Como escrever uma circular interna?
Perguntado por: Tomé Fábio Maia Domingues Sá | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)
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A circular deve obedecer a seguinte estrutura:
- Cabeçalho: identificação do órgão emitente;
- Local e data;
- Número da circular: número sequencial separado por barra do ano da sua emissão;
- Vocativo: Invocação das pessoas a quem se destina o documento;
Como fazer uma circular exemplo?
- Timbre (logotipo do órgão, brasão, símbolo do departamento);
- Título e número (circular nº 02/2009);
- Data (sem a localidade, nome da cidade);
- Ementa (síntese do assunto que será abordado no texto);
- Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;
- Texto (bem explicado e claro);
- Despedida breve.
O que é uma circular interna?
Circulares internas são textos técnicos. Ou seja, servem para expressar alguma orientação sobre a empresa, seja em termos de procedimentos, operações, acontecimentos ou notificações. Logo, a circular interna deve se ater a isso.
Como circular o corpo do texto?
Na circular põe-se: timbre (logotipo ou brasão), título (assunto), número do circular, data, ementa (identificação do assunto), vocativo com o pronome de tratamento, corpo do texto (quesito principal), despedida e assinatura (pode aparecer o nome completo ou as iniciais de quem escreveu). CIRCULAR Nº 10/2019.
Quais são os tipos de circular?
De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.
Circular | Redação oficial - Brasil Escola
Quais as principais características para redigir uma circular?
No caso de uma circular, o documento precisa ter timbre, título, número do circular, data, ementa, vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado, corpo do texto, despedida e assinatura . Em caráter opcional, ao final da página pode-se colocar em letras menores as iniciais de quem redigiu o circular.
Quais as principais características da circular e para que ela é utilizada?
Circular é o tipo de texto que se enquadra na redação técnica. Utilizada na vida acadêmica e profissional, ela serve para dar informações, avisar, transmitir, dar ordens e padronizar regras.
Quais os princípios básicos para se redigir uma boa redação técnica?
- * Precisão vocabular, atendo-se à exatidão dos pormenores;
- * Objetividade na linguagem, abnegando-se de quaisquer traços que permitam dúbias interpretações;
- * Finalidade discursiva pautada no intento de esclarecer e informar;
- * Uniformidade na estrutura, estilo e terminologia;
Quais são os tipos de ofício?
- Ofício de Comunicação;
- Ofício de Solicitação;
- Ofício para Requerimento ou Pedido;
- Ofício de Patrocínio;
- Ofício Jurídico.
O que é uma circular normativa?
Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.
O que é uma carta circular?
Já as Cartas Circulares são editadas por unidades administrativas da autarquia, com a anuência do diretor responsável pela área, tendo como finalidade, “divulgar instrução, procedimento ou esclarecimento a respeito de conteúdo de documento normativo”.
Em que ambiente o gênero resumo circula?
O resumo é um gênero muito usado na esfera acadêmica, mas se percebe, muitas vezes, uma subutilização desse gênero em sala de aula. Saber resumir textos é uma habilidade exigida por professores de diferentes disciplinas no cotidiano acadêmico.
Quando enviar um ofício circular?
Se a comunicação for remetida para destinatários fora da entidade, usa-se “Ofício-Circular”. Ambos seguem o mesmo número de controle dos ofícios e memorandos. Sua finalidade é uniformizar procedimentos, transmitir informações, ordens, avisos, recomendações, esclarecimentos de conteúdo de leis, normas e regulamentos.
Em que ocasiões podem ser enviadas circulares?
São utilizadas para divulgar os assuntos de interesse geral sobre diversos fatos e/ou atos administrativos. Mesmo sendo de redação única, estas circulares são encaminhadas a diversos destinatários diferentes.
O que é um memorando é um exemplo?
Memorando é um texto técnico utilizado em instituições públicas ou particulares. Realiza a comunicação interna/externa entre departamentos de empresas ou repartições públicas. O memorando é um dos canais de comunicação mais eficazes em uma empresa.
Qual a função de um memorando?
Redação. O memorando é um texto profissional de curto tamanho utilizado para enviar ágeis mensagens para todos os funcionários, para determinados setores da empresa ou ainda para filiais e parcerias. Sua principal característica é a rapidez e objetividade na comunicação.
O que é o ofício?
O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.
Como fazer um ofício O que é?
- Numeração do ofício.
- Data de envio do ofício.
- Nome/qualificação ou setor a quem/ ao qual se dirige o ofício.
- Nome da pessoa que remete o ofício.
- Informação do teor do ofício (solicitação de documentos, informações ou envio de algum anexo, por exemplo).
- Data e local.
Como deve ser feito um aviso?
- Denominação do ato – AVISO, centralizado, em letras maiúsculas e em negrito, podendo ser complementado com outros dados em função do assunto a que se referir. ...
- Texto com a exposição detalhada da matéria objeto da divulgação.
- Local e data por extenso, centralizados.
Qual a diferença de ofício para memorando?
Resumindo: ofício é comunicação oficial externa. Memorando é comunicação oficial interna.
Qual o padrão de um ofício?
Salvo as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todos os ofícios devem conter o signatário, ou seja, a identificação do remetente, com o seu nome e cargo ocupado. Seu alinhamento é centralizado. Além disso, a partir da segunda página, é necessário haver numeração.
Como se faz um ofício de solicitação?
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Os dados que precisam constar no ofício são:
- nome;
- CPF ou CNPJ;
- informações pessoais;
- endereço;
- data e local;
- número de ofício.
Quais as normas da ABNT para ofícios?
- margem superior: 3 cm.
- margem inferior: 2 cm.
- margem esquerda: 2 cm.
- margem direita: 3 cm.
Quais as principais características de uma redação técnica?
A redação técnica ou administrativa é um modelo de texto caracterizado por seu formato mais rígido e formal. Ao contrário das redações literárias, em que há predominância da subjetividade e linguagem conotativa, na redação técnica a linguagem denotativa, objetiva e imparcial é mais utilizada.
Quais os tipos de redação técnica?
- Ata.
- Memorando.
- Atestado.
- Circular.
- Carta Comercial.
- Relatório.
- Requerimento.
- Declaração.
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Qual o nome da cola usada para colar bracket?