O que significa expansão marítima?

Perguntado por: César Gustavo Lima de Lourenço  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.

Qual era o objetivo da expansão marítima portuguesa?

O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.

Qual o maior feito da expansão marítima?

Apesar de achar que tinha chegado às Índias, Colombo havia atracado em um continente desconhecido pelos europeus. Inicialmente, eles chamaram o local recém-conhecido de Índias Ocidentais.

Quais fatores contribuíram para a expansão marítima?

Veja quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento do alcance marítimo europeu.
  • Centralização política e Formação do Estado Nacional. ...
  • Aliança entre o rei e a burguesia. ...
  • Desenvolvimento técnico. ...
  • Motivações econômicas. ...
  • Motivações religiosas. ...
  • Expansão marítima de Portugal. ...
  • Expansão marítima da Espanha.

Por que a expansão marítima beneficiou os países atlânticos?

A conquista de Constantinopla pelos turcos, em 1453, interrompeu o comércio por terra entre a Europa e a Ásia, obrigando os europeus a buscarem novas rotas comerciais, agora pelo mar. Esse fato beneficiou os países atlânticos e ajudou a deslocar o eixo econômico para a Europa Ocidental.

EXPANSÃO MARÍTIMA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

40 questões relacionadas encontradas

Quais foram os resultados da expansão marítima?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

Quem financiou a expansão marítima portuguesa?

A burguesia tinha dinheiro, mas não poder, nem prestígio. Desta forma, rei e burguesia apoiaram e financiaram expedições para a África, Ásia e a América, e assim alcançar seus objetivos. Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas.

Quais foram os três fatores que contribuíram para expansão marítima europeia?

Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:
  • Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda.
  • Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra.
  • Desejo de expandir a fé cristã
  • Necessidade de novos mercados.

Quais fatores contribuíram para a expansão marítima de portugueses e espanhol?

Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar: °busca de rotas marítimas na Índia; °Busca por produtos valiosos, como: metais e produtos especiais; °Concentração do poder nas mãos do rei, o que gerou riquezas para grandes navegações.

Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão territorial brasileira?

Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.

Qual era o objetivo maior do projeto de expansão?

Qual era o objetivo maior do projeto de expansão marítima dos espanhóis? ... Para descobrir essa nova rota de navegação, os espanhóis preferiram apostar no projeto de circum-navegação do italiano Cristovão Colombo, que acreditava ser possível atingir o Oriente navegando rumo ao Oeste.

Qual era o objetivo maior do projeto de expansão marítima espanhola?

O objetivo da expansão marítima espanhola era conquistar novos territórios e levar riquezas para a coroa. O imperialismo vigorou durante os séculos XV até XX na Europa.

Qual foi a expedição espanhola mais importante?

Em um projeto ainda mais ousado – executado entre 1519 e 1521 – a expedição de Fernão de Magalhães realizou a primeira circunavegação ao redor do mundo. Dos quinhentos e doze tripulantes dessa corajosa viagem, apenas dezoito sobreviveram no retorno à Europa.

Quais eram os objetivos da expansão marítima portuguesa a partir do século 14?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.

Qual é o marco inicial da expansão marítima portuguesa?

A conquista da ilha da Madeira é o marco inicial da expansão marítima portuguesa, tornando efetivo o modelo de colonização baseado na exploração da agromanufatura do açúcar.

Quem financiou as expedições espanholas?

O governo espanhol financiou várias expedições de exploração do continente americano, além patrocinar a famosa viagem de Fernão de Magalhães, entre 1519 e 1522 que circunavegou o planeta, comprovando sua esfericidade.

Por que os portugueses foram os pioneiros da expansão marítima?

Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais.

Quem foram os pioneiros das grandes viagens marítimas?

Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.

Quais foram as principais consequências das viagens marítimas para o contexto histórico europeu?

O aumento na cunhagem de moedas de ouro e prata foi um dos principais efeitos da expansão marítima europeia.

Foram inúmeras as consequências da expansão ultramarina?

Questão 5 – (Cesgranrio) Foram inúmeras as consequências da expansão ultramarina dos europeus, gerando uma radical transformação no panorama da história da humanidade. Sobressai como UMA importante conseqüência: a) a constituição de impérios coloniais embasados pelo espírito mercantil.

Quais são as causas da expansão europeia?

expansão europeia
  • O crescimento demográfico, o que exigia mais alimentos e mais matérias-primas para a indústria europeia;
  • O desejo de produtos exóticos (especiarias);
  • O desenvolvimento técnico e científico (Bússola, Astrolábio);
  • O descobrimento de novos mercados e rotas comerciais;

Qual foi a primeira expedição marítima espanhola?

A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.

Quais as principais navegações espanholas?

- Em 12 de outubro de 1492, a expedição marítima comandada por Cristóvão Colombo chega à América, na região da atual Bahamas. - Em 1500, o conquistador espanhol Diogo Velasquez conquista a ilha de Cuba. - 1511: o conquistador e navegador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar conquista a ilha de Cuba.

Quais foram os principais navegadores espanhóis?

Vasco Núñez de Balboa foi quem descobriu o Oceano Pacífico ao cruzar o istmo do Panamá e Fernão de Magalhães cruzou este mesmo oceano e descobriu Guam e Filipinas em 1521. Cristóvão Colombo. Hernán Cortés foi o conquistador espanhol do México onde habitavam os Maias.

Quais os objetivos do projeto de expansão marítima?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Artigo anterior
O que significa atividades lúdicas?
Artigo seguinte
Quanto de urina precisa para fazer exame?