Como substituir que na redação?

Perguntado por: Lucas Lourenço  |  Última atualização: 30. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (31 avaliações)

Como substituir o "que" na redação
  • Utilize pronomes relativos. Uma das formas mais comuns de substituir o "que" é utilizando pronomes relativos, como "o qual", "a qual", "os quais", "as quais". ...
  • Utilize sinônimos. ...
  • Reestruture a frase. ...
  • Utilize conjunções. ...
  • Revise e reescreva.

O que usar no lugar do que?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre.

Como substituir o pronome que?

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais". Exemplos: O livro que (o qual) eu li refere-se à norma do Novo Acordo Ortográfico.

Como substituir a palavra que em uma redação?

Sinônimo de que
  1. qual. ...
  2. o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. de. ...
  6. exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante. ...
  7. porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que.

Como evitar o uso do que?

A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.

Por que a mídia soltou a mão do xande?

20 questões relacionadas encontradas

Como evitar o que na redação?

Abaixo, trazemos algumas maneiras de combater esse mal.
  1. Troque a oração adjetiva por adjetivo ou substantivo. Em vez de “pessoa que faz café” ...
  2. Mude a oração adjetiva por aposto. Em vez de “Brasília, que é a capital do Brasil, completará 63 anos em 2023.” ...
  3. Substitua a oração pelo termo nominal correspondente. ...
  4. Reduza orações.

Como substituir ele em um texto?

2 o homem, o senhor, o cavalheiro, o cara, o moço, o rapaz, o jovem, o menino, o garoto, o indivíduo, o sujeito, o cidadão, o tipo.

Quais termos não usar na redação?

Usar termos excessivamente coloquiais, gírias e palavrões

A redação valoriza a norma culta, portanto, usar palavras que correspondem à oralidade e são excessivamente coloquiais, como interjeições, linguagem de internet, gírias e até palavrões, vai fazer o candidato perder pontos na redação.

Que ou quê?

Porém, o “que”, sem acento, é um pronome, advérbio ou conjunção. Já o “quê”, acentuado, é um substantivo e tem o mesmo sentido de “alguma coisa”. No final de frase (portanto, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação), o “que” deve ser acentuado, pois se transforma em monossílabo tônico: “quê”.

O que substitui visto que?

Visto que: 1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que. Exemplo: Uma vez que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

Como usar o pronome que?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Qual pronome é a palavra que?

Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”.

Como se usa do que?

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

Que conjunção?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

O que pode substituir então?

1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.

O que significa a expressão em que?

Faz referência a um termo anterior: 1 no qual, na qual, nos quais, nas quais. Exemplo: O envelope em que eu guardei o dinheiro desapareceu.

É de quê ou de que?

Do que resulta da contração da preposição de com a locução interrogativa «o que». Por outro lado, «De quê vais falar?» significa, também, «De que assunto vais falar?» ou «Vais falar de que assunto?». De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê.

Quais palavras usar em redação?

Veja alguns exemplos que podem ser usados:
  • Assim;
  • Conclui-se;
  • Dessa forma;
  • Desse modo;
  • Diante disso;
  • Diante do exposto;
  • Diantes dos fatos apresentados;
  • Em resumo;

Quais são os conectivos?

Os principais conectivos são: e, ou, mas, se, portanto, porque, logo, embora, no entanto, principalmente, logo depois, então, enfim, afinal, da mesma forma, além disso, ainda mais, talvez, provavelmente, com certeza, de repente, por exemplo, aliás, para que, perto de, próximo, por isso, em razão de, pelo contrário, ...

O que não pode errar na redação?

O que não pode errar em uma redação? Na redação de qualquer exame você deve adotar a norma padrão da escrita. Isso significa não usar contrações, palavras que usamos nos gêneros textuais predominantemente orais (como a palavra coisa, por exemplo), gírias ou palavras vulgares e de baixo calão.

Como substituir o verbo ser?

Sinônimo de ser
  • existir, viver. ...
  • tornar-se, ficar, virar, fazer-se, passar, converter-se, transformar-se. ...
  • referir-se, concernir, tocar, respeitar, interessar, relacionar-se, competir, tanger. ...
  • significar, consistir, tratar-se. ...
  • pertencer. ...
  • estar, localizar-se, achar-se, encontrar-se.

Qual pronome substitui eu?

a pessoa EU, dirige-se ao recep- tor, representado pelo pronome de 2. a pessoa TU, para falar de seres, objetos ou fatos que serão representados pelo pro- nome de 3. a pessoa ELE.

Artigo anterior
Onde sair com a namorada em SP?
Artigo seguinte
Como provar que fui ameaçado?