O que significa administração intradérmica?

Perguntado por: Eva Lorena Araújo de Tavares  |  Última atualização: 25. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

Conceito: Método de administração de medicamentos diretamente na derme por meio de punção.

O que é administração intradérmica?

É o ato de preparar e administrar os medicamentos diretamente na derme por meio de punção. Auxiliar diagnóstico; • Verificar sensibilidade a alérgenos e reações de hipersensibilidade; • Dessensibilizar; • Aplicar medicamentos e vacinas.

Como é feita a injeção Intradermica?

A via intradérmica (ID) é menos comum, mas é utilizada em algumas vacinas. Nesse caso, a vacina é aplicada na camada superficial da pele, geralmente no antebraço.

Qual agulha usar na intradérmica?

Agulha hipodérmica (calibre 25 a 30 G);

Quantos mL pode ser aplicado na intradérmica?

A seringa mais apropriada para a injeção intradérmica é a de 1,0 mL, a qual possui escalas de frações em mililitros (0,1 mL) ou aquela que possui escala para 0,05mL, uma vez que a dose muda de acordo com o laboratório da vacina.

Via Intradérmica: Administração de medicamento com segurança 😎

15 questões relacionadas encontradas

Onde fica a via intradérmica?

Escolher o local de aplicação, preferencialmente no antebraço 3 a 4 dedos da fossa anticubital e 5 dedos acima do punho, que não seja pigmentado ou tenha muitos pelos.

Qual a diferença entre a Via Intradermica e subcutânea?

Via Intradérmica (ID): localizada entre derme e epiderme. Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações.

Quais medicamentos são administrados por via Intradermica?

VIA INTRADÉRMICA:

Essa via requer administração de pequenos volumes, no máximo de 0,1ml, possui absorção lenta e tem como exemplo os testes de alergias ou teste tuberculínico (PPD), injeções de dessensibilização, anestésicos locais e vacinas como a BCG. Seus sítios de aplicação são: Parte superior do tórax.

Quais são as vacinas intradérmica?

Intradérmica: Este tipo de vacina é aplicado na derme (camada superficial da pele). Com volume máximo a ser administrado de 0,5 ml, as seguintes vacinas podem ser aplicadas por esta via: vacina BCG, e a vacina raiva humana em esquema de pré-exposição.

Qual a sigla da intradérmica?

Vacinas pela via de administração oral (VO); Vacinas pela via de administração intradérmica (ID); Vacinas pela via subcutânea (SC);

Quais são as vantagens da via intradérmica?

A vacinação intradérmica sem agulha reduz o risco de disseminação de doenças entre os suínos, que pode ocorrer devido a reutilização da mesma agulha em vários animais durante o processo de vacinação (transmissão iatrogênica de patógenos).

Faz antissepsia na intradérmica?

Deve-se realizar assepsia da pele antes da aplicação de medicamentos injetáveis, independente da via (intradérmica, subcutânea, intramuscular, endovenosa), pois o procedimento minimiza os riscos de infecção local ou sistêmica.

Onde é aplicada a injeção subcutânea?

Locais de Aplicação:

-Face superior externa do braço; -Região anterior da coxa; -Face externa da coxa; -Região abdominal (entre os rebordos costais e as cristas ilíacas); -Região superior do dorso.

Qual a via de administração mais rápida para um efeito eficaz?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Qual a agulha da subcutânea?

Os materiais indicados para vacinação subcutânea incluem: algodão seco, seringa e agulha apropriadas: seringas de 1 mL e 2 mL; agulha pequena entre 13 mm e 20 mm de comprimento, fina entre 4 dec/mm e 6 dec/mm de calibre e com bisel curto(1-3).

Qual agulha dói menos?

As agulhas com espessura mais fina causam menos dor, mas não podem ser escolhidas para qualquer tipo injeção. “Depende do tecido que você quer alcançar. Para injeção intradérmica e subcutânea, a agulha deve ser fina, pois vai atingir uma região superficial.

Qual é o nome da ponta da agulha?

Haste: é a parte fina da agulha, e também a maior, que geralmente é confeccionada em aço. Bisel: é aquela parte perfurante da agulha, com uma pequena abertura, é a ponta da agulha.

Quais as complicações da via intradérmica?

Algumas possíveis complicações são: formaçãode abscesso, eritema, infiltrações no tecido subcutâ-neo, embolias e lesões nervosas.

Como se chama a medicação na veia?

Medicação endovenosa é aquela ministrada diretamente na veia do paciente. Ela pode ser feita por acesso venoso periférico ou profundo.

Porque a vacina BCG e intradérmica?

Testes imunológicos in vivo e in vitro demonstraram que a via intradérmica é mais eficiente para estimular a resposta imune.

Qual a via de administração mais lenta?

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Qual é a via parenteral?

Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.

O que acontece quando o soro é injetado fora da veia?

Caso o soro fisiológico não seja utilizado de forma correta, pode ocorrer febre, infecção no ponto de injeção, trombose venosa ou flebite (inflamação) no local de injeção, extravasamento e hipervolemia (sobrecarga de líquido).

Porque tem que puxar a seringa antes de aplicar?

Em injeções intramusculares ou subcutâneas, a aspiração (o ato de puxar o êmbolo para trás) é indicada para checar se o bisel (a ponta da agulha) não está dentro de um vaso. Então se estiver, há o risco do medicamento atingir a via endovenosa.

Artigo anterior
Pode dar mel para tosse?
Artigo seguinte
Como saber o servidor DNS da minha rede?