O que seria jurisdição voluntária?

Perguntado por: Wilson Andrade  |  Última atualização: 19. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

É aquela ação em que não há conflito entre duas partes adversárias. Por exemplo, as ações declaratórias de direitos são ações de jurisdição voluntária.

O que é a jurisdição voluntária?

A jurisdição voluntária consiste em um procedimento de natureza administrativa sem litigiosidade, ou seja, as partes estão em comum acordo acerca da situação. Nesse sentido, o Estado apenas exercerá atos de pura administração, somente orientando e concluindo o “acordo” entre as partes.

Qual a diferença entre jurisdição contenciosa e voluntária?

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

O que é jurisdição contenciosa exemplos?

Nesse caso, as partes estão em desacordo e acionam o Poder Judiciário para que um juiz venha a proferir uma sentença judicial que ponha fim ao litígio. Os processos judiciais comuns, como ações civis, criminais e trabalhistas, são exemplos de jurisdição contenciosa.

Quem tem legitimidade para iniciar os procedimentos de jurisdição voluntária?

Os procedimentos de jurisdição voluntária podem ter início por provocação de interessados, do Ministério Público ou da Defensoria Pública.

Jurisdição Voluntária

26 questões relacionadas encontradas

São exemplos de procedimentos de jurisdição voluntária?

São procedimentos especiais de jurisdição voluntária:
  • Notificação, interpelação e protesto;
  • Alienação judicial;
  • Homologação de divórcio e separação consensuais;
  • Homologação de extinção consensual da união estável;
  • Alteração consensual de regime de bens do matrimônio;

Quem exerce a jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes.

Quais são os tipos de jurisdição?

Jurisdição contenciosa: ocorre o litígio, a lide estará sempre presente. Jurisdição voluntária: não há litígio, as partes buscam o judiciário apenas para ratificar, homologar a vontade. Elas resolvem entre si. Inércia: a jurisdição é inerte, o estado/juiz não age de ofício, precisa ser provocado.

O que se entende por jurisdição?

Jurisdição é o território onde uma autoridade exerce o Poder Judiciário. Há um fórum que julga ações para cada localidade. Antes de entrar com um processo, verifique o fórum responsável pelo município onde reside.

Qual é a diferença fundamental entre os procedimentos de jurisdição voluntária e os procedimentos de jurisdição contenciosa?

A diferença entre elas é que, na primeira, a parte busca obter uma determinação judicial que obrigue a parte contrária, ao passo que, na segunda, busca usma situação que valha para ela mesmo[1]. Segundo o jurista Sálvio de Figueiredo Teixeira[2]: “Jurisdição é função do Estado, que dela tem o monopólio entre nós”.

É possível jurisdição sem lide?

O certo é que existem (muitos) casos em que o Estado exerce jurisdição sem que haja uma lide a ser composta. Daí poder-se dizer que a lide é um elemento acidental – e não essencial – da jurisdição.

O que é processo de jurisdição contenciosa?

Processo contencioso é a alternativa litigiosa a tudo o que pode ser objeto de contestação, conflito de interesses ou disputas, seja por via judicial ou administrativa.

O que é carência de ação novo CPC?

A ausência de qualquer condição da ação caracteriza a carência da ação, causando a extinção do processo sem julgamento de mérito (art. 267, VI, CPC/73). Nessa situação, a análise deve ser feita antes da apreciação do mérito em cada caso.

Quais os tipos de jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária
  • (i) Emancipação;
  • (ii) Sub-rogação;
  • (iii) Alienação, arrendamento ou oneração de bens de crianças ou adolescentes, de órfãos e de interditos;
  • (iv) Alienação, locação e administração da coisa comum;
  • (v) Alienação de quinhão em coisa comum;

Quais são as características da jurisdição voluntária?

E define jurisdição voluntária como “atividade jurisdicional destinada a pacificar pessoas mediante a tutela de uma delas ou a ambas em casos de conflitos diante do juiz sem confronto entre possíveis direitos de uma ou de outra”, apontando as seguintes características distintivas: “a) é atividade jurisdicional e não ...

O que é a lide no direito?

O que é "Lide?" A lide é um termo jurídico que descreve a controvérsia central que leva ao início de um processo judicial. Em termos simples, é o conflito de interesses que precisa ser resolvido pelo poder judiciário.

Qual é o princípio da jurisdição?

A jurisdição é regida por princípios, que delineiam o seu exercício, respeitando os direitos fundamentais. a) Princípio da Investidura: diz respeito ao fato de que somente aquele investido da função judicante poderá exercer a jurisdição.

Qual o objeto da jurisdição?

A jurisdição é exercida em relação a uma lide, que o interessado deduz perante o Estado-juiz, inerte por natureza. Ao ser acionado por um dos interessados, ele, por meio de um processo, irá aplicar a lei ao caso concreto, buscando dar solução ao conflito.

O que é jurisdição e quais são suas características?

A jurisdição é a realização do Direito por um terceiro imparcial em uma situação concreta. Trata-se de uma das funções do Estado. São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quem tem jurisdição?

Somente, um órgão no Brasil possui o poder jurisdicional, o Poder Judiciário. Essa regra não é absoluta, existem varias exceções como a arbitragem (Lei 9.307/96). A jurisdição deve ser provocada pelas partes para que ela se manifeste, ou seja, não se move por si só, de ofício.

Qual é a diferença entre jurisdição e competência?

Todo juiz tem jurisdição, entretanto, só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdiconais.

Qual o sinônimo de jurisdição?

1 braço, domínio, autoridade, esfera, influência, jugo, mando, poder, poderio, predomínio, preponderância, prestígio, supremacia.

O que é jurisdição voluntária novo CPC?

Em suma, “a jurisdição voluntária é uma atividade estatal de integração e fiscalização”. O Poder Judiciário, assim, tutela uma vontade – um interesse privado -, tornando-a apta à produção de efeitos. É o caso, por exemplo, de um pedido de autorização.

O que é o juízo de equidade?

A eqüidade é a adaptação razoável da lei ao caso concreto (bom senso), ou a criação de uma solução própria para uma hipótese em que a lei é omissa. Supre as lacunas das normas, e auxilia a obter o sentido e alcance das disposições legais.

O que significa imunidade de jurisdição?

Isto significa que, ainda que determinado Estado profira sentença desfavorável a outro, não poderá executá-la em seu próprio território.

Artigo anterior
É possível curar a caspa?
Artigo seguinte
Quais são os 8 pilares da qualidade?