O que significa EPC na segurança do trabalho?

Perguntado por: Mariana Diana de Mota  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. ... Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas) Extintores de incêndio.

O que é o EPC na segurança do trabalho?

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.

O que é EPC e para que serve?

Objetivos dos EPIs e EPCs

Enquanto os EPIs protegem diretamente o corpo do colaborador, no sentido de evitar riscos físicos e de acidentes, os EPCs visam alertar para os cuidados necessários diante dos riscos presentes no ambiente de trabalho.

Quais os benefícios do EPC?

Benefícios do EPC
  • Redução de acidentes de trabalho.
  • Melhor comodidade por ser equipamento coletivo.
  • Melhoria nas condições do trabalho.
  • Baixo custo a longo prazo.
  • Melhor eficácia e eficiência nas atividades.

São exemplos de EPC em uma obra?

Equipamentos de proteção individual (EPI)
  • Capacete de segurança. O equipamento deve ser utilizado por todos que trabalharem ou transitarem na obra, como operários, arquitetos e engenheiros. ...
  • Cinto de segurança. ...
  • Protetores auditivos. ...
  • Máscaras. ...
  • Luvas. ...
  • Calçado de proteção. ...
  • Escadas e rampas. ...
  • Andaimes.

SEGURANÇA DO TRABALHO (O QUE SÃO EPI E EPC E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ?)

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de EPC?

Como exemplos de EPC podem ser citados:
  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

O que é EPC na construção civil?

Você leu anteriormente aqui no blog que os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são essenciais para uma obra. São eles que evitam graves acidentes, preservando a integridade física e a saúde tanto de uma equipe de trabalho quanto de terceiros que estão ou não envolvidos com o serviço executado.

Qual a vantagem do EPC e sua maior dificuldade de implantação?

Vantagens do uso do EPC

A implementação dos EPCs é vital para a eliminação ou redução dos riscos ambientais. ... Ao aplicar corretamente, os EPCs podem neutralizar a maior parte dos riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo a saúde e a segurança de todas as pessoas presentes no local.

Qual a vantagem de usar EPC em relação ao uso dos EPI?

O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.

O que é um EPC na área hospitalar?

São equipamentos de contenção que possibilitam a proteção do trabalhador e as demais pessoas em uma determinada área. Devem estar instalados em locais bem sinalizados e de fácil acesso. São utilizados, portanto, para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências.

Qual a responsabilidade da empresa quanto ao uso do EPC?

Qual a responsabilidade da empresa quanto ao uso do EPC? “Cabe ao empregador: a minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva…”

Qual a importância da utilização dos EPIs e EPCs como selecionar os EPIs necessários Qual seu posicionamento sobre o uso de jaleco fora do meio profissional?

Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização. ... O uso adequado e responsável do EPI evita grandes transtornos para o trabalhador e, também, para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desempenhadas com mais segurança e eficiência.

Qual a maior dificuldade com relação ao EPC?

Apesar de não serem tão falados quanto os EPIs, os Equipamentos de Proteção Coletiva, EPCs, podem ser tão eficientes quanto os de uso individual. ... Mas, por serem de uso coletivo, muitas vezes, esses equipamentos passam despercebidos do público geral e acabam tendo sua eficácia reduzida.

Quais são equipamentos de proteção coletiva EPC?

Como exemplos de EPC podem ser citados:
  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

Quais são os tipos de EPI e EPC?

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

Por que o EPC é considerado tão importante?

O uso de equipamentos de proteção coletiva em construções colabora para a redução de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, além de conscientizar trabalhadores e empregadores da importância dos sistemas de proteção e das boas práticas no canteiro de obras, qualificando a mão de obra e assegurando o bom ...

Quais as consequências para a empresa que não utilizar ou disponibilizar o EPC?

Portanto, diante de um acidente que poderia ter sido evitado com o uso de um EPC, por exemplo, a repercussão pode ocorrer nas esferas: civil, trabalhista e até mesmo penal. Sendo que na esfera penal, poderá o empregador responder por processos criminais e sofrer com a sanção máxima de uma prisão.

Qual a maior dificuldade com relação à implementação da Segurança do Trabalho nas empresas?

Formação Deficiente. Essa é uma das grandes dificuldades do Técnico de Segurança do Trabalho. Os problemas vindos de uma má formação podem vir de diversas formas: – Dificuldade na elaboração dos documentos de segurança do trabalho: PPRA, PCMSO, CIPA, Mapa de Risco, Check lists e vários outros.

Qual a maior dificuldade relatada por empresas quanto à utilização de EPIs por seus colaboradores?

A NR 6 pontua a necessidade de uso contínuo do EPI — ainda que essa seja uma das maiores dificuldades relatadas por empresas de segurança do trabalho. ... Mesmo pontuada a responsabilidade por parte da equipe, não empregar práticas que estimulem o uso contínuo do EPI é considerado negligência por parte da organização.

Como selecionar os EPIs necessários?

Saiba como escolher o EPI correto
  1. Avalie o ambiente de trabalho e a necessidade do EPI. ...
  2. Conheça quais são os EPI's mais adequados. ...
  3. Opte por EPI's de qualidade. ...
  4. Realize avaliações constantes. ...
  5. Busque por um fornecedor confiável. ...
  6. Permite reduzir os custos. ...
  7. Cumpre os prazos de entrega. ...
  8. Presta orientações sobre os produtos.

O que são EPIs e EPCs dê exemplos de EPIs e de EPCs que devem ser utilizados na escola *?

Um Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um dispositivo de uso individual do trabalhador. Seu objetivo é proteger a saúde e manter a segurança dos colaboradores de todas as áreas do laboratório. ... Já os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são utilizados para proteção coletiva dos colaboradores expostos a risco.

Quais são os critérios para a escolha e compra de um EPI?

Deve-se estar de acordo com estes principais pontos para a escolha correta do EPI: O grau de proteção exigido para a atividade; A adequação do equipamento quanto a situação de risco apresentada para os trabalhadores (praticidade e manutenção);

O que é o responsável pela recomendação do uso do EPC?

O uso do EPC é abordado nas NR-9 e NR-4. De acordo com a NR-4 é responsabilidade do SESMT avaliar cada ambiente, colocar em prática medidas de segurança e assim eliminar possíveis riscos.

São responsabilidades do trabalhador quanto ao uso de EPI exceto?

São responsabilidades do trabalhador quanto ao uso de EPI, EXCETO: ... Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torna impróprio para uso. Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Quanto ao equipamento de proteção individual EPI cabe ao empregado exceto?

Cabe ao empregador quanto ao EPI, EXCETO:

Exigir seu uso. Responsabilizar-se pela guarda e conservação. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação.

Artigo anterior
Como funciona uma usina biogás?
Artigo seguinte
Como o futebol ajuda na sociedade?