O que significa fração mínima de parcelamento do imóvel rural?

Perguntado por: Clara Nascimento de Faria  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (6 avaliações)

Fração Mínima de Parcelamento (FMP) é a área mínima fixada para cada município, que a Lei permite desmembrar, para constituição de um novo imóvel rural, desde que o imóvel original permaneça com área igual ou superior à área mínima fixada (artigo 8º da Lei Federal nº 5.868/72).

Qual a fração mínima de parcelamento de imóvel rural?

A fração mínima para o parcelamento de um imóvel rural é igual ao módulo fiscal do município. Ou seja, para saber a FMP, você precisa saber o tamanho do módulo fiscal do município. Para saber o tamanho do módulo fiscal do município é só acessar o site da embrapa, neste link e pesquisar pelo município de interesse.

O que significa fração mínima de parcelamento do imóvel rural explique a razão?

O módulo rural determina a Fração Mínima de Parcelamento (FMP), que corresponde à área mínima que pode ser fracionada no Registro de Imóveis, para constituição de um novo imóvel rural.

Para que serve a fração mínima de parcelamento?

A Lei nº 5.868/72, em seu art. 8º, trouxe a fração mínima de parcelamento do imóvel rural, permitindo o parcelamento do imóvel rural abaixo do módulo rural, deixando de lado o princípio da função social da propriedade e indo contra os princípios constitucionais em seus artigos 5º, XXIII, 184 e 186 e ao art.

Qual a fração mínima de parcelamento permitida pelo Estatuto da Terra?

A fração mínima de parcelamento é a menor dimensão que um imóvel rural poderá ter, salvo situações especialíssimas previstas em lei. Vejamos inicialmente o artigo 65 do Estatuto da Terra: Estatuto da Terra (ET) - Lei nº 4.504, de 30 de Novembro de 1964. Art.

Fração Mínima de Parcelamento

17 questões relacionadas encontradas

Qual a metragem mínima para se registrar terreno rural?

Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].

Qual o tamanho mínimo de um imóvel rural?

Entretanto, quando se trata de propriedade rural, esses tamanhos estão determinados por lei, por meio do módulo fiscal. Este dispositivo determina que uma propriedade pequena tem de 1 a 4 hectares, uma média tem de 4 a 15, e a grande propriedade tem mais de 15 hectares.

Qual a finalidade do instituto fração mínima de parcelamento do imóvel rural tal instituto permite flexibilização?

A justificativa foi de que, ainda que para cessar o condomínio, é indivisível o imóvel rural abaixo do módulo ou fração mínima de parcelamento, porque a finalidade da lei é evitar a proliferação de minifúndios antieconômicos.

O que é fração mínima?

Fração Mínima de Parcelamento (FMP) é a área mínima fixada para cada município, que a Lei permite desmembrar, para constituição de um novo imóvel rural, desde que o imóvel original permaneça com área igual ou superior à área mínima fixada (artigo 8º da Lei Federal nº 5.868/72).

Qual a diferença essencial entre módulo rural e FMP fração mínima de parcelamento?

O módulo rural é utilizado para: – Determinar a Fração Mínima de Parcelamento – FMP, que é a menor área em que um imóvel rural, num dado município, que pode ser desmembrada. – Definir os limites da dimensão dos imóveis rurais no caso de aquisição por pessoa física estrangeira residente no País.

O que é Parcelamento de imóvel rural?

O Projeto de Lei 2266/19 permite a divisão da fração mínima de parcelamento (FMP). Ela é a menor área em que um imóvel rural pode ser desmembrado, para garantir ao trabalhador rural uma condição mínima de vida e manter a função social do imóvel.

O que é parcelamento do solo rural?

O parcelamento de solo rural nada mais é do que a divisão de uma gleba em unidades juridicamente independentes. No caso, o parcelamento de solo se divide em: Desmembramento e; Loteamento.

Qual é a discussão se faz com relação a divisibilidade do imóvel rural?

Improcedência. - Sendo o imóvel rural divisível, havendo, pois, aptidão de a parte vendida ser destacada do todo, sem alteração da destinação dele, por não se constatar nem indivisibilidade natural, nem legal, não se delineia o direito de preempção dos condôminos.

Como se dá a divisão de um imóvel rural?

4 Passos para o desmembramento de terrenos
  1. Análise de um profissional habilitado pelo CREA. ...
  2. Entrega do memorial descritivo. ...
  3. Registro do novo imóvel em cartório. ...
  4. Documentação e acompanhamento do processo completo.

Como funciona escritura em condomínio rural?

Cada lote possui registro (Escritura Pública averbada) próprio e individualizado, e pode ser vendido, doado, ou alienado, a critério do proprietário, sem qualquer interferência do Condomínio ou dos demais condôminos.

Quem pode fazer desmembramento de terreno rural?

Requerimento com firma reconhecida assinado pelo proprietário do imóvel ou procurador, solicitando a averbação do desmembramento, bem como abertura de matriculas individuais para os imóveis originados do desmembramento, e indicando o registro onde deverá ser feita a averbação.

O que é o georreferenciamento de imóveis rurais?

A expressão georreferenciamento de imóveis rural combina o prefixo 'geo”, que significa terra, e o substantivo derivado do verbo “referenciar”. Este tem como significado “tomar como ponto de referência, localizar”. O conceito de georreferenciar remete, portanto, a situar um imóvel rural no globo terrestre.

Qual a área mínima para escritura urbana?

Os lotes de parcelamentos urbanos deverão ter, no mínimo, 125 metros quadrados e, onde houver curso de água, as construções deverão ficar a, no mínimo, 15 metros das margens.

Como regularizar um imóvel na zona rural?

Para realizar o cadastramento e realizar a regularização propriedade rural preciso uma certidão expedida pelo cartório de registro do imóvel, contendo seu registro em nome do declarante. Pode ser também usado um documento comprobatório de posse do imóvel, caso esteja dentro das condições impostas pela Lei 10.2.

Quantos hectares tem um pequeno produtor?

O que é um pequeno produtor rural? Os profissionais desta área, na maioria das vezes residem na zona rural e tem posse rural não superior a 50 hectares, eles exercem as funções mediante o trabalho pessoal e de sua família.

É possível registrar e cadastrar um imóvel rural com área inferior a fração mínima de parcelamento?

É possível registrar e cadastrar um imóvel rural com área inferior à fração mínima de parcelamento? Sim. A legislação prevê três possibilidades de desmembramento abaixo da fração mínima.

O que é preciso para registrar um imóvel rural?

A matrícula do imóvel, devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis. A escritura, o contrato ou mesmo um compromisso de compra e venda do imóvel rural. O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Como classificar uma propriedade rural?

Classificação dos Imóveis Rurais
  1. Pequena Propriedade - o imóvel de área compreendida até 4 (quatro) módulos fiscais;
  2. Média Propriedade - o imóvel rural de área superior a 4 (quatro) e até 15 (quinze) módulos fiscais;
  3. Grande Propriedade - o imóvel rural de área superior a 15 (quinze) módulos fiscais.

O que descaracteriza um imóvel rural e o coloca como um imóvel urbano?

Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, a descaracterização de imóvel rural para imóvel urbano ocorre quando “um imóvel rural perde sua destinação agropecuária, passando a estar inserido em perímetro urbano”.

Quais as finalidades das avaliações dos imóveis rurais?

Várias são as vantagens em se realizar a avaliação de imóveis rurais. Uma delas é o conhecimento do valor real do bem. Outras podem ser: o aumento do controle patrimonial, cumprimento de legislação e normas, além de estar preparado para possíveis oportunidades de compra e venda ou processos de fusão e aquisição.

Artigo anterior
O que é inflamação na costela?
Artigo seguinte
Pode haver fecundação e não haver gravidez?