O que significa fiduciária?

Perguntado por: Márcio Ivan Paiva de Pinheiro  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

A alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. Isso quer dizer que o devedor passa o bem ao credor, de forma com que ambos definam que o bem é a garantia de pagamento da dívida.

O que é um veículo com alienação fiduciária?

Alienação fiduciária é o contrato firmado entre consumidores e instituições financeiras que concedem financiamentos na compra de um veículo.

Para que serve alienação fiduciária?

Os contratos de Alienação Fiduciária, em garanti oferece a transmissão da propriedade de um bem ao credor para garantia de do cumprimento de uma obrigação a devedor. Esta definida no Código civil de 2002 em seu artigo 1361, é a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível, que o devedor transfere ao credor.

Quem pode ser fiduciante?

Qualquer pessoal Natural ou Jurídica, de direito privado ou de direito público, pode alienar em garantia. ... 1.368 do Código Civil: “O terceiro, interessado ou não, que pagar a divida, se sub-rogará de pleno direito no crédito e na propriedade fiduciária”.

O que é alienante fiduciário?

O bem alienado fiduciariamente não pode ser penhorado em execução promovida por terceiro, uma vez que o bem alienado não integra o patrimônio do devedor. ... Porém, o pedido foi negado pois o imóvel foi dado em alienação fiduciária a um banco como garantia em contrato de empréstimo.

O Que é Alienação Fiduciária? Entenda o que significa de forma SIMPLES

18 questões relacionadas encontradas

O que significa financiamento fiduciário?

A alienação fiduciária é um tipo de garantia numa relação de negociação de compra de bens. É uma modalidade de financiamento, onde o devedor, para garantir o pagamento de algo, o transfere para o credor enquanto paga por aquele bem. ... Dessa forma, a alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”.

Quem é o fiduciante E o fiduciário?

Quando há a transmissão de algum bem, seja ele, móvel ou imóvel, que é repassado ao credor como forma de garantia do cumprimento de uma obrigação. ... Na Alienação fiduciária, o devedor (Fiduciante) transmite ao (Fiduciário) o bem-dado como garantia, para o pagamento da dívida.

Quem pode ser credor na alienação fiduciária?

Qualquer pessoa ou dívida

A lei autoriza a operação a favor de credores que sejam pessoas físicas ou jurídicas. Embora pouco usada em situações entre particulares comuns, seria possível garantir o pagamento de uma dívida simples por meio da alienação fiduciária. Em resumo, a figura não é limitada a dívidas bancárias.

Quem pode alienar fiduciariamente um imóvel?

O imóvel alienado fiduciariamente ao credor a ele pertence, em caráter resolúvel. O devedor fiduciante não possui mais a propriedade do imóvel, mas apenas a “pretensão real aquisitiva”, ou seja, o direito expectativo de se tornar proprietário novamente após a quitação da dívida.

Quem é o proprietário na alienação fiduciária?

No contrato de empréstimo garantido com alienação fiduciária, a posse do bem fica com o devedor, mas a propriedade é do credor, conforme determina a lei (Decreto-Lei 911/69).

Como funciona a alienação?

A alienação envolve duas partes: o credor, que empresta o dinheiro, e o devedor, que é quem faz o empréstimo. Depois da assinatura do contrato com a empresa credora, a posse do bem continua sendo do devedor, mas a propriedade fica atrelada à instituição que emprestou o dinheiro.

Como faço para tirar a alienação fiduciária?

No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação. E pronto.

Como fazer uma alienação fiduciária?

Na alienação fiduciária, o devedor (fiduciante) oferece ao credor (fiduciário) um bem ou propriedade como garantia da dívida assumida. Dessa forma, o devedor fiduciante transfere a propriedade do bem que pretende adquirir ou que será a garantia da operação ao credor fiduciário, até que seja feito o pagamento da dívida.

É possível Transferir veículo com alienação fiduciária?

Após a quitação do veículo, a financeira tem cinco dias para dar baixa no gravame. O gravame consiste na condição de status da inscrição do veículo, podendo significar “alienação fiduciária”. Então, apenas após ter sido retirado essa informação é que a transferência de nome do veículo poderá ser feita.

O que quer dizer liberação da alienação fiduciária?

Liberação de alienação fiduciária

Isso acontece depois que a dívida for quitada, ou seja, quando o consumidor pagar todas as parcelas do financiamento ou empréstimo realizado. Nesse caso, é preciso pedir para que o credor entre em contato com o Detran do seu estado pelo sistema disponível no site.

O que significa veículo com alienação fiduciária status Baixada?

Quando um veículo é adquirido através de financiamento, é feita a inclusão do Gravame no órgão de trânsito indicado a alienação fiduciária para a empresa que realizou o crédito para a aquisição do veículo. ... Quando o financiado terminar de pagar o valor do financiamento do veículo,deverá ser feita a baixa do gravame.

É possível vender imóvel com alienação fiduciária?

Em tese e em respeito à técnica jurídica, o imóvel que fora comprado em outro momento e que se encontra gravado com garantia de alienação fiduciária, não pode ser VENDIDO enquanto não se resolver a dívida que originou a garantia, uma vez que a propriedade não mais se encontra plena e sim desmembrada entre o credor ...

Quem pode ser fiduciário do bem dado em alienação fiduciária em garantia?

Essa espécie funciona, então, da seguinte forma: o devedor (fiduciante) transmite ao credor (fiduciário) propriedade imobiliária resolúvel em garantia de dívida assumida. ... Na prática, o bem posto em garantia passa a ter dois proprietários, um com o direito (credor) e outro com a propriedade (devedor).

O que significa imóvel consolidado?

Quando ocorre a consolidação, o devedor deixa de ter qualquer relação real com o bem, que se transmitiu ao credor; e por existir a transmissão da propriedade, é necessário o pagamento dos encargos e impostos por parte do adquirente.

Qual a cláusula que proíbe o credor de ficar com a coisa dada em garantia real?

Pacto Comissório

O Código Civil/2002, repetindo a regra disposta no Código Civil/1916, proíbe a existência do pacto comissório nos contratos que envolvam garantia real, tal como o de Alienação Fiduciária de Coisas Móveis.

Quem pode fazer alienação fiduciária de veículo?

A quem pertence um veículo com alienação fiduciária

Durante a alienação fiduciária do veículo, o consumidor detém a posse direta dele. Ou seja, o motorista pode continuar usufruindo do carro e pode até mesmo vendê-lo, se assim desejar.

Como descobrir o credor fiduciário de um veículo?

Para saber como resolver a alienação fiduciária do veículo, você precisará realizar um levantamento de qual é a situação atual do financiamento. Verá, assim, quanto já foi pago desde o início e verificará o quanto ainda falta — quantas parcelas e o valor total.

Quais são os direitos do devedor fiduciante?

O direito do devedor-fiduciante é igualmente penhorável. Nesse caso, o objeto da penhora será o direito de aquisição do domínio, isto é, o direito que tem o devedor-fiduciante de ser investido na propriedade plena do bem, desde que efetive o pagamento da dívida que o onera.

Quais são as espécies de alienacao fiduciaria?

Alguns institutos que aparentemente se assemelham à alienação fiduciária no direito brasileiro são: a anticrese, a hipoteca e, ainda, o penhor.

O que é apreensão em alienação fiduciária?

Como se percebe, o processo judicial de busca e apreensão de bem alienado fiduciariamente é uma ação de rito especial, muito breve, onde há um pedido liminar, com diversas determinações de cunho cautelar, que visa resguardar a propriedade do credor fiduciário.

Artigo anterior
Como se escreve magoou?
Artigo seguinte
Quando o expoente é uma fração?