O que se entende por comunidade surda?

Perguntado por: Neuza Rocha Cruz  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.

O que você entende por comunidade surda?

Comunidade surda: composta por surdos e por ouvintes militantes da causa, como professores, familiares, intérpretes, amigos, entre outros.

O que é um povo surdo?

O povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.

Quais as características da comunidade surda?

As comunidades surdas, como espaços de partilha linguística e cultural presentes em milhares de cidades do mundo, reúnem Surdos e ouvintes – em geral, usuários das línguas de sinais – com expectativas, histórias, olhares e/ou costumes comuns.

Qual a importância da comunidade surda para os surdos?

Qual a importância da cultura surda? É justamente dentro da cultura surda que as pessoas se reconhecem e podem exercer uma melhor comunicação e interação com os demais indivíduos. Além disso, por usar principalmente a Libras, as pessoas surdas se expressam com mais facilidade e sem preconceitos dentro desses grupos.

Comunidade surda: 4 fatos que você precisa saber

16 questões relacionadas encontradas

Qual a importância dos surdos na sociedade?

A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.

Quais fatos são importantes para comunidade surda brasileira?

Entre as principais conquistas, estão as vitórias legais, que contam com três importantes leis dos últimos 13 anos: a lei nº 10.436 (2002), que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma legal de comunicação; a lei nº 5.626 (2005), que exige o cumprimento da educação bilíngue (Libras e língua ...

Quais são as principais comunidades surdas?

Entre as instituições que oferecem amplo apoio à comunidade surda, a Associação de Pais e Amigos de Surdos – APAS, é uma das mais relevantes do nosso país. Ela oferece atendimento gratuito aos surdos em diversas áreas: social, profissional, educacional etc.

Quais são as quatro principais identidades da pessoa surda?

Quais são os principais tipos de identidade surda?
  1. Identidade de transição. ...
  2. Identidade inconformada. ...
  3. Identidade flutuante. ...
  4. Identidade híbrida. ...
  5. Identidade incompleta.

Quais são as 7 identidades surdas?

As sete identidades surdas
  • Identidades surdas ou políticas. ...
  • Identidades surdas híbridas. ...
  • Identidades surdas flutuantes. ...
  • Identidades surdas embaçadas. ...
  • Identidades surdas de transição. ...
  • Identidades surdas de diáspora. ...
  • Identidades intermediárias.

Como surgiu a comunidade surda?

As primeiras referências aos surdos são encontradas na Lei Hebraica, na época do povo Hebreu. No Egito, os surdos eram adorados, como se fossem deuses, serviam de mediadores entre os deuses e os faraós, sendo temidos e respeitados pela população. Na Antiguidade, alguns povos os lançavam ao mar ou em penhascos.

O que é Ouvintismo ou Ouvintismo?

O ouvintismo pode ser compreendido como uma corrente de pensamento de acordo com a qual se estrutura socioculturalmente o mundo a partir da matriz ouvinte, gerando, portanto, exclusão, negação e invisibilidade das pessoas surdas e suas produções.

Como era visto o surdo na Idade Moderna?

Durante as Idades Média e Moderna, novos cenários se desenharam para os indivíduos surdos [1]: se, em alguns contextos, foram marginalizados e tidos como não educáveis, em outros passaram a contar com esforços assistenciais, caritativos e instrucionais [2].

O que é ser surdo nos dias de hoje?

Pessoas surdas são aquelas que possuem perda auditiva (total, bilateral ou parcial) de 41 decibéis ou mais. Por exemplo, se a pessoa possui deficiência auditiva moderada, o som mais baixo que ela consegue ouvir em boas condições de audição é a partir de 41 decibéis.

Quantas são as identidades surdas?

Identidade Híbrida: reconhecida nos surdos que nasceram ouvintes e se ensurdeceram e terão presentes as duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral; Identidade Surda: na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais.

Quantas e quais são as identidades surdas?

Estão presentes entre os Surdos que passam de um pais a outro ou, inclusive passam de um Estado brasileiro a outro, ou ainda de um grupo Surdo a outro. Ela pode ser identificada como o Surdo carioca, o Surdo brasileiro, o Surdo norte-americano. É uma identidade muito presente e marcada.

Quais são os tipos de identidade que existe?

Alter ego é em psicologia a segunda personalidade, é a pessoa que se revela através de diversas identidades, é uma patologia denominada Transtorno Dissociativo de Identidade.
  • Identidade cultural. ...
  • Identidade visual. ...
  • Identidade social.

Como são chamadas as pessoas não surdas nas comunidades surdas?

As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.

Como se classifica a deficiência auditiva?

Central ou Surdez Central :

Audição Normal – Limiares entre 0 a 24 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Leve – Limiares entre 25 a 40 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Moderna – Limiares entre 41 e 70 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Severa – Limiares entre 71 e 90 dB nível de audição.

Quais são as dificuldades dos surdos?

Dessa dificuldade surgem os problemas de evasão escolar e baixo acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho. E quando se fala em comunicação, é preciso pensar na importância da Língua Brasileira de Sinais (libras), reconhecida como segunda língua oficial no país desde 2002 de acordo com a lei 10.436/2002.

Como é ser surdo no Brasil?

O sujeito surdo por muito tempo foi inferiorizado pelo fato de não expressar-se como a comunidade ouvinte, porém atuamente e tardiamente vê sua Língua ser reconhecida como meio legal e adquirido de comunicação podendo assugurar-se de todos os seus direitos como um cidadão, e principalmente o direito de ter uma educação ...

Como vivem hoje os surdos no Brasil?

Um exemplo disso é que apenas 7% dessas pessoas tem curso superior completo, 15% o ensino médio, 46% o fundamental e mais de 32% não tem escolaridade alguma. Para garantirem uma renda e sobreviverem, 43% dos surdos trabalham em organizações privadas e 37% trabalham como autônomos, a fim de garantir o sustento.

O que podemos fazer para incluir os surdos na sociedade?

Aprenda Libras!

Saber se comunicar (mesmo que em um nível básico) pela língua materna da comunidade surda é muito importante. Se a pessoa surda for um familiar, torna-se ainda mais fundamental conhecer a Libras para estreitar os laços, trocar ideias, aprender e ensinar, compartilhar a vida.

Como vivem os surdos na sociedade?

A pessoa surda tem mais dificuldades em adaptar-se ao mundo que o rodeia e à sociedade em que vive, do que uma pessoa ouvinte. Professores, estudiosos e os próprios surdos têm, ao longo do tempo, alcançando muitos êxitos na integração do surdo na sociedade.

Como os surdos são tratados hoje em dia?

Os surdos são tratados preconceituosamente como incapazes de apreender. Os recursos visuais, caminho quase que óbvio para o ensino de quem não ouve, não recebe a devida atenção de parte dos professores observados.

Artigo anterior
Como usar glicerina no couro cabeludo?
Artigo seguinte
Qual o tubarão mais velho do mundo?