O que significa ABCP e qual a sua importância?

Perguntado por: Luana Soraia Branco de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

A Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira do cimento, que compõe seu quadro de Associados.

O que é Selo de Qualidade ABCP?

O Selo da Qualidade ABCP para Cimento foi criado para avaliar a conformidade dos cimentos com as normas técnicas brasileiras. Toda empresa associada ou não da ABCP que fabricar cimento Portland em conformidade com as especificações brasileiras pertinentes pode solicitar o selo.

Como conseguir selo ABCP?

Para conhecer o processo de obtenção do Selo da Qualidade ABCP, envie mensagem ao e-mail selo.artefatos@abcp.org.br.
...
Um bloco bom, de qualidade comprovada, deve apresentar:
  1. Dimensões regulares.
  2. Boa aparência.
  3. Grande durabilidade.
  4. Resistência adequada à sua aplicação.

O que é o Selo de Qualidade ABCP concedido às empresas que fabricam blocos?

O Selo da Qualidade ABCP é uma garantia de que os produtos oferecidos ao mercado atendem às normas técnicas da ABNT ou de órgão similar de normalização técnica.

O que é o que é cimento Portland?

Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água.

Quem é, e como surgiu a ABCP

21 questões relacionadas encontradas

Como é do que é produzido o cimento Portland?

Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.

Quais são os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Quais os tipos de cimento Portland e quais as características de cada um?

CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial. CP-RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos. CP-BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação. CP-B – Cimento Portland Branco.

Qual a diferença do CP II e CP II F e CP II Z?

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

Como se dá o processo de fabricação do cimento?

Etapas da fabricação

Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

Qual é a matéria prima do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Como é feita a produção de cimento?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru.

Como fazer massa de cimento para construção?

Como preparar mistura para concreto?
  1. Com ajuda de uma colher de pedreiro, misture bem o cimento com a areia. Caso você vá fazer no chão (em maiores quantidades), utilize uma enxada.
  2. Em seguida, acrescente as medidas de pedra brita.
  3. Por fim, adicione água, aos poucos, até formar a massa para o seu contrapiso magro.

Quais são as principais etapas da produção de cimento Portland?

A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais:
  • Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas);
  • Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido);
  • Moagem do clínquer e mistura com gesso.

Quais são as substâncias do cimento?

Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”.

Quais ingredientes do cimento?

Suas principais matérias-primas são: o calcário, a argila, e quantidades menores de óxidos de ferro e alumínio, utilizados para a produção do clínquer – material básico para a fabricação do cimento (leia mais em Clínquer: saiba o que é e quais seus impactos ambientais) -, o gesso (gipsita) e outras adições (como ...

Onde é extraído o cimento?

As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações.

Como ocorre o processo de produção do cimento e quais são seus impactos ambientais?

As plantas de fabricação de cimento estão entre as maiores fontes de emissão de poluentes atmosféricos perigosos, dos quais se destacam dio- xinas e metais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, antimônio e cromo; produtos de combustão incompleta e os ácidos halogenados.

Qual a diferença entre os CP dos cimentos?

CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)

Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.

O que significa a CP II F 32?

Os tipos de cimentos são classificados segundo uma simples nomenclatura, ex: CP II-F-32, a sigla CP é de Cimento Portland tipo II com adição de Fíler com classe de resistência à compressão de 32 MPa.

O que indica o número 40 em um Cimento Portland CP III-40?

Baixo calor de hidratação: assim como no caso anterior, qualquer um dos cinco cimentos Portland pode ter um acréscimo em sua nomenclatura da sigla BC, que significa baixo calor de hidratação, desde que o cimento cumpra com as condições estabelecidas na NBR 13116:94. Exemplos: CP I-40 BC, CP II-F-25 CB, CP III-40 BC.

O que significa o número do cimento?

Em CP II-32, as duas letras são a sigla de cimento portland, os algarismos romanos especificam seu tipo (se tem mais ou menos adição de materiais na composição) e os últimos números (25, 32 ou 40) indicam sua resistência.

O que é cimento CP IV 32?

O Cimento CP IV-32 tem baixo calor de hidratação, sendo recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. O alto teor de pozolana em sua composição proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

Artigo anterior
Qual melhor café para produzir?
Artigo seguinte
Qual valor mínimo do Bolsa Família?