O que é a terceirização no Brasil?

Perguntado por: Érika Maria de Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

A terceirização corresponde à transferência de um determinado serviço à outra empresa. No Brasil, existe uma proposta de promover esse processo para todas as atividades. Entende-se por terceirização do trabalho o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço.

O que foi a terceirização no Brasil?

A terceirização tem sido registrada no Brasil desde o final da década de 1960. Ela começou no setor público, mas logo se espalhou pelo setor privado. Seu iní- cio se deu por meio do trabalho assalariado, mas evoluiu posteriormente para o trabalho não assalariado.

O que seria a terceirização?

Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.

Qual é o objetivo da terceirização?

'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho'

O que é um funcionário terceirizado?

O que nos leva ao ponto principal: o terceirizado não é empregado de quem utiliza seu serviço, mas funcionário de uma empresa, chamada contratada ou prestadora de serviço, que irá fornecê-lo para prestar serviço a outra empresa, chamada contratante ou tomadora do serviço.

Cortez Explica - Terceirização

43 questões relacionadas encontradas

Como ser um funcionário terceirizado?

Passo a passo de como terceirizar um funcionário
  1. Definição dos serviços. Para iniciar o processo de terceirização, é fundamental que os gestores da empresa realizem um estudo detalhado e aprofundado da situação do negócio. ...
  2. Escolha de uma empresa terceirizada eficiente. ...
  3. Elaboração do contrato com a empresa terceirizada.

Como é trabalhar terceirizado?

O contrato de trabalho terceirizado nada mais é que a execução das atividades de uma empresa, realizada por outra empresa. Esse tipo de contratação pode ter uma duração curta, com serviços pontuais, ou longa, com serviços diários, semanais ou mensais, dispensando o recrutamento de novos funcionários.

Quais são as principais características da terceirização?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Quais são as vantagens da terceirização para o trabalhador?

Vantagens da terceirização
  • 2- Produtividade. O aumento no ritmo de trabalho e em produtividade é mais uma vantagem da terceirização. ...
  • 3- Otimização. ...
  • 4- Economia. ...
  • 1- Fiscalização. ...
  • 2- Busca pelo parceiro ideal. ...
  • 3- Planejamento. ...
  • 4- Dependência.

Como a terceirização beneficia as empresas?

É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando determinados processos, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas.

Quais são os tipos de terceirização?

Existem diferentes tipos de serviços de terceirização que as empresas podem contratar com uma empresa de terceirização.
...
Basicamente, os serviços de terceirização são agrupados em quatro tipos:
  • Serviços profissionais.
  • Serviços de fabricação.
  • Serviços de processos específicos.
  • Serviços operacionais.

Porque a terceirização é ruim para o trabalhador?

A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país. Ela traz consigo o aumento do período permitido para serviços temporários, o que é ruim para o trabalhador, que não recebe direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nem a multa de 40% quando é demitido nessa modalidade.

Como se caracterizou a origem da terceirização no Brasil?

Em 1974, a lei 6.019 que criou o chamado de trabalho temporário, foi o primeiro instrumento legal no Brasil a autorizar a terceirização, mas, somente em duas hipóteses: acréscimo extraordinário de serviço ou em casos de substituição de um colaborador regular e permanente.

Quando foi regulamentada a terceirização no Brasil?

A terceirização de serviços foi regulamentada em 2017, pela Lei n.º 13.429/2017, como parte do plano do governo para flexibilizar e modernizar as relações de emprego. Ainda, a reforma trabalhista (Lei n.º 13.467/2017) criou regras complementares para essa modalidade de contratação.

Como caminha o processo de terceirização no Brasil?

A maior causa do aumento da terceirização no Brasil e no mundo têm relação com a diminuição dos custos com funcionários, pois o custo para as empresas acaba sendo menos quando contrata mão de obra de terceiros, tendo eventuais gastos como: direitos trabalhistas, indenizações e problemas de segurança do trabalho.

Quando é vantajoso o uso de terceirização?

Para muitos gestores, a maior vantagem do serviço terceirizado é a eliminação dos riscos e das despesas envolvidas com a contratação de colaboradores. Entretanto, o que muitos não consideram ou não sabem é que a empresa contratante de tal serviço também tem responsabilidades.

Quais as implicações da terceirização para o empregador é para o empregado?

A terceirização foi introduzida como uma nova estratégia de gestão, uma vantagem competitiva para as empresas, ao propiciar a redução dos custos; mas não pode servir de precarização dos direitos fundamentais do trabalhador, praticando salários mais baixos e carga de trabalho mais alta.

Quais as vantagens e as desvantagens que representa a terceirização ou o trabalho temporário para uma empresa?

VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

Direcionar os esforços da empresa na atividade-fim, na sua área de atuação tanto os recursos físicos quanto humanos. A empresa passa a ter uma gestão mais simplificada, não necessitará fazer o controle de pagamentos, tributos e obrigações que passam a pertencer a empresa terceirizada.

São características da terceirização dos processos de trabalho?

8a Questão (Ref.: 201408384092) Pontos: 1,0 / 1,0 São características da terceirização dos processos de trabalho: O desemprego, o aumento dos salários indiretos, a jornada temporária e o fortalecimento da regulamentação das profissões.

Quais os pontos positivos e negativos da terceirização?

A contratação de uma empresa terceirizada reduz custo, em princípio, na área de recursos humanos. Isto por que, a empresa não gastará mais com contratações e pagamentos de funcionários. Sem contar que reduz o processo exaustivo de busca por profissionais especializados na área em que deverá ser desempenhado o serviço.

Quem trabalha terceirizado tem carteira assinada?

Empregado terceirizado tem direito à carteira assinada? Sim. Quem é responsável pela carteira assinada do empregado terceirizado é a empresa contratante e não a empresa para a qual ele presta serviços. A carteira de trabalho, além de ser assinada, deve atender a todas as formalidades previstas na CLT.

Quanto uma empresa terceirizada ganha por funcionário?

Asseio e Conservação = 99,11% sobre o salário. Segurança = 97,34% sobre o salário. Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário. Lembrando que sobre esses percentuais não estão incluídos: vale-transporte, vale-alimentação, EPIs, EPCs, outros gastos, lucro do parceiro terceirizado, PIS, COFINS, ISS, CSSL e IRPJ.

Quem trabalha em empresa terceirizado tem direito a Seguro-desemprego?

O trabalhador terceirizado possui os mesmos direitos que qualquer empregado: férias, aviso prévio, FGTS, seguro-desemprego, irredutibilidade de salário, licença à gestante, licença-paternidade, décimo-terceiro salário, repouso semanal remunerado, etc.

Qual é a origem da terceirização?

A terceirização surgiu nos Estados Unidos na época da Segunda Guerra Mundial. O período pós Guerra fez com que as nações envolvidas nos confrontos se organizassem e reconstruíssem toda a estrutura social, política e econômica, que fora abalada com as violentas guerrilhas.

Quais são os três principais aspectos que levam à tomada de decisão para terceirização?

De acordo com o levantamento realizado nesta pesquisa, constatou-se que os quatro primeiros motivos que levam as empresas a terceirizar sua TI, referem-se ao acesso imediato a novos recursos humanos, a focalização na atividade-fim, a expectativa de redução de custos e as questões relacionadas ao desempenho.

Artigo anterior
Como são chamados os resistores de resistência variável?
Artigo seguinte
Qual a unha mais resistente?