O que significa capacidade de ruptura?

Perguntado por: Dinis Branco de Andrade  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

disjuntor Capacidade de interrupção, por vezes referido como capacidade de ruptura, é o número máximo de ampères ou volts que um disjuntor de circuito pode interromper.

Qual a diferença do disjuntor 3kA ou 6kA?

A primeira diferença é na alavanca para manobra dos disjuntores, a alavanca do minidisjuntor de 3kA é pouco menor que a alavanca do minidisjuntor de 6kA. A segunda diferença física e proteção plástica dos parafusos de aperto dos polos, observe na imagem abaixo que no disjuntor de 6kA a proteção é um pouco mais alta.

O que é capacidade de ruptura Ka?

O que é a capacidade de interrupção do disjuntor (KA)?

Ela geralmente vem especificada em "KA" e determina o limite de corrente em que o disjuntor suporta atuar em um curto-circuito. ... O ICU é o nível máximo de curto-circuito que o disjuntor suporta, sem levar em consideração o comprometimento do seu funcionamento.

O que é corrente de ruptura de um disjuntor?

A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal por determinado tempo.

Qual melhor disjuntor curva B ou C?

B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.

Vídeo Aulas WEG - DW : Diferença entre Capacidade de Interrupção Icu e Ics

28 questões relacionadas encontradas

O que significa b32 no disjuntor?

Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de 2 a 125 A (MDW) e 6 a 125 A (MDWH) e se encontram nas versões monopolar, bipolar, tripolar ou tetrapolar.

O que significa curva B no disjuntor?

O disjuntor curva B desarma entre 3 e 5 vezes a corrente nominal (in), ou seja, se você está usando um B2 (curva B, in=2A), ele só desarmará entre 6 e 10A. É recomendado usá-lo em cargas como chuveiro e lâmpadas incandescentes (cargas resistivas) em que a corrente de partida não é tão grande.

Qual a diferença entre o disjuntor preto e branco?

O chamado de NEMA (preto) é fabricado de acordo com a norma RTQ contida na portaria do INMETRO 243 (utilizado em instalações padrão norte-americanas). O chamado DIN (branco) é fabricado de acordo com a norma da ABNT NBR NM 60898 (utilizado em instalações padrão europeu).

Qual a diferença do disjuntor curva B para o curva C?

B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.

O que é disjuntor curva BE Curva C?

A norma de proteção NBR 5410 e NBR 5459-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...

Qual a curva de disjuntor para chuveiro?

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes.

O que é corrente nominal do disjuntor?

Corrente nominal: A corrente nominal de um disjuntor é definida como o valor eficaz da corrente que o disjuntor é capaz de conduzir continuamente na frequência nominal e sem exceder os limites de temperatura definidos pela IEC 56-2.

Qual é a corrente de Curto-circuito?

Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. Os curto-circuitos são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.

O que é kA na eletricidade?

Corrente elétrica nominal é a corrente elétrica, normalmente expressa em ampères (A) ou quiloampères (kA), que será observada (ou medida) em um determinado aparelho, quando este estiver operando adequadamente. Este parâmetro é definido pelo fabricante do equipamento.

O que é disjuntor 3ka?

Os disjuntores são dispositivos termomagnéticos que protegem as instalações contra curtos-circuitos e sobrecargas, interrompendo a corrente elétrica excessiva automaticamente, antes que ocorram efeitos prejudiciais.

Como saber o valor kA do disjuntor?

Então, para calcular a corrente de curto circuito na saída do transformador, basta pegar a corrente nominal desse transformador e dividir pela impedância percentual do mesmo. A ABNT na norma NBR 5356, estabelece valores típicos para a impedância percentual dos transformadores: 4% até 630KVA.

Qual o melhor disjuntor para residência?

O melhor disjuntor para residência é o disjuntor bipolar, sendo indicado para o uso em circuitos que contém duas fases, como torneiras elétricas e chuveiros (sistemas bifásicos);

O que significa 3000a no disjuntor?

C32 A no disjuntor quer realmente dizer que ele desarma em 32 ampéres. C significa que ele possui a mais rápida resposta à essa corrente máxima. 3000 A ou3 KA quer dizer que ele suporta um pico de 3000 ampéres por milésimos de segundo sem ser destruído.

Qual disjuntor usar na residência?

O número de fases que é utilizado na alimentação da residência deve ser igual ao número de polos do disjuntor. Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.

Como escolher a curva do disjuntor?

O que são as curvas dos disjuntores e para que servem?
  1. CURVA B. Possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal. ...
  2. CURVA C. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. ...
  3. CURVA D. Possui curva de ruptura entre 10 a 20 vezes o valor de corrente nominal.

Qual a curva para disjuntor geral?

As curvas de disjuntores são definidas de acordo com a utilização, sendo o disjuntor geral sempre com a curva maior entre os disjuntores! No caso do nosso exemplo, como há disjuntores curvas B e C, o disjuntor de maior curva deve ser usado, e a maior curva é a C.

Qual a curva do disjuntor para tomadas?

A curva de interrupção C para o disjuntor determina que a corrente de divisão esteja entre 5 a 10 vezes a corrente nominal. Um disjuntor de 10A na curva C deve agir quando a sua corrente alcançar entre 50A a 100A.

Como é chamado o disjuntor preto?

Disjuntores NEMA:

Os norte-americanos NEMAs, ou preto, são fabricados segundo a norma RTQ contida na portaria do INMETRO 243.

Qual a diferença entre os tipos de disjuntores?

Ambos os dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga, mas a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor desarma basta ser acionado novamente e quando ocorre a sobrecarga no fusível, ele se queima e ...

Artigo anterior
Quais os alimentos que tem proteína completa?
Artigo seguinte
Como atualizar a BIOS pelo gerenciador de dispositivos?