O que significa cristais de oxalato de cálcio?
Perguntado por: Diogo Vaz | Última atualização: 27. April 2025Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)
Os cristais oxalato de cálcio na urina podem ser um prenúncio de um cálculo renal; Carbonato de cálcio: também estão muito associados à formação de pedras nos rins, podem se formar a partir do consumo de sal. Nestes casos, pode ser indicada uma redução do consumo de suplementos, que também contenham a substância.
O que significa a presença de cristais de oxalato de cálcio na urina?
Doenças renais
Alterações nos rins como infecção, inflamação ou insuficiência também podem resultar no aparecimento de cristais de oxalato de cálcio na urina, já que a atividade dos rins pode estar prejudicada de forma de o processo de filtração e reabsorção pode estar prejudicado.
O que causa cristais de oxalato de cálcio?
Dietas ácidas (hiperproteicas), baixo consumo de água, sedentarismo e consumo exagerado de cálcio são fatores de risco para o surgimento deste mineral na urina.
Como eliminar cristais de oxalato de cálcio?
Além da alimentação, outra dica é utilizar probióticos com a bactéria Oxalobacter formigenes, que ajuda a quebrar os cristais de oxalato de cálcio e que deve ser tomada de acordo com a orientação médica.
É perigoso ter cristais na urina?
Os cristais são frequentemente encontrados na urina e na maioria das vezes não representam um perigo direto à saúde renal, mas sempre são motivo de curiosidade e preocupação dos pacientes.
CRISTAIS DE OXALATO DE CÁLCIO na urina aumentam a chance de ter pedras nos rins?
Quais são os sintomas de quem tem cristais na urina?
Sendo assim, ter cristais na urina significa que houve uma concentração de alguma substância em decorrência de fatores orgânicos ou externos. Nos casos em que há uma concentração muito alta, é preciso atenção porque os cristais são precursores dos cálculos renais, ou seja, favorecem a formação de pedras nos rins.
Quais os sintomas de quem tem cristais na urina?
A determinação da presença e concentração de cristais presentes na urina pode ser feita através da solicitação de exame de urina denominado EAS, que consiste na coleta e análise da amostra através da observação de suas características microscópicas para determinar o tipo de cristal predominante.
O que dissolve oxalato de cálcio?
Pedra de oxalato de cálcio
Também é importante beber bastante água, usar menos sal na preparação dos alimentos e evitar produtos ricos em sal, como linguiça, molhos prontos e caldos de galinha, pois o excesso de sal aumenta a quantidade de cálcio nos rins, aumentando a chance de formar novos cálculos.
Qual remédio tomar para cristais na urina?
Litocit serve para melhorar a excreção de certas substâncias através da urina, reduzindo a incidência dos cálculos renais.
Quais alimentos causam cristais na urina?
Alguns alimentos podem favorecer a formação de cristais na urina. Os alimentos que contribuem com mais frequência para isso são: tomate, feijão, chocolate, beterraba e amendoim, assim como aqueles ricos em sódio, como refrigerantes, sopas instantâneas, carnes embutidas e fast food.
Qual tratamento para oxalato de cálcio na urina?
O tratamento é realizado com agentes alcalinizantes, como citrato de potássio, metabolizado em bicarbonato e que induz maior excreção de citrato na urina. Em média, metade do oxalato da urina é proveniente da dieta e metade da produção endógena.
Como eliminar o oxalato?
Ao cozinhar alimentos crus, como leguminosas e vegetais verdes, o teor de oxalato pode ser significativamente reduzido. Métodos de processamento úmidos, como fervura e cozimento a vapor, são eficazes na redução do teor de oxalato devido à sua solubilidade em água e devem ser reforçados.
O que fazer para evitar oxalato de cálcio?
Evite carnes Salgadas (charque, camarão seco, defumados). Evite algadinhos para aperitivos (batata frita, amendoim salgado, castanhas, chips). Evite bolachas salgadas, recheadas, margarina ou manteiga com sal, requeijão normal ou light).
É normal ter oxalato de cálcio na urina?
Os cristais oxalato de cálcio na urina podem ser um prenúncio de um cálculo renal; Carbonato de cálcio: também estão muito associados à formação de pedras nos rins, podem se formar a partir do consumo de sal. Nestes casos, pode ser indicada uma redução do consumo de suplementos, que também contenham a substância.
Quais os alimentos que contêm oxalato de cálcio?
Nos casos dos cálculos de oxalato de cálcio, a principal precaução é no cuidado com alimentos ricos em oxalato. A lista acima cita os principais: escarola, beterraba, ruibarbo, espinafre, quiabo, salsinha, almeirão, escarola, batata doce.
Qual o nível normal de cálcio na urina?
As presenças e a quantidade de cálcio, ácido úrico, citrato e oxalato na urina são investigados no caso da formação de cálculos renais. O excesso dessas substâncias explica o desenvolvimento de pedras nos rins. Valores de referência: Cálcio urinário: 100,0 a 300,0 mg/24h, sem dieta, e de 60 a 180 mg/24h, com dieta.
Tem remédio para dissolver pedra nos rins?
Remédios para dissolver as pedras nos rins
O alopurinol é principal remédio que pode ser indicado pelo médico para ajudar a dissolver as pedras nos rins formadas por ácido úrico, ajudando na sua eliminação, além de prevenir a formação de novas pedras nos rins de ácido úrico.
O que é uma gosma branca que sai na urina?
A presença de muco em pequenas quantidades na urina é normal e não requer tratamento, sendo reflexo da descamação de células da parte mais interna da uretra e bexiga. Quando a urina está turva, com excesso de muco, aí podemos estar diante de um problema mais sério como infecção urinária, bacteriúria ou neoplasia.
O que aumenta oxalato de cálcio na urina?
Carnes – Alimentos ricos em proteína animal, sobretudo as carnes vermelhas, tendem a elevar a quantidade de sódio no organismo. Quando essa substância é acumulada em grande quantidade na urina, pode aumentar a excreção urinária de cálcio e oxalato, o que pode contribuir para a formação dos cálculos.
O que não pode comer quando se tem pedra nos rins?
Além do sal comum usado para temperar os alimentos, produtos industrializados como temperos em cubos, molhos para salada, macarrão instantâneo e carnes processadas como bacon, presunto, apresuntado, linguiça e mortadela, também são ricos em sal e devem ser evitados.
Qual a cor dos cristais na urina?
Descrição: Os cristais de urato amorfo são normais de urina ácida e se apresentam como grânulos castanho-amarelados.
Quais são as principais causas da infecção urinária?
Normalmente, surge quando as bactérias que estão presentes na região da vagina e o ânus se multiplicam e acabam invadindo a uretra, um dos órgãos que são atingindo com maior frequência é a bexiga, por isso as principais características da infecção têm haver com a micção, que é o ato de expelir a urina.
O que é bom para diminuir o pH da urina?
Fatores que podem diminuir o pH da urina
A maioria dos vegetais e frutas (especialmente cítricos) geram compostos alcalinos, reduzindo os ácidos que os rins devem filtrar. A alta ingestão de frutas e vegetais e o menor consumo de carne estão associados a uma urina mais alcalina e ao menor risco de cálculo renal.
O que é a doença nefrite?
A nefrite é um termo utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam uma inflamação nos glomérulos. Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso.
Quais frutas tem oxalato de cálcio?
O excesso de oxalato é a principal causa de pedras de oxalato de cálcio, sendo então importante evitar alimentos como espinafre, morango, beterraba, chocolate, café, chá preto, cola, soja, pimenta, cacau em pó e oleaginosos como castanhas ou nozes.
Qual o salário de um engenheiro de produção?
Quando o ovo fica cinza?