O que se entende por eficiência de uma coluna cromatográfica?

Perguntado por: Verónica Lorena Moreira  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

EFICIÊNCIA Capacidade de eluição com o mínimo de dispersão do analito.

Como é medida a eficiência de uma coluna?

A medida da eficiência de uma coluna cromatográfica é dada pelos pratos teóricos. ... Quanto menor o número de pratos teóricos, maior é a eficiência da coluna. Quanto menor a altura do prato, mais larga é a banda. Quanto maior o número de pratos teóricos, maior é a eficiência da coluna.

Quais os fatores que tornam a coluna cromatográfica eficiente?

Aumentando-se o tamanho das partículas, aumenta-se H e, portanto, diminui-se a eficiên- cia de N. Dessa forma, e em consonância com a teoria, a maneira ideal de aumentar a eficiência da coluna seria a diminuição do tamanho das partículas.

Como funciona a cromatografia líquida de alta eficiência?

A cromatografia tem como princípio básico a separação de determinadas misturas, utilizando dessa forma duas fases, uma móvel e outra estacionária. A fase móvel pode ser constituída por uma substância líquida ou um gás, já a fase estacionária é composta por um líquido ou um sólido.

Quanto maior ON maior a eficiência da coluna?

Quanto maior N menor será H e mais eficiente a coluna. O fator de separação, α, é a relação existente entre o tempo que dois picos permanecem na fase estacionária. Quanto maior o valor de α, mais seletiva será a fase estacionária para aquele par de compostos.

Cromatografia Líquida de Alta Eficiência - Introdução à Cromatografia (aula 1)

37 questões relacionadas encontradas

Quanto menor o RS melhor a resolução entre dois picos?

Quanto maior N menor será H e mais eficiente a coluna. RS = Resolução entre dois picos; tR1 = Tempo de retenção do pico 1; tR2 = Tempo de retenção do pico 2; wb1 = Largura do pico 1 na base; wb2 = Largura do pico 2 na base.

O que é o tempo de retenção?

Tempo de Retenção (t): É o tempo transcorrido desde a injeção da amostra até a eluição do ponto máximo do pico.

O que é cromatografia líquida de alta performance?

A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. ... Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão.

Quais os tipos de separação na cromatografia líquida de alta eficiência?

(1) partição ou cromatografia líquido-líquido; • (2) adsorção ou cromatografia líquido-sólido; • (3) troca iônica ou cromatografia de íons; • (4) cromatografia por exclusão; • (5) cromatografia por afinidade; • (6) cromatografia quiral.

Quais as vantagens e desvantagens da cromatografia líquida de alta eficiência?

Este equipamento é de alto custo, se não existir uma alta demanda de análises, não compensa o investimento para sua aquisição. Há um alto custo para repor os consumíveis (fases móveis com alto grau de pureza, fases estacionárias ou colunas, e materiais utilizados para o preparativo da amostra).

Quais os principais fatores que afetam a ordem de eluição de uma substância em uma coluna cromatográfica?

O componente menos polar é eluído primeiro. O aumento da polaridade da FM diminui o tempo de eluição. Fase reversa: FE apolar (hidrocarboneto) e FM polar (água, MeOH, ACN) O componente mais polar é eluído primeiro. O aumento da polaridade da FM aumento o tempo de eluição.

Qual é o princípio da técnica de cromatografia em coluna?

Princípios da cromatografia

O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. ... Com isso, cada um dos componentes da mistura é seletivamente retido pela fase estacionária, o que resulta em migrações diferenciais destes componentes.

Quais os principais componentes de um cromatógrafo líquido de alta eficiência?

Os componentes de um cromatógrafo líquido são: bomba, coluna cromatográfica, detector e o registrador. É um método utilizado para separação de espécies iônicas ou macromoléculas e compostos termolábeis. A fase móvel da CLAE deve ser um solvente que respeite algumas características impostas por esse método analítico.

Como calcular o fator de separação?

O fator de separação, α, é a relação existente entre o tempo que dois picos permanecem na fase estacionária. Quanto maior o valor de α, mais sele va será a fase estacionária para aquele par de compostos. A resolução é proporcional a raiz quadrada de N.

Como melhorar resolução cromatografia?

Esse aumento de resolução pode ser conseguido alterando-se o método de maneira a garantir: (a) uma maior retenção dos compostos (aumento do fator de retenção – k); (b) uma maior seletividade (aumento do fator de separação – α), ou ambos; além da possibilidade de aumentar a eficiência cromatográfica (número de pratos – ...

Como calcular cromatograma?

A = ½ h·Wb. Cálculo da área de um pico cromatográfico por triangulação. Na cromatografia em camada delgada a área da mancha é estabelecida por densitometria, cujo princípio está representado na Figura 5. A densitometria faz a contagem do número de pontos de uma imagem.

Quais são os mecanismos de separação da cromatografia?

A separação é realizada através da distribuição dos componentes da mistura entre 2 fases que estão em contato íntimo. Nos processos cromatográficos estão sempre envolvidas 2 fases (fase móvel e fase estacionária), sendo que uma se locomove através de uma outra. A fase que se move denomina-se fase móvel.

Quais os mecanismos de separação em cromatografia?

A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas, acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. ... dos componentes de uma mistura.

Como se classificam os métodos de separação cromatográfica?

E classificação por fase móvel e estacionária pode ser apresentada por três categorias: cromatografia líquida, gasosa e com fluido supercrítico. ...

Para que serve a cromatografia líquida?

A cromatografia Líquida / HPLC é uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra, os quais se distribuem em duas fases, uma estacionária e a outra móvel. A fase estacionária pode ser um sólido, um líquido retido sobre um sólido, ou um gel.

Para que serve a cromatografia?

A Cromatografia é uma das técnicas de análise química mais empregadas. Dentre seus vários tipos, elas servem para identificar substâncias, purificação e ou separação de compostos! Monitoramento do ar, testagem de água potável, detecção de drogas através da urina e fingerprinting.

Como são definidos os tipos de cromatografia líquida?

*Cromatografia líquida: “Clássica” – feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) – utiliza-se colunas metálicas (normalmente) e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com o auxílio de uma bomba de alta pressão.

O que é o tempo de retenção tR em cromatografia?

Tempo de Retenção (tR): Em cromatografia líquida e cromatografia a gás, o tempo de retenção, tR, é definido como o tempo transcorrido entre a injeção da amostra e a aparição da resposta máxima. Pode-se utilizar tR como um parâmetro para identificação.

Como calcular o tempo de retenção?

  1. O tempo de retenção é também diretamente proporcional ao comprimento da coluna, enquanto que a resolução é proporcional à raiz quadrada do comprimento da coluna.
  2. Quanto maior gerar um prato teórico. ...
  3. Meça a distância entre o ponto de injeção e a altura máxima do primeiro pico.

O que é o fator de retenção?

Um parâmetro frequentemente usado em cromatografia é o "fator de retenção" de um composto, abreviado como Rf. Na cromatografia de camada fina, o Rf é função da fase estacionária usada e do eluente. Ele é definido como a razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente.

Artigo anterior
O que determina classe social?
Artigo seguinte
Como saber se a pessoa é falsa ou não?