O que significa dizer que um sintoma é uma solução de compromisso?
Perguntado por: Simão Martinho Marques Simões | Última atualização: 3. April 2022Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)
Assim, o sintoma é uma solução porque é a resposta a um problema, a um obstáculo que a satisfação do neurótico encontrou. Trata-se da famosa concepção freudiana do sintoma como “solução de compromisso”.
O que é a formação de compromisso do sintoma?
A formação de compromisso foi descrita por Freud em 1926 como sendo o modelo psicanalítico do sintoma neurótico. Neste modelo Freud enuncia que na neurose está presente um conflito que produz ansiedade.
Qual a função do sintoma?
O sintoma surge como uma solução que visa re-estabelecer uma suposta homeostase que teria sido quebrada pelo conflito psíquico, e chega a cumprir sua função, no sentido de resolver o conflito, ao mesmo tempo que tem como produto uma satisfação que perturba.
O que é sintoma de acordo com Freud?
Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).
O que Freud quer dizer quando fala da relação entre sintomas e defesas?
Desde suas primeiras publicações psicanalíticas, Freud concebia os sintomas como formações de compromisso entre as forças recalcadas e as recalcadoras ocasionadas pelo retorno das lembranças recalcadas, isto é, pelo fracasso da defesa (Freud, 1896c, p. 169-170).
Relação de compromisso-sintoma-neurose
O que é defesa para Freud?
Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito. Outras vertentes da psicologia também se utilizam dessa denominação.
Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?
Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.
Qual a origem dos sintomas segundo a psicanálise?
Freud conceituou o sintoma escutando as queixas de suas pacientes. Era um olhar médico, curioso. Concluiu que o sintoma não era sinal de uma doença, e sim, a expressão particular de um conflito psíquico. O sintoma ganhou o estatuto de formação do inconsciente, assim como os sonhos e os esquecimentos.
O que não vira palavra vira sintoma Freud?
Adoecemos por aquilo que não dizemos. ?? Algumas pessoas deixam de falar e expressar seus sentimentos, escondendo o que realmente sentem de verdade, e isso pode causar problemas de relacionamento, sintomas emocionais e físicos.
Qual é a diferença entre sintoma é Sinthoma?
O sintoma pode ser interpretado, e assim podemos dizer que há solução para o sintoma. No entanto, para o sinthoma não há interpretação, permanecendo um resto inominável. Portanto, “o sintoma é curável; o sinthoma não” (JIMENEZ, 2005).
Qual é a função e como operam os mecanismos de defesa do ego?
Sendo assim o ego desenvolve os mecanismos de defesa para proteger-se contra a ansiedade. ... Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação.
Como se escreve sintoma?
Sintomas é o plural de sintoma. O mesmo que: mostras, palpites, sinais, suspeitas, indicações, intuições, manifestações, pressentimentos.
Por que o sintoma é tão resistente?
E por esta razão também, o sintoma é tão resistente: é apoiado por ambas as partes em luta.” O sintoma, portanto, é um produto transfigurado pelo impulso de satisfação inconsciente da libido e pela proteção exercida pelo recalque, mantendo o equilíbrio entre essas instâncias, até que o sofrimento que o acompanha ...
Como se dá a formação de compromisso?
A formação de compromisso significa que há uma dualidade em nossa mente em querer algo e querer outro simultaneamente. O mesmo é formado por tudo aquilo que reúne nossas formações, como sintomas, sonhos e atos falhos. Assim, até um simples pesadelo se mostra como uma realização inconsciente de um desejo.
É uma formação de compromisso entre as instâncias em conflito no aparelho psíquico?
O conflito entre as instâncias produz ansiedade. ... O conflito produz ansiedade, que resulta em defesa, levando a um compromisso entre o id e o ego. Portanto, um sintoma constitui uma formação de compromisso que, ao mesmo tempo, defende contra a emergência do desejo proveniente do id e o gratifica de forma mascarada.
O que significa o esquecimento para a psicanálise?
O Esquecimento
É aquele em que perdemos um objeto ou não sabemos onde o guardamos. ... O sujeito tem a capacidade de ir contra o objeto, bem como deixar cair, quebrar ou destruir, tudo isso inconscientemente. O ser humano tem uma habilidade para entrar em ação sem que ele saiba da existência do mesmo.
O que não vira palavra vira doença?
O que muitas pessoas não sabem, é que existem diversas doenças físicas que são de fundo emocional, popularmente conhecidas como doenças psicossomáticas. Na doença psicossomática, há manifestações no corpo com sintomas físicos, porém a causa se origina de problemas psicológicos.
Quais foram os motivos que levaram Freud a abandonar a hipnose?
Freud realmente disse que a hipnose não seria mais a base dos seus estudos e ele inclusive deu alguns motivos para isso: “Eu não sou um bom hipnotista” – Freud alegava não ter sucesso considerável em levar pessoas ao transe. ... Freud era fumante compulsivo de charutos e isso inclusive foi a causa da sua morte.
O que é sintoma neurótico?
Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.
O que são sintomas transferência e resistência dentro dos conceitos da psicanálise?
A resistência e transferência em psicanálise são conceitos que sustentam a atuação do analista, dando base para a compreensão das dores no processo terapêutico. Desse modo, saber trabalhar com esses dois elementos melhora a sua forma de atender, aperfeiçoando o seu nível de excelência.
Qual a relação que o sintoma estabelece com o recalque?
O sintoma é este retorno do material que percorre caminho distinto ao da força que objetiva manter o recalque, em suma, uma dupla exigência se efetiva na formação do sintoma: a exigência de censura do material inconsciente e a exigência de satisfação que comporta toda e qualquer pulsão.
Quais são os principais mecanismos de defesa do ego?
- Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
- Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
- Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
- Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.
Qual o propósito do mecanismo de defesa segundo a psicanálise?
Em outras palavras, os mecanismos de defesa são as estratégias do ego, de forma não consciente, para proteger a personalidade contra o que ela considera ameaça. ... Esses mecanismos são diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade é afastar o evento que gera sofrimento da percepção consciente.
Qual a importância do mecanismo de defesa?
Os mecanismos de defesa foram observados pela primeira vez por Sigmund Freud, o famoso fundador da psicanálise. ... Todos nós usamos esses mecanismos subconscientemente para afastar e nos proteger de sentimentos ou pensamentos negativos — como ansiedade ou culpa.
O que é a resistência na análise?
O conceito de Resistência
Neste aspecto, Zimerman (1999) cita que: “a resistência do analisando é conceituada como resultante de forças, dentro dele, que se opõe ao analista, ou aos processos e procedimentos da análise; obstaculizando a livre associação de ideias e até o próprio desejo de mudar”.
Como é tratado o esgoto doméstico?
Para que serve o carbono 13?