O que significa a sigla BE na gasometria?

Perguntado por: Ricardo Santos de Moreira  |  Última atualização: 5. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

O Be é quando a soma de todas as bases ultrapassa os parâmetros de referência do Buffer Base, o Base Excess permite que haja a determinação da origem do distúrbio em questão, de modo que aponte quem está alterado e quem está apresentando compensação.

O que significa BE baixo gasometria?

Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe TAMBÉM uma alcalose respiratória associada.

O que é BB na gasometria?

BB (buffer base): total de bases no fluído extracelular. O HCO3⁻ é o principal mas não o único. Distúrbio metabólico primário (acidose metabólica) ou compensatório.

Como interpretar o base excess?

pO2: pressão parcial de O2 no sangue, em mmHg – VR: > 80 mmHg. Base excess: um base excess muito negativo indica sobrecarga de ácidos, e quando muito positivo indica presença de excesso de bases – VR: -2 a +2 mEq/L.

O que significa base excess alto?

EXCESSO DE BASE

Se todas as bases somadas não corresponde ao valor de referência do Buffer Base, esse excesso é o Base Excess. O Excesso de Base aumenta em alcalose metabólica, e diminui (ou se torna mais negativo) em acidose metabólica.

Como Interpretar a Gasometria Arterial - Acidose e Alcalose

23 questões relacionadas encontradas

O que é desequilíbrio ácido base?

Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco 2) ou de bicarbonato sérico (HCO 3 ) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais. Acidemia ocorre quando o pH plasmático é < 7,35. Alcalemia se dá quando o pH plasmático > 7,45.

Para que serve o base excess da gasometria?

Valor de referência do base excess: -3 a +3

Se o valor de bases for menor que -3, isso indica que o organismo está perdendo bases por um distúrbio primário (acidose metabólica) ou compensatório (alcalose respiratória), para compensar a diminuição do pCO2.

O que é bê ECF na gasometria?

Excesso de base no sangue e no fluido extracelular (BE(B) ou BE(ecf)); Saturação de oxigênio estimada (O2SAT); Quantidade de oxigênio estimada (O2CT);

Como fazer a leitura da gasometria?

Interpretação da gasometria arterial
  1. Passo 1: Determinar pH.
  2. Passo 2: Determinar se o distúrbio primário é metabólico ou respiratório.
  3. Passo 3: Determinar se o distúrbio primário está compensado.
  4. Passo 4: Diante de uma acidose metabólica, devemos calcular o AG.

Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?

Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação. Assim, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe também uma alcalose respiratória associada.

Como saber se a gasometria está boa?

Interpretação da gasometria: Passo 2

Se estiverem normais, a gasometria está normal. Se ambos os valores (PaCO2 e HCO3) estiverem alterados, o distúrbio é misto. Já se o pH estiver baixo, o paciente está em acidose. Metabólica: HCO3 está diminuído.

O que é H+ na gasometria?

A forma como o organismo regula a concentração dos íons hidrogênio (H+) é de fundamental importância para a avali- ação das alterações do equilíbrio entre os ácidos e as bases no interior das células (lí- quido intracelular), no meio líquido que as cerca (líquido intersticial) e no sangue (lí- quido intravascular).

O que pode alterar a gasometria?

Segundo Brito, fatores analíticos, como calibração incorreta do equipamento, uso de material de calibração degradado, falha do controle de temperatura da câmara de análise e presença de resíduos de fibrina e coágulo nos dutos de transporte da amostra e na câmara de análise podem interferir nos resultados da gasometria.

O que é pO2 baixo na gasometria?

Interpretação clínica: Gasometria venosa: * Avaliação indireta do débito cardíaco através da comparação da pO2 venosa com a arterial: diferença arteriovenosa com pO2 venoso baixo pode significar baixo débito; * Avaliação de shunt sistêmico: pequena diferença arteriovenosa com aumento progressivo da pO2 venosa, indica ...

O que significa o pH na gasometria?

A Gasometria e seus principais parâmetros

O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.

O que causa a acidose metabólica?

Na acidose metabólica, a acidez excessiva se dá por causa de um problema no metabolismo, que pode ser desencadeado por diversas condições de saúde, como diabetes e diarreia grave, por exemplo. Atinge pessoas com diabetes não controlada. Nesse caso, o corpo acumula cetonas no corpo que acabam acidificando o sangue.

O que provoca a acidose respiratória?

A acidose respiratória é definida como o pH inferior a 7.35 com uma PaCO2 maior que 45 mmHg. A acidose é causada pelo acúmulo de CO2 que combina-se com a água no organismo para produzir gás carbônico, formando o ácido carbônico e assim diminuindo o pH do sangue.

Qual a diferença entre acidose metabólica e acidose respiratória?

A acidose é provocada por um excesso de produção de ácido que se acumula no sangue ou por uma perda excessiva de bicarbonato no sangue (acidose metabólica) ou por um acúmulo de dióxido de carbono no sangue decorrente de função pulmonar insuficiente ou de interrupção da respiração (acidose respiratória).

O que é co2 na gasometria?

A gasometria e seus principais parâmetros

O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.

Como identificar acidose metabólica?

Sinais e sintomas de acidose metabólica

Acidemia mais grave (pH < 7,10) pode causar náuseas, vômitos e mal-estar. Pode haver sinais e sintomas com pH mais elevados se a acidose ocorrer rapidamente.

O que é a acidose metabólica?

É uma condição caracterizada por acidez excessiva dos fluídos corporais e do sangue. Ao reduzir o pH do sangue, a acidose metabólica pode acabar tornando a respiração mais rápida e profunda, visto que o corpo passa a tentar liberar o excesso de ácido.

Qual é o pH da acidose?

Em um quadro de acidose, o pH do sangue se torna mais ácido, atingindo valores entre 6,85 e 7,35.

Quais os sintomas da alcalose?

Os sintomas mais comuns entre eles são: irritabilidade, contração muscular e cãibras, além de formigamento das mãos e pés e ao redor dos lábios. Em alguns casos, o paciente pode não sentir nenhum sintoma, no entanto, casos mais graves podem apresentar sintomas mais severos, como, espasmos musculares dolorosos.

Quais são os 3 mecanismos que controlam o pH sanguíneo?

  • Função dos pulmões. Um mecanismo usado pelo corpo para controlar o pH sanguíneo envolve a liberação do dióxido de carbono dos pulmões. ...
  • Função dos rins. Os rins são capazes de afetar o pH sanguíneo pela excreção de excesso de ácidos ou de bases. ...
  • Sistemas de tampão.

Artigo anterior
Como faço para imprimir frente e verso no Word?
Artigo seguinte
O que quer dizer Ossá?