O que significa a confissão de Pedro?

Perguntado por: Nádia Érica Castro Andrade  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (40 avaliações)

No cristianismo, a Confissão de Pedro (do título da seção em latim do Evangelho de Mateus na Vulgata: Confessio Petri) é um episódio do Novo Testamento no qual o apóstolo Pedro proclama Jesus como sendo o Cristo - o esperado Messias.

O que aprendemos com a confissão de Pedro?

A confissão de Pedro foi obra do Pai nos céus. Aqui Lutero também dará ênfase na obra de Deus que nos faz crer. Ninguém pode crer em Jesus e saber quem ele é por si mesmo, pois a nossa imaginação nos prejudica. Ao contrário, podemos crer de fato em Cristo quando o Espírito Santo nos dá o dom da fé.

Qual foi a confissão de Pedro?

Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la.

O que significa confissão de fé?

Confessar é dizer o que Deus diz e agir em conformidade com essa confissão. É ter o mesmo coração com o Senhor. Há o oposto da confissão, que se chama negação. Confessar não é o mesmo que uma admissão de erro, de culpa.

O que quer dizer em Mateus 16 13?

Jesus perguntou aos discípulos quem as outras pessoas pensavam que Ele era e o que os próprios apóstolos acreditavam a respeito Dele. Pedro respondeu prestando testemunho de que Jesus era o Cristo, que ele recebeu por revelação, por intermédio do Espírito Santo.

Pregação sobre a Confissão de Pedro. 10 Lições.

30 questões relacionadas encontradas

O que Mateus 16 nos ensina?

“Falando ao espírito do homem, o Espírito de Deus tem o poder de comunicar-lhe a verdade com muito mais eficiência e de forma a ser muito mais bem compreendida do que se ela fosse comunicada por contato pessoal até mesmo com seres celestiais.

Como explicar Mateus 13?

O capítulo 13 de Mateus reúne sete parábolas do Reino dos céus. O contexto que Jesus relata é de crise. Pelo fato do Reino de Deus não estar sendo acolhido e, ao contrário, ser recebido com indiferença por parte dos religiosos das sinagogas, Jesus sente necessidade de explicar que a culpa não é dele.

Qual é a importância da confissão?

A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve o perdão de pecados perante um padre (presbítero) ou bispo, que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo ...

O que significa confessar com a boca que Jesus é o Senhor?

Precisamos fazer isto para sermos salvos. Mas confessar Jesus como Senhor envolve não somente a boca, mas é um reconhecimento que ele é nosso Senhor e Mestre e que desejamos submetermo-nos e obedecermos a ele. Os primeiros discípulos jamais perturbariam as autoridades romanas confessando Jesus como o Cristo.

O que é preciso confessar para Deus permanecer nele?

Precisamos confessar todos os nossos pecados a Deus. Além disso, precisamos confessar à devida autoridade do sacerdócio os pecados sérios que podem afetar nossa posição na Igreja, tais como: adultério, fornicação, relações homossexuais, maus-tratos e abuso do cônjuge ou dos filhos e venda ou uso de drogas ilegais.

Qual a qualidade que Jesus viu em Pedro?

E Jesus não apenas olhou para Simão, como o viu em seu interior. Jesus viu o interior, o coração de Pedro. Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro.

Qual é a missão de Pedro?

A missão de Pedro na Bíblia era a de pregar o evangelho de Jesus Cristo e liderar a igreja primitiva.

Qual era o dom de Pedro na Bíblia?

Segundo a Bíblia, o dom de Pedro era o dom da liderança e autoridade espiritual. Ele foi escolhido por Jesus para ser o líder dos apóstolos e a pedra sobre a qual a igreja seria construída. Pedro tinha o poder de ensinar, pregar e realizar milagres em nome de Jesus.

Qual é a promessa que ele fez aos discípulos?

Jesus prometeu nos dar uma nova vida. Nos prometeu ver o reino de Deus. Nos prometeu experimentar suas bênçãos e amor incondicional. Ele prometeu dar a seus seguidores o Espírito Santo revestindo-os de autoridade e poder.

Porque temos que confessar o nome de Jesus?

se com a boca você confessar que Jesus é Senhor e crer no seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação. Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele confia jamais será envergonhado”.

O que Jesus diz sobre confissão?

A Bíblia diz em 1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." A confissão prepara o caminho para o perdão.

Porque com a boca se confessa?

Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

Qual é o pecado que não tem salvação?

Segundo a Bíblia, os ""3 pecados que Deus não perdoa"" são a blasfêmia contra o Espírito Santo, o pecado imperdoável e a negação de Jesus Cristo. Esses pecados são considerados graves e são mencionados em diferentes passagens bíblicas, como em Mateus 12:31-32 e 1 João 5:16.

O que é considerado um pecado mortal?

A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.

O que é um pecado leve?

Comete-se um pecado venial quando, em matéria leve, não se observa a medida prescrita pela lei moral ou quando, em matéria grave, se desobedece à lei moral, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento.

O que Jesus quis dizer em Mateus 13 10?

Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram". Ao falar com o povo por meio de parábolas Jesus provou que só entendem os mistérios de Deus aqueles que O escutam com o coração e se conservam junto Dele.

Qual lição prática podemos tirar sobre a parábola do semeador?

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles.

O que Jesus quis dizer nos versículos 13 e 14?

Nestes versículos, Jesus contrasta dois caminhos: um largo e fácil, e outro estreito e desafiador. O caminho largo simboliza uma vida guiada por desejos mundanos e egoístas, enquanto o estreito representa uma vida de dedicação e obediência aos ensinamentos de Cristo.

Qual foi a pergunta que Mateus fez a Jesus?

Como os fariseus ainda estavam reunidos, Jesus lhes perguntou: — O que vocês pensam a respeito do Messias? De quem ele é filho?

Artigo anterior
Como conseguir micélio?
Artigo seguinte
Quantos dedos tem um?