Quais as contribuições da teoria de Skinner para a educação?

Perguntado por: Telmo Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (41 avaliações)

A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.

Quais as principais contribuições do behaviorismo para a educação?

7 O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação

É por meio do processo formal de educação que devemos ensinar aos indivíduos comportamentos que possibilitem que eles atuem com competência e autonomia, quando já não estiverem mais participando desse processo.

Quais as principais contribuições para o processo de ensino e aprendizagem das teorias psicológicas de Skinner?

Em relação ao ensino, Skinner (2000) conjectura que o reforço (positivo) e as contingências de reforço são primordiais no processo de aprendizagem, pois não é a presença do estímulo ou da resposta que leva ao aprendizado, mas a contingência de reforço.

Qual a contribuição de Skinner?

A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.

Qual o principal objetivo da educação para Skinner?

Para Skinner, educar é o estabelecimento de comportamentos e o repertório de comportamentos é definido pelo autor como conhecimento: o repertório de comportamentos não deve ser visto "... como 'sinais'de conhecimento, mas como o próprio conhecimento" (1969a, p. 409).

Skinner e a Teoria da Aprendizagem

16 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito de aprendizagem de Skinner?

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. ... O reforço é o elemento-chave na teoria S-R de Skinner.

Quais os principais conceitos de Skinner?

Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.

Qual a contribuição do behaviorismo para a sociedade?

Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...

O que defende a teoria behaviorista?

O que é Behaviorismo

Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.

Qual a principal proposta do behaviorismo na aprendizagem escolar?

O behaviorismo prima pela educação mensurável e pelo empirismo. Nessa escola o objetivo principal da educação é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis.

Qual importância do planejamento no processo de ensino considerando a teoria behaviorista?

A prática escolar fundamentada no behaviorismo apresenta planejamento escolar rígido, organização e execução pedagógica das atividades sob a responsabilidade do professor que ainda julga e utiliza diversos argumentos para reforçar positivamente os comportamentos ensinados em sala de aula.

Qual o papel do brincar brincadeiras no processo de Ensino-aprendizagem para Skinner?

De Rose e Gil (2013) ressaltam que o brincar oferece oportunidades de modelar, diferenciar e refinar habilidades, maximizando reforçadores positivos e diminuindo consequências aversivas. ... simplesmente brincar já é necessário e suficiente.

Quais as conclusões do behaviorismo aplicado à educação?

Diante da compreensão do Behaviorismo, podemos ver o quanto este pode ser aplicado na educação, levando em consideração que são conhecidos os métodos de ensino programados, o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.

Quais as limitações do behaviorismo para a educação escolar?

As limitações se dão pelo fato do Behaviriosmo de Watson e Skinner se atentar apenas aos aspectos comportamentais observáveis, o que acaba negligênciando os relacionados à subjetividade, às capacidade cognitivas e aos sentimentos dos alunos.

Quais foram as contribuições dos estudos do comportamento para o campo da psicologia?

Por meio da Análise do Comportamento, Skinner explicou o “desenvolvimento” em termos de contingências, desde a infância (Skinner, 1948, 1968, 1969, 1971, 1974,1978, 1980, 1983a) até a velhice (Skinner, 1983a, 1987).

O que é correto afirmar sobre o behaviorismo?

Sobre a teoria behaviorista é CORRETO afirmar que: As pessoas podem ser condicionadas a ter uma resposta emocional a objetos, ou seja qualquer pessoa, independentemente de sua natureza, pode ser treinada para ser qualquer coisa.

Qual é o mais importante teórico do behaviorismo?

Alguns consideram John B. Watson (1878-1958) o fundador do Behaviorismo Metodológico por conta de seu manifesto, de 1913, no qual afirma: "A psicologia, como um behaviorista a vê, é um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento.

O que é behaviorismo como o homem é estudado?

O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja, como produto das associações estabelecida durante sua vida entre estímulos (do meio) e respostas (manifestações comportamentais).

Qual é o objeto de análise e intervenção da teoria behaviorista?

O behaviorismo (neologismo que significa "comportamentalismo" - do inglês "behavior", comportamento) é uma filosofia da psicologia, isto é, uma proposta de delimitação do objeto de estudo e método pertinentes a toda investigação psicológica. O objeto de estudo do behaviorista é o comportamento.

Qual o princípio da teoria do condicionamento operante de Skinner?

No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.

Qual o conceito de comportamento?

O que é o comportamento:

Ele trata da forma que as pessoas ou organismos procedem perante os estímulos em relação ao entorno, mas também podem ser realizados de acordo com as diversas convenções sociais existentes, onde a sociedade espera que as pessoas devem agir de acordo com os padrões em determinadas situações.

Quais são as teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Como se dá o processo Ensino-aprendizagem para Skinner?

A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.

É conceito de aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

Artigo anterior
Como surgem os parasitas?
Artigo seguinte
Como saber se o bebê está com sono?