O que é a comédia no teatro?

Perguntado por: Vicente William Araújo Coelho  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

A comédia teve origem na Grécia Antiga, é um gênero teatral que por meio de situações bem humoradas pretende provocar o riso. Muitas vezes é utilizada para fazer críticas sociais de forma engraçada.

Qual a diferença entre comédia e tragédia no teatro?

Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. ... A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.

O que é comédia grega representava no teatro?

A comédia grega é um dos gêneros de teatro criados ainda no período Grécia Antiga. A arte teatral que nasceu nos períodos mais antigos deste país era dividida em dois tipos: a tragédia e comédia.

Quais as características da comédia?

Características. Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cómico está baseado no fato de um ou mais personagens serem enganados ao longo de toda a peça. À medida que o personagem vai sendo enganado e que o equívoco vai aumentando, o público vai rindo cada vez mais.

Para que serve a comédia?

A comédia antiga caracteriza-se pelo tom de humor e de sátira com que se crítica assuntos da vida quotidiana, aspetos políticos e sociais e figuras e instituições proeminentes, sendo a sua finalidade principal a diversão, para além do objetivo moralizante.

A COMÉDIA GREGA │ Literatura

25 questões relacionadas encontradas

Como a comédia pode ajudar a sociedade?

Parte-se aqui da hipótese que a comédia tem um papel transformador no âmbito social na medida em que sempre dialoga com o processo social. ... Trata-se de um grupo gerador e transmissor de conhecimentos teóricos e práticos sobre a comédia, o riso e o teatro.

Quais assuntos eram tratados na comédia?

Por meio do riso do público, a comedia abordava temas relacionados ao cotidiano, que não envolviam grande emoções, dramas e tragédias. Ainda que não despertem muitas sensações na plateia, além do humor envolvido, as comédias possuíam importantes mensagens filosóficas e morais.

Quais as características da tragédia e da comédia Cite duas características de cada gênero?

Diferente das tragédias, em que os personagens eram nobres e heróis, nas comédias as personagens são pessoas comuns da polis, muitas vezes estereotipadas e caricaturadas. Na tragédia, os heróis era deuses ou semideuses, enquanto na comédia o herói podia ser um palhaço, fingidor, bobo, dentre outros.

Quais as características do teatro na antiguidade?

As peças, fossem tragédias, sátiras ou comédias, eram sempre encenadas por homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma das características centrais da atuação no teatro grego era o uso de máscaras, cunhadas de acordo com o drama representado: tristeza, alegria, horror, etc.

Quais são os tipos de comédia?

  • comédia.
  • humor negro.
  • pastelão.
  • sátira.
  • tipos.

O que foi a tragédia e a comédia grega?

A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na Grécia. Depois dela, surge a comédia e a tragicomédia, ambos gêneros menores, segundo os gregos. ... Além disso, os júris da tragédia envolviam pessoas escolhidas da aristocracia, enquanto na comédia eram pessoas comuns, escolhidas da plateia.

Quais são os dois gêneros do teatro grego e quais são os objetivos?

Os dois gêneros do teatro grego eram a comédia e a tragédia. A comédia abordava os fatos do dia-a-dia dos gregos. E a tragédia abordava temas religiosos e sagas heroicas. ... O teatro grego possuía um caráter religioso e os gregos faziam uso de dança, de música e de mímica em um espaço físico fixo.

Quais são os dois gêneros do teatro grego e quais seus objetivos?

Gêneros do teatro grego

A evolução da forma das apresentações proporcionou a introdução de enredos fictícios. Assim, dois gêneros forma estabelecidos no teatro grego: a tragédia e a comédia. Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis.

Quem é o público em uma representação teatral?

Como participantes intelectuais do evento teatral, que não estão ali ignorados por uma narrativa, mas incluídos em um contexto que prevê sua participação efetiva.

Quais os mais importantes dramaturgos gregos da tragédia?

Os dramaturgos que escreviam regularmente peças para competições tornaram-se famosos; e os três mais bem-sucedidos foram Ésquilo (c. 525 – c. 456 a.C.), Sófocles (c. 496-406 a.C.) e Eurípides (c.

O que é Ditirambo explique?

Nas origens do teatro grego, o ditirambo (do grego dithýrambos, pelo latim dithyrambu) era um canto coral de caráter apaixonado (alegre ou sombrio), constituído de uma parte narrativa, recitada pelo cantor principal, ou corifeu, e de outra propriamente coral, executada por personagens vestidos de faunos e sátiros, ...

Quais são as características do teatro?

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

Como se caracteriza o teatro na Grécia antiga?

O teatro da Grécia Antiga se caracterizava por contar com rituais de sacrifício, servir como informe pedagógico de costumes e práticas culturais, bem como representar sátiras e tragédias. Uma das mais importantes heranças dos gregos para o mundo Ocidental é o teatro.

Qual a característica do teatro Epidauro?

Famoso também é o Teatro de Epidauro, dos maiores de seu tipo e de seu tempo, possuía uma acústica considerada perfeita para a época, reproduzindo com precisão e, principalmente, de forma audível, mesmo o som de uma moeda jogada no chão, que podia ser ouvido mesmo nas últimas bancadas.

O que é um texto dramático e suas características?

O texto dramático é escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós). Além disso, o texto dramático pressupõe o recurso à linguagem gestual, à sonoplastia e à luminotécnica.

Quais são as principais características da tragédia e da comédia no teatro grego?

Uma das importantes características que a diferenciam da comédia eram os personagens. Assim, na tragédia os personagens eram deuses, reis e heróis, enquanto na comédia eram homens comuns. Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides.

Quais os principais gêneros teatrais?

Relembrando!
  • Auto.
  • Comédia.
  • Drama.
  • Farsa.
  • Melodrama.
  • Ópera.
  • Monólogo.
  • Revista.

O que foi a comédia e qual a sua importância para a democracia?

Via de regra, as comédias possuíam um herói cômico lutando contra algo a ser derrotado. O agôn era o debate travado entre essas duas opiniões contrárias, onde uma deveria sair vencedora, tal como em outros aspectos da vida cotidiana entre os atenienses do período democrático, que prezavam por um espírito de competição.

Por que a comédia tem um papel importante na nossa sociedade?

Parte-se aqui da hipótese que a comédia tem um papel transformador no âmbito social na medida em que sempre dialoga com o processo social. ... A invenção cômica nos dá informações sobre os procedimentos de trabalho da imaginação humana, social, coletiva, popular.

Qual a origem do drama?

O drama tem a sua origem no Séc. V a.C., na Grécia, onde aparecem as relações entre os personagens, com seus conflitos, e sem a necessidade de interferência do narrador para que a ação dramática seja compreendida pelo público. Os personagens nesse período são autonarrativos em seus diálogos e atitudes.

Artigo anterior
Como foi a chegada dos portugueses no Brasil em 1500?
Artigo seguinte
Quais plantas possuem rizomas?