Como a água altera o relevo?

Perguntado por: Kyara Tatiana Abreu Esteves  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

As alterações sofridas pelo relevo provenientes da ação da água da chuva são denominadas de erosão pluvial. Porém, esse não é o único caso, o relevo recebe interferência das águas de rios e também do mar. A erosão fluvial é o nome dado à atuação das águas dos rios no processo de modelagem do relevo.

Como a água pode mudar o relevo?

Isso acontece porque a água da chuva produz enxurradas e deslizamentos de terra em encostas. ... Toda mudança no relevo em resultado da força da água da chuva recebe o nome de erosão pluvial. Existem também processos erosivos provenientes das águas de rios, chamados de erosão fluvial.

O que altera o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.

Qual a influência do relevo quanto ao aproveitamento dos rios?

As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.

Como os mares e oceanos pode alterar o relevo?

Erosão marinha: provocada pelas águas do mar, através da colisão das ondas com a costa essa tem seu relevo transformado. A erosão das geleiras, ou glacial, ocorre quando acontece uma avalanche deslocando juntamente com o gelo uma quantidade de rochas e solos, fato que transforma o relevo.

Os acidentes geográficos para crianças - O relevo

39 questões relacionadas encontradas

Como o ser humano atua na modificação do relevo?

O homem modifica o relevo através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios.

Quem é o principal agente modificador do relevo?

Os agentes modificadores são os que ocorrem na superfície do globo e estão profundamente ligados às condições climáticas regionais. A água de chuva, o mar, os rios, os ventos e as geleiras estão continuamente modificando ou esculpindo o relevo terrestre, num incessante trabalho de destruição e construção.

Quais as principais influências do relevo em relação aos rios?

As alterações sofridas pelo relevo provenientes da ação da água da chuva são denominadas de erosão pluvial. Porém, esse não é o único caso, o relevo recebe interferência das águas de rios e também do mar. A erosão fluvial é o nome dado à atuação das águas dos rios no processo de modelagem do relevo.

Como o relevo influencia a hidrografia e a hidrografia influência no relevo?

Resposta: O relevo influencia a hidrografia à medida que dita o sentido do curso dos rios e forma as bacias e regiões hidro- gráficas. A hidrografia influencia o relevo pela capacidade erosiva dos cursos d'água.

Qual é a influência do relevo na formação das bacias hidrográficas?

O relevo de uma bacia hidrográfica tem grande influência sobre os fatores meteorológicos e hidrológicos dado que a velocidade de escoamento superficial é determinada pela declividade do terreno, enquanto que a temperatura, a precipitação e a evaporação são funções da altitude da bacia.

Quais os elementos naturais que transformam o relevo?

Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.

Como o relevo interfere na vida dos seres vivos?

Um dos principais problemas quanto ao desequilíbrio entre relevo e sociedade é a ocorrência das erosões, sobretudo em meios urbanizados. Elas manifestam-se em função da remoção da vegetação próxima a rios e também em áreas de acentuada declividade, como áreas montanhosas ou de serras e morros.

Quais ações da natureza provocam modificações no relevo?

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.

Porque o ciclo da água e alterado com a urbanização?

O ciclo hidrológico pode sofrer possíveis alterações em consequência do processo de urbanização, como a diminuição da evapotranspiração, devido à retirada da vegetação, o aumento da precipitação, pois as atividades humanas nas áreas urbanas produzem maior número de núcleos de condensação; ainda, a impermeabilização e ...

Quais são as formas de relevo?

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

O que é relevo de um rio?

É um componente da litosfera relacionado com o conjunto rochoso subjacente e com os solos que o recobre. Sua escultura modelada numa grande variedade de formas resulta da atuação simultânea e desigual, tanto no espaço como no tempo, não só dos fatores climáticos, bem como da estrutura da litosfera.

O que é o relevo e a hidrografia?

Hidrografia é o ramo da Geografia responsável por estudar as águas do planeta Terra. O conjunto das águas de uma região ou país também pode ser chamada de Hidrografia. Entre os objetos de estudo dessa área estão: oceanos, rios, lagos, mares, geleiras, águas da atmosfera e do subsolo, etc.

O que ocorre com a direção dos rios quando estes chegam a uma parte do relevo aplainada mais plano?

Meandros: São as curvas que rio faz ao passar por um relevo aplainado (“mais plano”). Foz: é o local onde um grande corpo d'água corrente, como um rio, deságua em um outro corpo d'água (outro rio, um grande lago, mar, oceano etc.).

Quais são os principais agentes do relevo?

Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).

Quais são os agentes transformadores modificadores do relevo?

São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície. São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.

Quais são os principais agentes externos modificadores do relevo?

  • O principal fator externo que atua na formação e na transformação do relevo terrestre é a EROSÃO. ...
  • A EROSÃO NATURAL X EROSÃO. ...
  • Os ventos atuam na transformação do. ...
  • os ventos também transformam o. ...
  • A AÇÃO DO GELO- EROSÃO GLACIAL. ...
  • Tipos de geleiras. ...
  • INTEMPERISMO. ...
  • • MONTANHAS- são as maiores elevações da superfície.

Como o ser humano atua na modificação do espaço geográfico?

Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.

Que tipo de ação configura a modificação do relevo feita pelo homem *?

Na construção de túneis, deformação de encostas para construção de prédios e estradas, etc. Ou seja, qualquer atividade desenvolvida pelo homem, rural ou urbana, promove modificações no quadro natural do relevo. contração das rochas, sobretudo em regiões onde as amplitudes térmicas são mais acentuadas”.

Por que o homem transforma a superfície da Terra?

A expansão não sustentável de áreas dedicadas à agricultura e à pecuária é apontada no relatório como uma das principais causas do problema – que tende a se agravar com a demanda crescente por comida e biocombustíveis. Segundo os autores, o uso de pesticidas e fertilizantes deve dobrar até 2050.

Quais os tipos de agentes naturais?

Outros agentes devem ser agregados à terra tais como a água, o ar, os seres vivos, as plantas e os minerais encontrados em grandes quantidades na terra, além das diversas fontes de energia da própria natureza como o vento, o sol e a água.

Artigo anterior
Como ocorre a isomeria de função?
Artigo seguinte
Qual a Saveiro com maior caçamba?