Como é feito o tratamento de efluentes?

Perguntado por: Isaac André Anjos de Mota  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)

O tratamento de efluentes industriais funciona de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. O processo ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes.

Quais são os processos de tratamento de efluentes?

Os principais processos químicos são: clarificação, eletrocoagulação, precipitação, cloração, oxidação, redução e troca iônica.

Como funciona uma estação de tratamento de efluentes?

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

Quais são os três processos de tratamento do efluente?

De maneira convencional, as etapas de tratamento de efluentes são as seguintes: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário.

O que significa tratamento de efluentes?

Já o processo de tratamento de efluentes é a real ação de lidar com os efluentes gerados. Esta ação é classificada em física, química ou biológica, segundo a origem dos poluentes envolvidos e/ou as operações necessárias para esta ação.

AULA SOBRE TRATAMENTO DE EFLUENTES - Com Prof. Esp. Ricardo Strucs ACESSE SURFACTACURSOS.COM.BR

36 questões relacionadas encontradas

Qual a principal importância do tratamento de efluentes?

Com o tratamento de efluentes, a água contaminada deixa de ser encaminhada in natura para os rios. Isso faz com que o efluente tratado seja destinado adequadamente e a poluição nos cursos d'água diminua, o que melhora as condições das águas das cidades. É gerada uma economia com a reutilização da água.

Quais os objetivos do tratamento de efluentes?

O tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da parte sólida e no tratamento de cada uma delas, separadamente. O objetivo é reduzir a carga poluidora de modo que elas possam ser dispostas adequadamente, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Quais as etapas do sistema de tratamento de efluentes?

O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário (floculação e sedimentação), tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário (polimento da água).

Quais são os tipos de efluentes?

Eles se dividem em duas categorias principais: os efluentes domésticos e os industriais.
...
O próprio efluente
  • Efluente oleoso. ...
  • Efluente com elevada carga orgânica. ...
  • Efluente com metais pesados. ...
  • Efluente com contaminantes emergentes.

Quais as principais leis que regulam o tratamento de efluentes?

As indústrias são responsáveis pelo tratamento da água e de seus efluentes. O Código das Águas, criado em 1934, Decreto 24.643, foi o primeiro a abordar o assunto e a Lei das Águas, Lei 9.433/97, atualizou o tema para os dias atuais, definindo os padrões de qualidade das águas que receberão os efluentes tratados.

Como funciona a ETA é ETE?

Uma ETE trata o esgoto, removendo em média 95% das impurezas e microrganismos, tornando a água própria para ser devolvida aos rios sem prejudicar a vida aquática, uso industrial e irrigação; uma ETA capta a água de represas e rios e a transforma em água potável.

Como funciona uma estação de tratamento de água e esgoto?

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
  2. Decantação. ...
  3. Filtração. ...
  4. Desinfecção. ...
  5. Fluoretação.

Como funciona tratamento de efluentes industriais?

O tratamento de efluentes industriais funciona de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. O processo ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes.

Quais são as 7 etapas do tratamento da água?

Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo
  • Coagulação. ...
  • Floculação. ...
  • Clarificação. ...
  • Filtração. ...
  • Desinfecção. ...
  • Fluoretação.

Qual a 5 etapa no tratamento de esgoto e o que ocorre nessa etapa?

Quinta etapa: Aeração

O líquido filtrado na quarta etapa é transferido para um novo tanque, onde há bactérias que realizam a decomposição do material orgânico (resto de fezes) que ainda permanece no esgoto. Para acelerar o trabalho das bactérias, uma generosa quantidade de ar é adicionada ao líquido.

Quais são os processos físicos e químicos utilizados em uma ETE?

O tratamento físico-químico promovido na ETA (Estação de Tratamento de Água) aproveita uma água de lago, rio, água de chuva, etc., podendo levá-la à potabilização. Os processos de tratamento envolvidos são a coagulação, a floculação química, a decantação e a filtração.

Quais os tipos de efluentes industriais?

Efluente industrial é todo o despejo líquido gerado nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, posteriormente, descartada.

Que são efluentes cite 2 exemplos de tratamento de efluentes?

Exemplos de tratamentos de efluentes líquidos são os processos biológico e físico-químico. Os processos biológicos fazem a digestão de matéria orgânica presente nos efluentes. Alguns exemplos desse tipo de efluente são o esgoto sanitário, efluentes da indústria de laticínios e moveleira.

Quais são os tipos de efluentes líquidos?

Duas possíveis subdivisões para as categorias de efluentes líquidos são a categoria Doméstica e a Industrial. Os Efluentes Domésticos, o popular esgoto, são gerados nas nossas casas nas atividades mais corriqueiras e cotidianas possíveis, tais como lavar roupa, escovar os dentes ou tomar banho.

Quais os objetivos do tratamento preliminar primário e secundário no tratamento de efluentes?

Tratamento primário

Neste nível, o objetivo é remover os sólidos suspensos sedimentáveis e parte da matéria orgânica suspensa no efluente, reduzindo a carga orgânica que seguirá para o tratamento secundário que é mais complexo e mais especifico.

Qual a importância de se realizar tratamento de efluentes antes de serem descartados nos corpos receptores?

Quando o tratamento não é realizado, o volume de efluentes descartados nos corpos de água e no solo se torna altamente nocivo à composição química da água e ao lençol freático, que aos poucos vão sendo contaminados.

Qual importância do tratamento secundário no processo de tratamento de efluentes industriais?

– Tratamento secundário: a partir dessa etapa já é possível fazer o descarte do efluente dentro das normas estabelecidas, desde que a água não seja destinada para o consumo humano. Através de processos bioquímicos é feita a remoção de toda a matéria orgânica que as outras etapas deixaram passar.

Porque é importante tratar a água que sai das indústrias?

O tratamento de água industrial é responsável pela recuperação da qualidade da água empregada em diversos processos industriais. Além disso, a água proveniente deste reaproveitamento economiza diversos litros d'água que podem ser utilizados para outros meios que necessitem de sua pureza natural.

Como funciona uma ETE industrial?

Estação de Tratamento de Efluente Industrial em funcionamento. O princípio fundamental do processo de tratamento de uma Estação de Tratamento de Efluente Industrial é a formação de uma biomassa com alta atividade microbiológica. Essa biomassa permite alto rendimento nos processos de estabilização.

Como tratar resíduos e efluentes industriais de forma adequada?

Para a escolha dos processos mais adequados para o tratamento dos efluentes gerados na sua indústria, deve ser feita inicialmente a caracterização dos efluentes a serem tratados, pela análise de temperatura, cor, odor, turbidez, toxicidade, pH, sólidos totais, dentre outros aspectos.

Artigo anterior
Qual atividade MEI para restaurante?
Artigo seguinte
Quanto rende 1.000 na Nubank?