externas de morbidade e mortalidade são responsáveis por expressiva parcela dos problemas de saúde. Podem ocasionar conseqüências orgânicas, psicológicas, sociais, econômicas e culturais, trazendo prejuízos consideráveis às populações afetadas.

Artigo anterior
O que é negação de proposições?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora uma sessão de cromoterapia?