O que são verbos defectivos e exemplos?

Perguntado por: Ema Diana de Torres  |  Última atualização: 27. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.

O que são verbos defectivos dê exemplos?

2) Verbos que se usam unicamente nas formas em que, depois do radical, vem a vogal i, como, por exemplo, os verbos: aguerrir, combalir, empedernir, esbaforir, falir, florir, fornir, entre outros.

Quais são os exemplos de verbos?

Exemplo: amar, cantar, dançar. 2ª conjugação: pertencem a essa conjugação os verbos terminados em -er. Exemplo: fazer, comer, crescer. 3ª conjugação: pertencem a essa conjugação os verbos terminados em -ir.

O que são verbos indefectíveis?

Verbos em que não se conjugam formas verbais terminadas em -a ou -o depois do radical.

Qual a diferença entre os verbos anômalos e defectivos?

- Defectivos: são aqueles que não têm todas as conjugações. Exemplo: verbo abolir e verbo reaver. - Abundantes: apresentam duas ou mais formas equivalentes. - Anômalos: suas conjugações incluem mais de um radical.

Verbos defectivos - Brasil Escola

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os 7 tipos de verbos?

Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais.

Como saber se o verbo e impessoal?

Você sabe o que são verbos impessoais? Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.

Porque o verbo colorir e defectivo?

Português. Por que o verbo colorir não admite a forma "eu coloro"? Esse é um dos verbos da Língua Portuguesa que são classificados como defectivos, pois não têm a conjugação completa.

Quais são os 5 tipos de verbos?

Ouça o texto abaixo! Os verbos da língua portuguesa são classificados em: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Exemplo: verbo cantar.

Quais são os três tipos de verbo?

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

Quais são os 10 verbos?

Lista de Verbos Regulares
  • amar.
  • comer.
  • partir.
  • falar.
  • estudar.
  • cantar.
  • correr.
  • vender.

Qual a função dos verbos defectivos?

Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.

O que é defectivo em português?

adjectivo. 3. [ Gramática ] Diz-se do verbo a que faltam pessoas, tempos ou modos.

É um verbo impessoal?

Os verbos impessoais, como o próprio nome diz, não possuem sujeito. Eles são a base das orações sem sujeito e são considerados verbos defectivos, isto é, verbos que NÃO são conjugados em todas as formas previstas pelo paradigma, como os verbos abolir, precaver, chover, entre outros.

Faz verbo impessoal?

Da mesma forma, o verbo fazer no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal. Nesta época do ano, faz muito frio. Com relação à locução verbal, tanto o verbo haver quanto o verbo fazer exigem que o auxiliar fique na terceira pessoa do singular.

Como se classificam os verbos defectivos?

Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Podem ser conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou melhor, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.

Como se conjuga o verbo explodir?

No presente do indicativo, o verbo explodir conjuga-se assim: eu expludo, tu explodes, ele explode, nós explodimos, vós explodis, eles explodem.

Como se conjuga o verbo falir?

Indicativo
  1. Pretérito Imperfeito. eufalia. tufalias. elefalia. nósfalíamos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eufali. tufaliste. elefaliu. nósfalimos. ...
  3. Pretérito Mais-que-perfeito. eufalira. tufaliras. elefalira. nósfalíramos. ...
  4. Futuro do Presente. eufalirei. tufalirás. elefalirá nósfaliremos. ...
  5. Futuro do Pretérito. eufaliria. tufalirias. elefaliria.

Como explicar para uma criança o que é verbo?

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação. Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo.

Como saber se a palavra é um verbo?

Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.

Como saber se é verbo transitivo ou intransitivo?

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Artigo anterior
Como iniciar uma conversa com uma rapariga por mensagem?
Artigo seguinte
O que fazer para melhorar a visão?